Da escala do planejamento urbano ao cuidado da casa comum: uma agenda submersa da injustiça ambiental

Autores

  • Fernando de Oliveira Amorim
  • Donizete José Xavier

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i92.40158

Palavras-chave:

planejamento urbano, justiça ambiental, degradação socioambiental, agenda submersa, Laudato Si

Resumo

Crescimento demográfico, mobilidade social impulsionada pelo êxodo rural e acelerado processo de urbanização transformam o meio físico e social das cidades brasileiras. Planos e processos de intervenções urbanas no contexto destas transformações são permeados por relações entre diferentes grupos que atuam nas políticas públicas. Com interesses próprios, estes grupos influenciam o padrão de uso do espaço urbano ao dosar recursos financeiros disponíveis e ao direcionar ações do Estado na alocação espacial de meios de consumo coletivo e de infraestrutura para diferentes segmentos da sociedade. Assim, direcionam onde e como são investidos os recursos públicos, gerando diferentes acessos a diferentes serviços para diferentes pessoas, concretizando desigualdade socioespacial. Este contexto socioeconômico que marca há muito as relações entre Estado e capital imobiliário no Brasil é interpretado como justificativa material e histórica ao compreender como se desenvolve a promoção, ou não, de infraestrutura urbana em assentamentos precários em área de proteção ambiental e de mananciais. Neste contexto, como preconiza a “Carta Encíclica Laudato Si: sobre o cuidado da casa comum” é necessário repensar a relação entre cidade e natureza considerando a questão ambiental urbana como conceito e prática de proteção do meio ambiente num processo de acelerada degradação socioambiental.

Biografia do Autor

Fernando de Oliveira Amorim

Graduação em Filosofia (USF, 2002), graduação em Arquitetura e Urbanismo (Unesp, 2008), Pós-graduação em Planejamento e Gestão Municipal (Unesp, 2006), mestrado em Geografia Urbana (Unesp, 2011) e doutorado em Planejamento Urbano (FAUUSP, 2016).

Donizete José Xavier

Bacharelado e Licenciatura em Filosofia e História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras das Faculdades Associadas do Ipiranga (1993). Bacharelado em Teologia pelo Instituto Teológico Pio XI (1996) e Mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção (2002). Doutor em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Docente-pesquisador do Programa de Pós-graduação de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

Artigos