<strong>EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM BALANÇO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS</strong>

Autores

  • Nilton Bueno Fischer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, educação ambiental

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a produção de conhecimento presente na relação entre os campos da educação de adultos e educação ambiental em projetos e práticas não-escolares, explicitada em 39 dissertações e teses produzidas em universidades brasileiras entre 1988 e 2006. A análise das dissertações e teses reafirma a necessidade da escuta dos sinais da natureza pela voz das pessoas das classes populares em suas interações em diferentes práticas sociais, dados os novos desafios postos pelo desdobramento das “intervenções” do homem no equilíbrio das relações homem-natureza. No balanço da produção ficou evidenciada, de forma predominante, uma intencionalidade dos pesquisadores em apresentar propostas de ação, quer na proposição de novas políticas públicas, quer na introdução de mudanças a serem implementadas nas diversas comunidades e movimentos sociais. As análises realizadas sinalizam para o fato das ferramentas teóricas e metodológicas utilizadas nas pesquisas nem sempre perceberem a relação entre os saberes acadêmicos e os saberes das populações estudadas.

Biografia do Autor

Nilton Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

FICHER, (in memoriam)Doutor em Educação Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador CNPq, 1-A, Doutorado em Stanford e Pós-Doutorado em Illinois (Urbana- Champaign), com produção centrada na área da Educação Popular, em especial na Educação em Periferias Urbanas junto a projetos de Educação de Jovens e Adultos. Professor colaborador do PPG/EDU/UFRGS. Atua também em projetos de Educação Ambiental e Economia Popular e Solidária entre homens e mulheres - recicladores - que sobrevivem pela geração de renda em galpões de reciclagem na periferia de Porto Alegre. Orienta teses e dissertações em temáticas relacionadas com esses temas e também com educação em escolas públicas com abrangência que envolve também os movimentos sociais urbanos (ações coletivas, juventudes, movimentos culturais). Docência na área da Educação Popular, Escola Possível, Ações Coletivas, Movimentos Sociais, Juventude e Educação Ambiental

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