<strong>O PAPEL DO DIRECTOR DE TURMA NA RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO</strong>

Autores

  • Susana Alho Universidade do Algarve

Palavras-chave:

Relação Escola-Família, Director de Turma, Estratégias de aproximação às famílias.

Resumo

As dificuldades de comunicação, de relacionamento e sobretudo de desenvolvimento de estratégias de cooperação entre a escola e a família são hoje amplamente discutidas. Diversas vezes a relação entre pais e professores, tem sido pautada por conflitos de interesses causando constrangimentos a nível relacional. Consideramos que a escola tem responsabilidades na aproximação e na abertura às famílias promovendo um clima favorável à aprendizagem. Mas isto só será possível se houver um conhecimento aprofundado e sistematizado das famílias dos alunos. Pretendemos dar a conhecer os resultados de uma investigação desenvolvida em escolas do 2º e 3º ciclos em que se construiu um Instrumento de Observação e Análise da Relação Educativa que permitisse testar o Modelo Explicativo Teórico que equacionámos. Este, baseia-se no pressuposto de que a actuação do director de turma influencia o conhecimento que a escola tem das famílias dos alunos e promove a relação escola-família.

Biografia do Autor

Susana Alho, Universidade do Algarve

é mestre Observação e Análise da Relação Educativa, pela Universidade do Algarve e é professora de Educação Física desde 1997, neste momento encontra-se a exercer funções na Escola Básica 2,3 Poeta Emiliano da Costa de Estoi- Faro, onde desempenha ainda os cargos de Sub-coordenadora de Educação Física; Directora de Instalações e integra a equipa de Tecnologias da Informação e Comunicação com responsabilidades pela manutenção da página Web da escola e apoio a docentes no âmbito do Projecto CRIE do Ministério da Educação. A docente lecciona ainda as áreas de Estudo Acompanhado e Área de Projecto ao 5º e 6º ano Actuais interesses de investigação: Relação escola-família; observação da relação educativa; saúde, condição física e bem-estar. é doutorada em Psicologia pela Universidade de Sevilha. Actualmente é Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia da Universidade do Algarve. É directora do Departamento de Psicologia e Directora do Mestrado de Psicologia da Educação da Universidadedo Algarve. É membro do Centro Universitário de Investigação em Psicologia da Universidade do Algarve e do Centro de Estudos e Projectos em Educação de Infância. Actuais interesses de investigação: Ideias e práticas sobre o desenvolvimento e a educação. Promoção da saúde na infância e adolescência. Qualidade da atenção educativa e sanitária à infância.

Downloads

Edição

Seção

Artigos