Dom e Carisma na economia: reflexões a partir do pensamento de Chiara Lubich

Autores

  • Marcio Luiz Fernandes Pontifícia Universidade Católica do Parana
  • Cleiton Costa de Santana

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i93.38660

Palavras-chave:

Dom, carisma, Chiara Lubich, Economia de Comunhão

Resumo

O presente artigo versa sobre a busca de critérios e motivações econômicas que contrastem com a lógica instrumental predominante nos dias de hoje. O nosso percurso teórico partirá da distinção entre economia formal e substantiva, conforme enunciada por Karl Polanyi, passará pela crítica à lógica utilitarista, chegando à exigência do resgate de critérios em desuso, como o dom e a reciprocidade, presentes nos carismas. Aproximamo-nos, assim, do carisma e do pensamento de Chiara Lubich, perscrutando nesses os elementos antropológicos e a lógica relacional que sejam capazes de infundir a economia. Entendemos que, como realidade comunitária, o carisma engendra e fortalece, nas relações, a dinâmica do dom, sendo, assim, capaz de realocar a lógica instrumental para aquelas relações que são estritamente instrumentais. Por fim, apresentamos a Economia de Comunhão como exemplo concreto de realização econômica que busca estabelecer novas formas de pensar e agir na economia.

Biografia do Autor

Marcio Luiz Fernandes, Pontifícia Universidade Católica do Parana

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontificia Universidade Católica do Paraná e professor de teologia na Faculdade Claretiana (Studium Theologicum).

Cleiton Costa de Santana

Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR, graduado em Sociologia pela Universidade de Brasília – UnB. Curitiba – PR, Brasil.

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Publicado

2019-06-30

Edição

Seção

Artigos