Mística da unidade, dimensões da espiritualidade ecumênica e da oração em comum entre todos os cristãos

Autores

  • Elias Wolff Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Kevin Willian Kossar Furtado Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i92.37535

Palavras-chave:

Mística da unidade, Ecumenismo espiritual, Oração comum, Semana de Oração pela Unidade Cristã

Resumo

O trabalho do movimento ecumênico pela unidade cristã possui uma dimensão que atua na sensibilidade para o restabelecimento da unidade: a espiritualidade ecumênica. O artigo trata dos elementos da mística da unidade e suas principais características: sua base trinitária, sua expressão como ato de fé, de conversão, de humildade e de sacrifício; das dimensões da espiritualidade ecumênica: a conversão, que se expressa na metanoia evangélica; o diálogo como tarefa de todos os cristãos; e o serviço orientado ao mundo e como testemunho à humanidade. Apresentam-se algumas iniciativas de oração em comum da história do cristianismo, o histórico da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), as dimensões da prece em comum entre os cristãos na perspectiva de Paul Couturier: como prece universal, contemplativa e eficaz; e orientações sobre como viabilizar a oração em comum pela unidade.

Biografia do Autor

Elias Wolff, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutor e mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG). Bacharel em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Líder do grupo de pesquisa Teologia, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, cadastrado no CNPq. Coordenador do Núcleo Ecumênico e Inter-religioso (NEIr) da PUCPR. Coordenador da Comissão Teológica do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC).

Kevin Willian Kossar Furtado, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutorando em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Ciências Sociais Aplicadas e bacharel em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Editor associado da Caminhos de Diálogo - Revista Brasileira de Diálogo Ecumênico e Inter-religioso. Integrante do grupo de pesquisa Teologia, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, cadastrado no CNPq.

Referências

BONATTI, Mário. Jesus nos quer unidos. Ministério da unidade dos cristãos no novo milênio. São Paulo: Loyola, 2000.

CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Decreto Unitatis redintegratio: sobre o ecumenismo. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2005.

CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A PROMOÇÃO DA UNIDADE DOS CRISTÃOS. Diálogo católico-pentecostal: evangelização, proselitismo e testemunho comum. Relatório sobre a quarta fase (1990-1997) do diálogo internacional entre a Igreja católica romana e as igrejas pentecostais tradicionais, bem como outros responsáveis pentecostais. São Paulo: Paulinas, 1999.

HORTAL, Jesús. E haverá um só rebanho. História, doutrina e prática católica do ecumenismo. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1996.

KASPER, Walter. Guia para uma espiritualidade ecumênica. São Paulo: Paulinas, 2007.

______. Martinho Lutero. Lido em chave ecuménica 500 anos depois. Prior Velho: Paulinas, 2016.

______. O sacramento da unidade: eucaristia e Igreja. São Paulo: Loyola, 2006.

NAVARRO, Juan Bosch. Para compreender o ecumenismo. São Paulo: Loyola, 1995.

RIBEIRO, Sandra Ferreira. Ecumenismo: simples tolerância ou um estilo de vida? Vargem Grande Paulista: Cidade Nova, 2002.

SPINSANTI, Sandro. Ecumenismo espiritual. In: FIORES, Stefano de; GOFFI, Tulio (Orgs.). Dicionário de espiritualidade. São Paulo: Paulinas, 1989. p. 304-315.

WOLFF, Elias. Caminhos do ecumenismo no Brasil: história, teologia, pastoral. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Paulinas; Paulus; São Leopoldo: Sinodal, 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

Artigos