Quem é o “próximo”? À procura da personagem presente na formulação jurídica em Lv 19,18c
DOI:
https://doi.org/10.23925/rct.i93.42663Palavras-chave:
Pentateuco, Levítico, leis, próximoResumo
A lei em Lv 19,18c prescreve, de forma imperativa, o “amor ao próximo”. Quem, por sua vez, é esse “próximo”? Em vista disso, serão controladas aqui as cinquenta e duas presenças desse vocábulo na obra do Pentateuco, contexto literário-teológico mais imediato de Lv 19,18c. Por acaso será o “próximo”, por excelência e/ou exclusivamente, aquele que pertence à mesma etnia, ao mesmo clã e/ou à mesma família, ou o conceito de “próximo” precisa ser aplicado de forma mais abrangente?Referências
AKIYAMA, K. How Can Love Be Commanded? On not Reading Lev 19,17-18 as Law. In: Biblica, 98 (2017) p. 1-8.
ALONSO SCHÖKEL, L. Dicionário Bíblico Hebraico-Português. São Paulo: Paulus, 1997.
BAUER, J. B. Próximo. In: BAUER, J. B. Dicionário Bíblico-Teológico. São Paulo: Loyola, 2000. p. 353.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. Nova edição, revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2008.
DIETRICH, W.; ARNET, S. (Eds.). Konzise und aktualisierte Ausgabe des Hebräischen und Aramäischen Lexikons zum Alten Testament (Koehler & Baumgartner). Leiden, Boston: Brill, 2013.
EBACH, J. Genesis 37–50. Freiburg: Herder, 2007.
FISCHER, G. Wann begannen die Israeliten, die Ägypter auszuplündern? Zur Interpretationsgeschichte von Ex 3,22 und 12,36. In: FISCHER, Georg. Die Anfänge der Bibel. Studien zu Genesis und Exodus. Stuttgart: Katholisches Bibelwerk, 2011. p. 203-214.
FISCHER, G.; MARKL, D. Das Buch Exodus. Stuttgart: Katholisches Bibelwerk, 2009.
GRENZER, M. As leis deuteronômicas sobre o dízimo. Revista de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP, 1/9 (2010) p. 160-183.
GRENZER, M. Decidido a defender o oprimido (Ex 2,11-15c). Revista de Cultura Teológica, 35 (2001) p. 129-139.
GRENZER, M. Desejos inoportunos e a esperança por um povo-profeta (Nm 11,4-35). In: GRENZER, M. O projeto do êxodo. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2007. p. 95-126.
GRENZER, M.; GROSS, F. Leis deuteronômicas favoráveis à preservação de fauna e flora. Pistis & Praxis 11/2 (2019). (No prelo).
GRENZER, M. O fracasso da política de opressão violenta (Êxodo 1,8-14). Horizonte: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, 12 (2014) p. 141-163.
HIEKE, T. Levitikus 16–27. Freiburg: Herder, 2014.
KAMPLING, R. Nächster / Nächstenliebe. In: BERLEJUNG, A.; FREVEL, C. Handbuch theologischer Grundbegriffe zum Alten und Neuen Testament. 5. ed. Darmstadt: WBG, 2016. p. 345-347.
KELLERMANN, D. [;rE. In: BOTTERWECK, G. H.; RINGGREN, H.; FABRY, H.-J. Theological Dictionary of the Old Testament. 2004. Vol. XIII, p. 522-532.
KIRST, N. et al. Dicionário Hebraico-Português & Aramaico-Português. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 1987.
KÜCHLER, M.; KRAUSS, H. As origens: um estudo de Gênesis 1-11. São Paulo: Paulinas, 2007.
KÜHLEWEIN, J. rēaʻ Nächster. In: JENNI, E.; WESTERMANN, C. Theologisches Handwörterbuch zum Alten Testament. 3. ed. Munique: Kaiser; Zurique: Theologischer Verlag, 1984. p. 786-791.
MILGROM, J. Leviticus 17–22. A New Translation with Introduction and Commentary. New York, Doubleday, 2000.
RUWE, A.; VAHRENHORST, M. Nächste / Nächster. In: CRÜSEMANN, F. et al. Sozialgeschichtliches Wörterbuch zur Bibel. Gütersloh: Gütersloher Verlagshaus, 2009. p. 403-405.
SCHENKER, A. Versöhnung und Widerstand. Bibeltheologische Untersuchung zum Strafen Gottes und der Menschen, besonders im Lichte von Exodus 21–22. Suttgart: Katholisches Bibelwerk, 1990.
VOGELS, W. Abraão e sua lenda: Gênesis 12,1–25,11. São Paulo: Loyola, 2000.