<strong>REA (RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS) – CONHECIMENTOS E (DES)CONHECIMENTOS</strong>

Autores

  • Luciane Hilu Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Patricia Lupion Torres Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Marilda Aparecida Behrens Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Palavras-chave:

Recursos educacionais abertos, TICs, Educação aberta

Resumo

Os REA (Recursos Educacionais Abertos) têm surgido como uma proposição de construção de materiais didáticos que podem dar sustentação a Educação Aberta de qualidade, além de possuirem a potencialidade de promover uma aprendizagem em sintonia com as novas formas de sociedade e de construção do conhecimento do século XXI, baseados na diluição das autorias, coletivização, colaboratividade, co-criação e conexão. Nesta perspectiva, este artigo visa refletir sobre a extensão da compreensão dos REA por agentes e pesquisadores da educação, a partir da realização de uma pesquisa-ação que envolveu 14 doutorandos e duas coordenadoras de pesquisa da área da educação que mediaram o processo investigativo. A pesquisa considerou a temática tanto do ponto de vista da utilização quando da produção de REAs e envolveu os participantes em um processo investigativo realizado durante os encontros do Seminário de Aprofundamento de Tese, do programa de Doutorado em Educação, da PUCPR. Por meio de um questionário online aplicado junto aos participantes doutorandos, a pesquisa permitiu perceber que, apesar dos prognósticos positivos da sua adoção, seu conhecimento ainda está restrito a uma pequena esfera de pesquisadores, o que denota uma necessidade real de propor discussões que envolvam o tema em processos de formação de professores ou em programas de formação continuada. Os professores devem ter a oportunidade de discutir amplamente o assunto para que possam estar em sintonia com as possibilidades e potencialidades trazidas pela Internet e suas implicações, incluindo entre estas os REA e as possibilidades teóricas e práticas de novas possibilidades de aprendizagem.

Biografia do Autor

Luciane Hilu, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduada em Comunicação Visual pela UFPR (1990) e em Música pela EMBAP (1993), possui mestrado em Música pela UFRJ (1998) com dissertação intitulada Uma análise Semiótica da Música para o cinema; e especialização em Comunicação e semiótica: teoria e crítica da sociedade de informação pela PUCPR (2006) com monografia intitulada Utilização da sinestesia e da tradução intersemiótica no desenvolvimento de práticas criativas aplicadas ao design. É coordenadora do curso de Design Gráfico da PUCPR e professora do curso superior de Design da PUCPR nas áreas de design digital, web design, projeto e ilustração. Atua como coordenadora de design e designer de interfaces digitais na Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE) da PUCPR. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: educação à distância, educação, tecnologia, design e multimídia. É doutoranda do programa de Pós graduação em Educação da PUCPR.

Patricia Lupion Torres, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bolsista PQ - Fundação Araucária. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). ). Atualmente é Coordenadora do curso de Pedagogia, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR. Diretora de EAD da Pró-reitoria de Extensão e Comunitária no período de 2005 a 2009. Coordenadora responsável pelo setor de avaliação e pesquisa do Centro de Educação a Distância da PUC-PR no período de 2002 a 2003. Professora da UFSC nos programas de Mestrado em Mídia e Conhecimento no período de 1999 a 2002. Gestora de projetos de utilização de ambientes virtuais de aprendizagem para oferta de disciplinas a distância em cursos superiores. Diretora da área de Educação da PUC-PR no período de 1995 a 1999 e de 2003 a 2005. Membro do conselho diretor da PUCWEB no período de 2003 a 2005. Possui livros e capítulos de livros publicados na Republica Dominicana, no Peru, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Colômbia, no México, em Portugal, e no Brasil. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, educação a distância, formação profissional, formação de professores, educação superior.

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná (1973),Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Desde 1975 atua na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, na qual é professora Titular. Dentre outras atividades destaca a docência No Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Exerceu funções na gestão superior da PUCPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: docência universitária, formação de professores, prática pedagógica, paradigmas e metodologias inovadoras.Coordena o GRUPO PEFOP- Paradigmas Educacionais e Formação de Professores e atua como pesquisadora no grupo PRAPETEC-Prática Pedagógicas com Tecnologias. Participa de uma REDE de Pesquisa em Formação de professores num paradigma da complexidade, da PUCPR com a Universidade do Porto e com a Universidade de Lisboa e outros quatro grupos de pesquisa brasileiros.

Downloads

Publicado

2015-03-31

Edição

Seção

Artigos