<strong>AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES E LIMITES</strong>

Autores

  • Antonio Chizzotti Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.
  • Branca Jurema Ponce Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.

Palavras-chave:

ensino superior – paradigmas de avaliação - avaliação pelos pares – avaliação bibliométrica – avaliação de produção científica

Resumo

O artigo analisa o debate sobre a avaliação da produção docente no ensino Superior focando, de modo especial, a avaliação nos Programas de Pós-Graduação no Brasil. Para isso, dois paradigmas de avaliação são abordados: avaliação pelos pares e avaliação pela quantificação das citações nas bases de dados e das classificações dos veículos de publicação (editoras, periódicos, apostilas etc.). Conclui-se que a avaliação por quantificação suplantou a tradição avaliativa qualitativa dos docentes do ensino superior. Cada vez mais, tem-se utilizado parâmetros numéricos para dimensionar a produção e a qualidade dos docentes. A quantificação encontra suporte nas bases de dados disponíveis e em sistemas de classificação dos meios que publicam as produções acadêmicas. Os processos avaliativos provocam debates tanto em relação à pertinência quanto à validade dos seus critérios. Nesse debate, expressa-se a posição dos que defendem um padrão de gestão do ensino superior apoiado em resultados quantificáveis e, em contrapartida, é veemente a oposição de pesquisadores a esses critérios, pela falibilidade e impertinência desses para as ciências humanas e sociais.

Biografia do Autor

Antonio Chizzotti, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.

Mestrado e Doutorado em Educação (PUC/SP). Pós-doutorado: Paris (INRP). Professor pesquisador Programa de Pós Graduação em Educação: Currículo da PUCSP. Linha de Pesquisa: Políticas públicas e reformas educacionais e curriculares. Pesquisa sobre os seguintes temas: epistemologia e educação; políticas públicas educacionais.

Branca Jurema Ponce, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.

Mestrado e Doutorado em Educação (PUC/SP). Docente do Programa de Pós Graduação em Educação: Currículo da PUCSP. Linha de Pesquisa: Políticas públicas e reformas educacionais e curriculares. Temas pesquisados: políticas públicas educacionais; ética no currículo.

Downloads

Edição

Seção

Artigos