O discipulado segundo Mateus. Uma abordagem pragmática-comunicativa

Autores

  • Jean Richard Lopes Pontifícia Universidade Católica de Minas
  • Boris Agustín Nef Ulloa

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i92.40772

Palavras-chave:

Chamado-Discipulado, relatos vocacionais, análise pragmática, Evangelho segundo Mateus

Resumo

Propõe-se um estudo do tema do discipulado, a partir dos relatos vocacionais, presentes no Evangelho segundo Mateus (4,18-22; 8,18-22; 9,9.10-13; 19,16-22). O trabalho, de metodologia sincrônica, segue uma perspectiva comunicativa. Elaborado de forma a estimular a cooperação interpretativa, o evangelho não se limita a informar um acontecimento do passado, mas oferece vários elementos que tendem a provocar o leitor e a levá-lo a uma atitude que surge da verificação das suas posições e expectativas, em confronto com a narrativa. O objetivo do artigo é de identificar as estratégias literárias e pragmáticas usadas pelo autor. Inicia-se da descrição do gênero relato vocacional, com a comparação entre 1Rs 19,19-21 e Mt 4,18-20. Depois segue-se uma análise dos relatos, de modo a identificar os elementos de coesão e coerência interna de cada um deles, destacando o seu potencial comunicativo. Por fim, com a focalização pragmática, observa-se a distribuição progressiva dos relatos, no conjunto da narrativa, de modo a identificar a sua dimensão performativa, ou seja, o itinerário traçado pelo autor implícito, com a finalidade de conduzir o leitor a assumir os valores e a proposta de discipulado de Jesus Cristo, na ótica do Reino dos Céus.

Biografia do Autor

Jean Richard Lopes, Pontifícia Universidade Católica de Minas

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Docente em Teologia Bíblica e Teologia Fundamental na PUC-Minas.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

Artigos