<strong>BALANÇO DA PRODUÇÃO DISCENTE SOBRE EDUCAÇÃO NÃO-ESCOLAR DE ADULTOS E EDUCAÇÃO POLÍTICA: 1999 A 2006</strong>

Autores

  • Marcos José Pereira da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP
  • Mariana Pasqual Marques Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP

Palavras-chave:

Educação Popular, Educação Política, Formação Política.

Resumo

O artigo analisa 22 trabalhos acadêmicos, defendidos no período de 1998 a 2006, sendo dezessete dissertações e cinco teses, todos referentes à temática educação política. Os trabalhos analisados foram agrupados em seis grandes categorias – Educação para Cidadania; Programas de Formação; Educação Política dos Movimentos Sociais; Ressignificação da Educação Política; Educação Política e Educação Formal e relação Estado e Sociedade Civil. Os trabalhos analisados atribuem valorações às experiências e ações de acordo com a efetividade do processo educativo com vistas à transformação social. A pesquisa indicou que a questão metodológica, como apreender e aferir os processos educativos, segue sendo um grande desafio para os pesquisadores da educação política. Alguns estudos buscam superar o senso comum de que “a participação gera conhecimento” sem, contudo, indicar quais são os conhecimentos construídos e como são construídos. Por fim, este artigo localiza alguns campos inexplorados.

Biografia do Autor

Marcos José Pereira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP

Licenciado em Filosofia e Sociologia, Mestre em Educação pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). É coordenador do setor administrativo e financeiro da Ação Educativa, assessoria, pesquisa e informação.

Mariana Pasqual Marques, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP

Graduada em História, Mestre em Educação pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Cursando Pedagogia Curativa e Terapia Social (Associação Parsifal, reconhecido pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica e Secção de Medicina Antroposófica com sede na Suíça). Educadora popular, atualmente é Secretária Adjunta de Participação Cidadã do município de Embu das Artes – SP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos