Medellín e a “Pastoral Popular”: a evangelização a partir da base

Autores

  • Hernane Santos Módena
  • Ney de Souza

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i93.41665

Palavras-chave:

Medellín, Pastoral Popular, Vaticano II, Eclesiologia, Evangelização

Resumo

O artigo aborda de forma analítica o documento sobre a Pastoral Popular, produzido pela II Conferência do Episcopado Latino-Americano em Medellín – Colômbia. O Concílio Ecumênico Vaticano II foi a grande motivação para a reflexão do episcopado em Medellín, que teve por missão fazer a recepção dos seus documentos. Mais do que a letra, a tarefa maior era a de absorver e disseminar por toda a Igreja latina-americana o espírito de renovação eclesial e pastoral do Concílio. O texto evidencia como as inversões eclesiológicas presentes nos documentos do Vaticano II foram decisivas e fundamentais para uma nova relação da Igreja com o mundo contemporâneo. Na América Latina, Medellín, além de acolher as decisões da assembleia conciliar, também adotou o método utilizado pelo Concílio, sobretudo pela Gaudium et Spes, o ver-julgar-agir. Por meio da leitura dos “sinais dos tempos”, a realidade dos povos latino-americanos, principalmente a dos pobres e a dos que mais sofrem, pôde ser contemplada, questionada, iluminada pela Palavra de Deus e discernida, para, então, propor uma nova ação evangelizadora. Em Medellín, iniciou-se a descontinuidade de uma Igreja caracterizada por uma estrutura colonial verticalizada, para uma Igreja Povo de Deus, missionária e libertadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hernane Santos Módena

Mestrando em Teologia PUC SP, Bacharel em Teologia PUC SP. Graduação em História pelo Centro Universitário UNIFEOB. Membro do Grupo de Pesquisa Religião e Política no Brasil Contemporâneo (PUC SP – CNPq).

Ney de Souza

Pós-Doutor em Teologia pela PUC Rio. Doutor e Mestre em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma – registro em História Social pela USP. Licenciado em Filosofia e História pelo Centro Universitário Assunção SP. Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (PUC SP). Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia PUC SP. Coordenador dos Créditos Teológicos PUC SP. Líder do Grupo de Pesquisa Religião e Política no Brasil Contemporâneo (PUC SP – CNPq).

Downloads

Publicado

2019-06-30

Edição

Seção

Artigos