Chamada de Publicações para o Dossiê Temático: “Currículo, Diversidade e Diferenças Culturais”

CHAMADA DE ARTIGOS E ENSAIOS CRÍTICOS

A Revista e-Curriculum (ISSN: 1809-3876 - Qualis A2), publicação eletrônica, trimestral, aberta ao público, mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), abre a presente Chamada aos pesquisadores da comunidade acadêmica para o envio de artigos científicos e ensaios críticos para o Dossiê Temático intitulado: Currículo, Diversidade e Diferenças Culturais, a ser publicado na edição de setembro de 2021.

 Período de Submissões: de 20 de abril até 20 de junho de 2021

 Idiomas: Português, Espanhol, Italiano, Francês, Inglês

Justificativa:

A intensificação do processo de globalização e os seus efeitos de homogeneização econômica, política e cultural, vem produzindo contraditoriamente uma correspondente multiplicação e adensamento de manifestações de heterogeneidade e diversidade cultural, com emergência de novas subjetividades e novos protagonismos, fundados em novos projetos identitários de diferenciação. O Currículo – como campo de pesquisas e de práticas – tem sido um dos campos institucionais em que tais projetos mostram com mais ênfase a dramaticidade dos seus incontornáveis conflitos e violências, ao mesmo tempo que, emergindo de lutas sociais, sujeitos cobram reconhecimento e efetividade de antigos direitos negados, simultaneamente à afirmação de novos direitos, promissores de um futuro mais humanitário. 

Nesse processo, o Currículo não se mostra apenas como um campo inerte sobre o qual tais movimentos se projetam; muito mais, tem sido um campo em que novas lutas e projetos teóricos e práticos inovadores estão sendo empreendidos e, desde já, cumpridos.

O Dossiê da Revista e-Curriculum, objeto desta Chamada, pretende propiciar um balanço crítico desse complexo de questões curriculares, em âmbito nacional e internacional. Serão bem-vindos artigos acadêmicos e ensaios que analisem e reflitam sobre os desafios da diversidade e das diferenças sociais e culturais, no que concerne o currículo escolar, diante das ambivalências das políticas oficiais de igualdade, de identidade e de reconhecimento das diferenças. Atenção especial será dada a estudos críticos sobre diferenças étnico-raciais e de gênero, educação escolar quilombola, educação indígena, educação bilíngue, educação do campo, educação de jovens e adultos, educação especial, educação de surdos, estudos feministas, estudos queer (LGBTTTQIA+), dentre outros, na perspectiva das lutas por uma escolarização universal e um currículo justo e de qualidade.

Serão selecionados entre 10 (dez) e 14 (quatorze) artigos e ensaios críticos, garantindo-se a diversidade internacional, institucional, regional e temática. Os textos a serem submetidos devem estar em conformidade com todas as normas da Revista, disponíveis em Diretrizes para Autores, inclusive quanto ao uso da norma culta da Língua. 

A submissão de trabalhos deverá ser feita na plataforma de submissão da Revista e-Curriculum: http://revistas.pucsp.br/curriculum/about/submissions#authorGuidelines, na seção Dossiê Temático: “Currículo, Diversidade e Diferenças Culturais”, até o dia 20.06.2021.

 

CONVOCATORIA DE ARTÍCULOS Y ENSAYOS CRÍTICOS

La Revista e-Curriculum (ISSN: 1809-3876 - Qualis A2), publicación electrónica trimestral, abierta al público, mantenida por el Programa de Posgrado en Educación: Currículo, de la Pontificia Universidad Católica de São Paulo (PUC-SP), abre la presente Convocatoria a investigadores de la comunidad académica para el envío de artículos científicos y ensayos críticos al Dossier Temático titulado: “Curriculum, Diversidad y Diferencias Culturales”, que se publicará en la edición de septiembre de 2021.

 Plazo de envío: del 20 de abril al 20 de junio de 2021

 Idiomas: Portugués, Español, Italiano, Francés, Inglés

 Justificación:

La intensificación del proceso de globalización y sus efectos de homogeneización económica, política y cultural, ha producido contradictoriamente una correspondiente multiplicación y densificación de manifestaciones de heterogeneidad y diversidad cultural, con el surgimiento de nuevas subjetividades y nuevos protagonismos, fundamentados en nuevos proyectos identitarios de diferenciación. El Curriculum - como campo de investigación y de práctica - ha sido uno de los campos institucionales en los que tales proyectos muestran con mayor énfasis la dramaticidad de sus inevitables conflictos y violencias, al mismo tiempo que, emergiendo de las luchas sociales, se exige el reconocimiento y la efectividad de viejos derechos denegados, simultáneamente con la afirmación de nuevos derechos, prometiendo un futuro más humanitario.

En este proceso, el Curriculum no se muestra solo como un campo pasivo sobre el que se proyectan dichos movimientos; mucho más, ha sido un campo en el que se están acometiendo y cumpliendo, desde ahora, nuevas luchas y proyectos teóricos y prácticos innovadores.

El Dossier de la Revista e-Curriculum, objeto de esta Convocatoria, tiene como objetivo proporcionar una valoración crítica de este complejo de cuestiones curriculares, tanto a nivel nacional como internacional. Serán bienvenidos artículos académicos y ensayos críticos que analicen y reflexionen sobre los desafíos de la diversidad y las diferencias sociales y culturales, en lo que respecta al currículo escolar, dada la ambivalencia de las políticas oficiales de igualdad, identidad y reconocimiento de las diferencias. Se prestará especial atención a los estudios críticos sobre diferencias étnico-raciales y de género, educación escolar quilombola, educación indígena, educación bilingüe, educación rural, educación de jóvenes y adultos, educación especial, educación para sordos, estudios feministas, estudios queer (LGBTTTQIA +), entre otros, en la perspectiva de las luchas por la escolarización universal y un currículo justo y de calidad.

Se seleccionarán entre 10 (diez) y 14 (catorce) artículos y ensayos críticos, asegurando la diversidad internacional, institucional, regional y temática. Los textos a presentar deben cumplir con todas las reglas de la Revista, disponibles en Pautas para Autores,  incluso respecto al uso de la norma culta de la Lengua.

 La submisión de artículos debe realizarse en la plataforma propia de la Revista e-Curriculum: http://revistas.pucsp.br/curriculum/about/submissions#authorGuidelines, en la Sección del Dossier Temático “Curriculum, Diversidad y Diferencias Culturales”, hasta el día 20 de junio de 2021.

 

CALL FOR ARTICLES AND CRITICAL ESSAYS

The Journal e-Curriculum (ISSN: 1809-3876 - Qualis A2), a quarterly electronic publication, open to the public, maintained by the Post-Graduate Program in Education: Curriculum, from the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP), opens the present Call to researchers from the academic community to submit scientific articles and critical essays to the Thematic Dossier entitled: “Curriculum, Diversity and Cultural Differences”, to be published in the September 2021 edition.

Submission Period: from April 20 to June 20, 2021

Languages: Portuguese, Spanish, Italian, French, English

The intensification of the globalization process and its effects of economic, political and cultural homogenization, has contradictorily produced a corresponding multiplication and densification of heterogeneities and cultural diversity, with the emergence of new subjectivities and new protagonisms, founded on new differentiation identity projects. The Curriculum - both as a field of research and of practices - has been one of the institutional fields in which such projects show with greater emphasis the drama of their unavoidable conflicts and violence, at the same time that, emerging from social struggles, they demand recognition and effectiveness of old rights denied, simultaneously with the affirmation of new rights, promising a more humanitarian future.

In this process, the Curriculum does not show itself only as a passive field on which such movements are projected; much more, it has been a field in which new struggles and innovative theoretical and practical projects are being undertaken and, since now, fulfilled.

The Dossier of the Journal e-Curriculum, object of this Call, intends to provide a critical assessment of this complex of curricular issues, both nationally and internationally. Academic articles and critical essays that analyze and reflect on the challenges of diversity and social and cultural differences, with regard to the school curriculum, will be welcome, given the ambivalence of official policies of equality, identity and recognition of differences. Special attention will be given to critical studies on ethnic-racial and gender differences, quilombola school education, indigenous education, bilingual education, rural education, youth and adult education, special education, deaf education, feminist studies, queer studies (LGBTTTQIA+), among others, in the perspective of the struggles for universal schooling and a fair and quality curriculum.

Between 10 (ten) and 14 (fourteen) articles and essays will be selected, ensuring international, institutional, regional and thematic diversity. The texts to be submitted must comply with all the rules of the Journal, available in Guidelines for Authors. For the approved works, the authors will be responsible for the cost of an eventually necessary revision of the specific rules of the Portuguese Language of the different CPLP Countries - Community of Portuguese Speaking Countries), which should be carried out by professionals to be nominated by the Journal.

The submission of papers must be done on the submission platform of the Journal e-Curriculum: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/about/submissions#authorGuidelines, in the Thematic Dossier Section “Curriculum, Diversity and Cultural Differences”, until June 20th 2021.

                      

São Paulo, 03 de abril de 2021.

 Prof. Dr. Alípio Casali (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Brasil)

Profa. Dra. Hildizina Norberto Dias (Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique)

Profa. Dra. Suely Dulce de Castilho (Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT, Brasil)