<strong>ENEM NOS DOCUMENTOS: UMA LEITURA PÓS-FUNDACIONAL DA REESTRUTURAÇÃO DO EXAME EM 2009</strong>

Autores

  • Ana Angelita da Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

ENEM, ensino médio, currículo, teoria do discurso

Resumo

O objetivo central do presente trabalho é a análise de documentos oficiais que regulam a definição do Exame Nacional do Ensino Médio. Este trabalho pretende contribuir para o debate político da avaliação institucional, tendo como foco a reforma curricular do Ensino Médio, presente no projeto de reformulação do ENEM em 2009. Com base na teoria do discurso desenvolvida por Laclau e Mouffe (2005, 2009), a análise insere-se no campo do currículo e por meio da exploração de evidências empíricas propõe uma interpretação da luta hegemônica em torno das atribuições desta política de avaliação e seus impactos nos projetos de organização curricular do Ensino Médio.

Biografia do Autor

Ana Angelita da Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e integrante do Núcleo de Estudos do Currículo na mesma instituição.

Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pesquisadora do Núcleo de Estudos do Currículo na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2014-12-24

Edição

Seção

Dossiê Temático: DEBATES EM TORNO DA IDEIA DE BASES CURRICULARES NACIONAIS