Medellín e a “Pastoral Popular”: a evangelização a partir da base

Autores

  • Hernane Santos Módena
  • Ney de Souza

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i93.41665

Palavras-chave:

Medellín, Pastoral Popular, Vaticano II, Eclesiologia, Evangelização

Resumo

O artigo aborda de forma analítica o documento sobre a Pastoral Popular, produzido pela II Conferência do Episcopado Latino-Americano em Medellín – Colômbia. O Concílio Ecumênico Vaticano II foi a grande motivação para a reflexão do episcopado em Medellín, que teve por missão fazer a recepção dos seus documentos. Mais do que a letra, a tarefa maior era a de absorver e disseminar por toda a Igreja latina-americana o espírito de renovação eclesial e pastoral do Concílio. O texto evidencia como as inversões eclesiológicas presentes nos documentos do Vaticano II foram decisivas e fundamentais para uma nova relação da Igreja com o mundo contemporâneo. Na América Latina, Medellín, além de acolher as decisões da assembleia conciliar, também adotou o método utilizado pelo Concílio, sobretudo pela Gaudium et Spes, o ver-julgar-agir. Por meio da leitura dos “sinais dos tempos”, a realidade dos povos latino-americanos, principalmente a dos pobres e a dos que mais sofrem, pôde ser contemplada, questionada, iluminada pela Palavra de Deus e discernida, para, então, propor uma nova ação evangelizadora. Em Medellín, iniciou-se a descontinuidade de uma Igreja caracterizada por uma estrutura colonial verticalizada, para uma Igreja Povo de Deus, missionária e libertadora.

Biografia do Autor

Hernane Santos Módena

Mestrando em Teologia PUC SP, Bacharel em Teologia PUC SP. Graduação em História pelo Centro Universitário UNIFEOB. Membro do Grupo de Pesquisa Religião e Política no Brasil Contemporâneo (PUC SP – CNPq).

Ney de Souza

Pós-Doutor em Teologia pela PUC Rio. Doutor e Mestre em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma – registro em História Social pela USP. Licenciado em Filosofia e História pelo Centro Universitário Assunção SP. Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (PUC SP). Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia PUC SP. Coordenador dos Créditos Teológicos PUC SP. Líder do Grupo de Pesquisa Religião e Política no Brasil Contemporâneo (PUC SP – CNPq).

Downloads

Publicado

2019-06-30

Edição

Seção

Artigos