<strong>INTERNET E PRÁTICA PEDAGÓGICA: POSSIBILIDADES PARA A DOCÊNCIA DA LÍNGUA INGLES</strong>A

Autores

  • Isabel Cristina Vollet Marson Universidade Tuiuti do Paraná
  • Ademir Valdir dos Valdir dos Santos Universidade Tuiuti do Paraná

Palavras-chave:

Internet - Ambientes virtuais de aprendizagem – Docência - Língua Inglesa - Formação continuada.

Resumo

Discutem-se, neste artigo, possibilidades pedagógicas da utilização da Internet e de ambientes virtuais de aprendizagem na docência da Língua Inglesa. O estudo foi realizado numa instituição de ensino superior, envolvendo oito professores de Língua Inglesa. Dados foram coletados através de questionários e dos depoimentos dos professores, feitos num fórum de discussão durante um curso de formação continuada. Os recursos aplicados e avaliados foram os seguintes: Podcast, Audacity, YouTube, Skypecast, Chat e Webquest. Na análise e interpretação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo (BARDIN, 1977), que forneceu categorias relacionadas à formação continuada dos docentes: objeto, novo, interação, comunicação, mudança, curso, atualização, Internet, resistência à mudança e melhora. Os resultados evidenciam que a utilização da Internet e de ambientes virtuais gera ganhos didáticos e pedagógicos desde que a prática do professor ultrapasse o uso técnico e instrumental das tecnologias e objetive beneficiar a aprendizagem discente.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Vollet Marson, Universidade Tuiuti do Paraná

Isabel Cristina Vollet Marson, professora de Língua Inglesa, é mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Publicou, recentemente, na revista Educação, formação e tecnologias, o artigo Podcast, Audacity, Youtube, Skypecast, Chat e Webquest: Possibilidades didático-pedagógicas na Internet para o docente de Língua Inglesa.

Ademir Valdir dos Valdir dos Santos, Universidade Tuiuti do Paraná

Ademir Valdir dos Santos é doutor em Educação pela UFSCar. Atua como docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná.

Downloads

Edição

Seção

Artigos