Is 25,6-12: anúncio histórico, escatológico ou apocalíptico?

Leonardo Agostini Fernandes

Resumo


Em nome de YHWH, um “profeta” anuncia eventos grandes e maravilhosos para a comunidade dos fiéis e para todos os povos: a fartura ao invés da penúria, a vida ao invés da morte, a alegria ao invés do pranto, a vitória ao invés da derrota. É o fim da dor, do sofrimento, da morte e do opróbrio do povo eleito. A salvação chegou para os fiéis que colocaram em YHWH a sua esperança e ainda contemplarão um último ato salvífico: a destruição, o rebaixamento da cidade inimiga e de suas fortificações. Vitória para os que confiaram em YHWH e derrota para os ímpios. Este anúncio interessa a quem fala para uma comunidade que não deixou de acreditar em YHWH e na sua intervenção salvífica. Uma comunidade que tem vivido na penúria, suportando dor e sofrimento, convivendo com a morte e o opróbrio, mas agora se alegra, pois o bem triunfa sobre o mal. A salvação é tão certa, que o anúncio do banquete é feito antes do anúncio da destruição da morte e da condenação do inimigo. Celebra-se antes o que virá depois. Esta inversão revela a certeza de quem fala a respeito da ação de YHWH a favor do seu povo. Is 25,6-12, visto no conjunto da Bíblica Hebraica, é um anúncio inédito tanto pelos termos-locuções como pela mensagem transmitida. Uma questão pode ser levantada: Trata-se de um anúncio histórico, escatológico ou apocalíptico?

Palavras-chave


Escatologia; Justiça Divina; Juízo de condenação; Juízo de salvação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/rct.i91.37792

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista de Cultura Teológica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN Online 2317-4307 | Impresso (descontinuada) 0104-0529

A Revista de Cultura Teológica e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/culturateo. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/culturateo.


A Revista de Cultura Teológica está:

Associada a:

Indexada em:

  Google Acadêmico

Presença em Bibliotecas: