A Encíclica Fides et Ratio: uma razão aberta ao transcendente para chegar à verdade a partir da filosofia do ser

Autores

  • Lino Rampazzo Centro Universitário Salesiano de São Paulo
  • Marcius Tadeu Maciel Nahur Centro Universitário Salesiano de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i92.39321

Palavras-chave:

Fides et Ratio, Filosofia, Teologia, S. Tomás de Aquino

Resumo

Este estudo procura analisar o conteúdo da Encíclica Fides et Ratio, no vigésimo ano da sua publicação, ressaltando que, na discussão sobre o ser, está contida a própria questão da verdade, diferente da visão fragmentada de saber, típica da sociedade contemporânea, que leva ao ceticismo, ao relativismo e ao niilismo. Apresenta-se particularmente a figura de São Tomás de Aquino, que teve o mérito de colocar, em primeiro lugar, a harmonia que existe entre a razão e a fé, na valorização de ambas que, dialogando, podem se enriquecer reciprocamente. Ele reconheceu a importância de falar de uma verdade universal, objetiva e transcendente ao intelecto humano. Por isso, a filosofia tomasiana é chamada de filosofia do ser, e não do mero aparecer; e evita tanto o tradicionalismo, como o racionalismo

Biografia do Autor

Lino Rampazzo, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena, graduação em Teologia - Pontificio Seminário Regionale di Chieti, mestrado e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense (Itália). Pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra/Ius Gentium Conimbrigae. Atualmente é professor e pesquisador do CENTRO UNIVERSITÀRIO SALESIANO DE SÃO PAULO (U.E. Lorena) e Coordenador e Professor do Curso de Teologia da Faculdade Canção Nova (Cachoeira Paulista).

Marcius Tadeu Maciel Nahur, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Possui mestrado em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Ensino de Lorena. Atualmente é Delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo e professor titular do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unidade de Ensino de Lorena.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. História da Filosofia. Trad. de Armando Silva Carvalho. 5. ed. Lisboa: Editorial Presença, 1976. v. 4.

AQUINO, Tomás de. Summa contra gentiles. Roma: Leonina, 1934a.

______. Summa theologiae. Roma: Leonina, 1934b.

______. De Veritate. Roma: Leonina, 1934c.

BENTO XVI. Audiência Geral. 02 jun. 2010. Disponível em: <http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100602.html>. Acesso em: 2 set. 2018.

BOEHNER, Philotheus; GILSON, Étienne. História da Filosofia Cristã – Desde as Origens até Nicolau de Cusa. Trad. de Raimundo Vier. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

CHESTERTON, G. K. Santo Tomás de Aquino. Trad. de Antônio Emílio Angueth de Araújo. 3. ed. Campinas: CEDET, 2015.

GILSON, Étienne. O espírito da filosofia medieval. Trad. de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

_______. A filosofia na Idade Média. Trad. de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

JOÃO PAULO II. Carta Encíclica Fides et Ratio. 14 set. 1998. Disponível em: <http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_15101998_fides-et-ratio_po.html>. Acesso em: 02 set. 2018.

JOSAPHAT, Carlos. Paradigma Teológico de Tomás de Aquino: sabedoria e arte de questionar, verificar, debater e dialogar: chaves de leitura da Suma de Teologia. São Paulo: Paulus, 2012.

LIMA VAZ, Henrique Cláudio de. Escritos de filosofia VII – Raízes da modernidade. São Paulo: Loyola, 2002.

______. Metafísica e Fé Cristã: uma leitura da Fides et Ratio. Síntese, Belo Horizonte, v. 26, n. 86, 1999, p. 295-296, 1999.

______. Fides et Ratio. Estado de Minas, Belo Horizonte, 21 nov. 1998. p. 10-11.

MONDIN, Battista. Curso de Filosofia – Os Filósofos do Ocidente. Trad. de Benôni Lemos. São Paulo: Paulus, 1982. v. 1.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia – Antiguidade e Idade Média. 6. ed. São Paulo: Paulus, 1990.

TORREL, Jean-Pierre. Introdução a Santo Tomás de Aquino – Sua pessoa e sua obra Trad. de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Loyola, 1999.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

Artigos