Hermenêutica bíblica cristã: abordagem e implicações a partir da teologia feminista

Flávio Schmitt, Tiago Dias de Souza

Resumo


O presente texto aborda alguns aspectos referentes à hermenêutica bíblica cristã a partir da perspectiva da Teologia Feminista. Percebemos que dentro desta temática existem uma diversidade de perspectivas e uma multiplicidade de correntes que transitam dentro do tema. Não dá para falar de Teologia Feminista sem levar em consideração todos os pressupostos existentes, bem como sua atual composição. Assim, a Teologia Feminista nos convida a repensar as próprias crenças e fazer uma releitura que esteja de acordo com as necessidades de diversos grupos sociais. Embora que paulatinamente tenha surgindo algumas linhas de pensamento dentro desta teologia; estas linhas de pensamento são correntes e/ou vertentes, que contribuem para o fortalecimento do pensamento de que é preciso refletir/desconstruir a identidade feminina, pois esta identidade construída ao longo dos tempos, não passa de uma construção patriarcal.

Palavras-chave


hermenêutica bíblica cristã; Teologia Feminista; perspectivas

Texto completo:

PDF

Referências


BLASI, Marcia; BRUN, Marli; DILLENBURG, Scheila. Questões de gênero na vida comunitária: um desafio para todas as pessoas. In____: Curso de Extensão: Questões de gênero. São Leopoldo-RS, 2016, p. 24.

ELISABETH, Gössmann et al. (Org.). Dicionário de teologia feminista. Tradução de Carlos Almeida Pereira. Petrópolis: Vozes, 1996.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

FILHO, Augusto Bello de Souza. A teologia feminista. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2015.

GEBARA, Ivone. Teologia, feminismo e filosofia: a teologia feminista é parte de uma revolução cultural que ainda está em seus primeiros passos. Disponível em: . Acesso em: 06 abr. 2015.

______. O que é teologia feminista. São Paulo: Brasiliense, 2007.

JUNIOR, José Nunes dos Santos; SOUZA, Sueli Ribeiro Mota. O movimento feminista enquanto projeto de emancipação para o pastorado feminino. In_____: XIII SIMPÓSIO DA ABHR. São Luiz – MA, GT: Gênero e Religião, 2012.

KOOGAN; Abrahão (Org.). Enciclopédia e dicionário ilustrado. Supervisão de Antônio Houaiss. Rio de Janeiro: Delta, 1993.

LACOSTE, Jean-Yves. (Orgs.). Dicionário crítico de teologia. Tradução de Paulo Meneses [et al.] São Paulo: Paulinas: Edições Loyola, 2004.

MACEDO, Ana Gabriela; AMARAL, Ana Luísa (Orgs.). Dicionário da crítica feminista. Porto: Afrontamento, 2005.

POWELL, Jim. Biografia Elizabeth Stanton. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2015.

ROHDEN, Fabíola. Catolicismo e protestantismo: O feminismo como uma questão emergente. Cadernos pagu, Campinas, n. 8/9, p. 57-58, 1997.




DOI: https://doi.org/10.23925/rct.i91.37326

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista de Cultura Teológica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN Online 2317-4307 | Impresso (descontinuada) 0104-0529

A Revista de Cultura Teológica e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/culturateo. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/culturateo.


A Revista de Cultura Teológica está:

Associada a:

Indexada em:

  Google Acadêmico

Presença em Bibliotecas: