DIVERSIDADE E IN/EXCLUSÃO: VOZES E SILÊNCIOS NA FORMAÇÃO DO/A PEDAGOGO/A

Autores

  • Joacir Marques da Costa Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Marilene Gabriel Dalla Corte Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Luciana Guilhermano da Silva Universidade Federal de Santa Maria - UFSM http://orcid.org/0000-0002-8951-5144

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p668-693

Palavras-chave:

Diversidade, In/exclusão, Pedagogia, Formação, Projeto Político-pedagógico.

Resumo

Este trabalho de pesquisa tem como temática central a diversidade nos processos formativos no curso de Pedagogia, pois tanto escola como universidade são produzidas/produtoras de um contexto plural, multicultural e de múltiplas identidades. Nesse sentido, problematiza-se “como é produzido o discurso de diversidade, considerando o processo de formação do/a pedagogo/a na dimensão de educação para todos/as? ”. Logo, como objetivo geral optou-se por compreender a produção discursiva acerca da diversidade, considerando os processos formativos do/a pedagogo/a na dimensão de educação para todos/as. Os aportes teórico-metodológicos desenharam-se mediante uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando-se, para a produção de dados, da análise documental do projeto pedagógico de um curso de pedagogia (noturno) de uma Universidade pública do Rio Grande do Sul. Considera-se que dialogar e problematizar sobre diversidade é um processo formativo, o qual transcende a formação formal em um curso de licenciatura; como participantes dos diversos processos educativos, é necessário estabelecer relações reflexivas entre os saberes disciplinares e os saberes da prática educativa, (des)construindo conceitos, ao olhar o interior de nossas ações, as quais resultam em mudanças nas práticas pedagógicas essenciais para a reflexão da diversidade cultural e dos mecanismos de in/exclusão presentes na sociedade contemporânea.

 

Biografia do Autor

Joacir Marques da Costa, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Doutor em Educação. Professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa. Pesquisador do Grupo ELOS/CNPq.

Marilene Gabriel Dalla Corte, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa GESTAR/CNPq/UFSM. 

Luciana Guilhermano da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Participante nos Grupos de Pesquisa GESTAR/CNPq/UFSM e ELOS/CNPq/UFSM. 

Referências

ALMEIDA, M. de L. P. de; TELLO, C. G. Políticas de educação escolar na América Latina: a questão da gestão em xeque!. In: BACKES, J. L.; OLIVEIRA R. T. C. de; PAVAN, R. (Org.). Políticas educacionais, currículo e diversidade cultural na educação básica. Campinas, SP: Mercado de letras, 2015, p. 25-48.

AMORIM, A. C. Diversidades culturais e escola, por linhas de combate. Anais do I Seminário Nacional: currículo em movimento. Perspectivas Atuais Belo Horizonte, Nov. de 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7174-3-10- diversidades-culturais-escola-linhascombate-a-amorim/file>. Acesso em: 09 abr. 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2013.

BRASIL. LDBEN. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2014.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5/2005. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília, 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br >. Acesso em 25 jun. 2016

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 3/2006. Reexame do Parecer CNE/CP nº 5/2005, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília, 2006a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em 25 jun. 2016

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1/2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, 2006b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em 25 jun. 2016

BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP nº 2/2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em 25 jun. 2016

BORGES, Z. N.; MEYER, D. E. Limites e possibilidades de uma ação educativa na redução da vulnerabilidade à violência e à homofobia. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.16, n.58, p. 59-76, jan./mar. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v16n58/a05v1658.pdf>. Acesso em: 06 mai. 2015.

CASTEL, R. A dinâmica dos processos de marginalização: da vulnerabilidade a “desfiliação”. Caderno CRH, n. 26. v. 10. Jan./dez., 1997. Salvador.

CURY, C. R. J. Prefácio. In: BACKES, J. L.; OLIVEIRA R. T. C. de; PAVAN, R. (Org.). Políticas educacionais, currículo e diversidade cultural na educação básica. Campinas, SP: Mercado de letras, 2015, p. 9-12.

GADOTTI, M. Dimensão política do projeto pedagógico da escola. SEEMG. PROCAD – Projeto de Capacitação de Dirigentes, Fase Escola Sagarana, Minas Gerais, 2000. Disponível em: <http://portal.iadebrasil.com.br/pos/biblioteca/alfabetizacaoletramento/moduloI/pdf/22%20Projeto%20Pol%C3%ADtico%20Gadotti.pdf>. Acesso em:14 jul. 2015.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.

LIMA, M. C. Monografia: a engenharia da produção acadêmica. São Paulo: Saraiva, 2004.

LOPES, M. C.; FABRIS, E. H. Inclusão e Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LUNARDI, M. L. Inclusão/Exclusão: duas faces da mesma moeda. Revista Educação Especial, n. 18, 2001. Disponível em: <http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5181>. Acesso em: 30 mai. 2016.

MARTINS, E. B.; CUNHA, J. L.; SOSA, D. A. A educação como aporte de socialização e constituição da cidadania: compreendendo as relações de poder como subsídio teórico na configuração dos processos educativos. Revista Publicatio UEPG Humanit. Sci., Appl. Soc. Sci., Linguist., Lett. Arts, Ponta Grossa, v. 17, n. 2, dez. 2009. p. 167-175. Disponível em:

<http://www.revistas2.uepg.br/index.php/humanas/article/view/1770/1315 >. Acesso em: 30 mai. 2016.

ORLANDI, E. P. Formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

ORLANDI, E. P. Discurso em análise: sujeito, sentido e ideologia. 2. ed. Campinas, SP:Pontes Editores, 2012.

PADILHA, P. R. Caminho para uma escola cidadã mais bela, prazerosa e aprendente. Revista Pátio, Ano VII, n. 25, p.12-15, fev./abr. 2003.

Downloads

Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Artigos