RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: POTENCIALIDADES E DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Marina Lupepso Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Patrícia Meyer Instituto Federal do Paraná
  • Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Palavras-chave:

educação superior, tecnologia educativa, recursos educacionais abertos, revisão sistemática

Resumo

Entre os desafios da docência no Ensino Superior estão as transformações provocadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) sendo um dos seus efeitos a proliferação de fontes, espaços e ambientes de produção e socialização do conhecimento. Também existem apontamentos que enfatizam os impactos das TIC na valorização do processo de aprendizagem e na dinamização da concepção de tempo e espaço na aula universitária. Este artigo apresenta uma revisão sistemática com o intuito de investigar as possibilidades e desafios no uso de recursos educacionais abertos (REA) na Educação Superior. Foram analisados 13 artigos, divulgados entre 2002 e 2015, extraídos das bases de dados da Eric e Ebsco, selecionados a partir das palavras-chave “higher education + open educational + creative common”. Os elementos verificados nas pesquisas, tanto em relação às potencialidades quanto aos desafios, foram classificados em três categorias de análise: conhecimento – que consiste nas características relacionadas ao nível de conhecimento dos participantes em relação aos REA e sua incorporação ao ensino; instrumental/operacional – que implica questões que envolvem a utilização de ferramentas, gestão, custos e desenvolvimento profissional e do curso; e uso ou elementos que envolvem a utilização dos REA, incluindo acessibilidade, prospecção de novas abordagens, a aplicação das TIC e a qualidade acadêmica como um fator para maior uso dos REA. O estudo realizado permitiu a concepção de um conceito de REA compreendido como recursos digitais voltados para fins educacionais, mediante uso de licenças abertas e passíveis de adaptação. Foi possível inferir que as potencialidades do REA estão voltadas para sua aplicação nas práticas educacionais no Ensino Superior, aprimorando processos e os integrando às TIC. Nos desafios, o enfoque está nas dificuldades relacionadas ao uso dos REA, convergentes com aspectos tecnológicos, culturais e pedagógicos, evidenciando falta de sensibilização, domínio e desconhecimento.

Biografia do Autor

Marina Lupepso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pedagoga na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Patrícia Meyer, Instituto Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação pela PUCPR. Professora na área de Comunicação do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Curitiba.

Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

PhD em Educação: Technologies Educationelles pela Université de Montréal, Canadá. Professora adjunta da PUCPR. Pesquisadora associada do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante (CrifPE), Canadá. Membro do CrEAre - Centro de Ensino e Aprendizagem da PUCPR.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

Artigos