<strong>BALANÇO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR DE ADULTOS: EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO</strong>

Autores

  • Sérgio Haddad Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Educação e desenvolvimento, Desenvolvimento Local, Transferência de renda.

Resumo

Este artigo analisa dezenove dos 23 trabalhos sobre o tema da educação e desenvolvimento na perspectiva da educação não escolar de adultos. Dois subtemas foram identificados como relevantes: o que tratou da temática da renda mínima através da transferência de recursos por parte do poder público, e trabalhos sobre programas de desenvolvimento local. Em ambos, a maioria dos trabalhos examinados, tomaram como pano de fundo a discussão sobre o modelo de desenvolvimento capitalista brasileiro onde setores sociais e regiões são desigualmente contemplados pelos seus frutos. O tema da educação não formal esteve vinculado à criação das condições para incluir ou ampliar a participação dos setores empobrecidos nas propostas de desenvolvimento e na construção dos seus destinos.

Biografia do Autor

Sérgio Haddad, Universidade de São Paulo

Doutor em Educação (USP) Coordenador Geral da Ação Educativa. É graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (1971), com licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Pinheirense (1971), mestrado em História e Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em História e Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é coordenador geral - Ação Educativa e Diretor Presidente do Fundo Brasil de Direitos Humanos. Participa da diretoria do Conselho Internacional de Educação de Adultos. É membro da com. nac. ed. de jovens e adultos do Ministério da Educação, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e membro do cons. tec.cient. de educação básica da Capes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação de jovens e adultos, educação popular, educação não formal, políticas públicas e terceiro setor.

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