POLÍTICAS CURRICULARES: A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1200-1218

Palavras-chave:

Educação Especial, Formação, Currículo, Educação inclusiva, Ensino Superior.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a política curricular no que se refere a orientação inclusiva na modalidade educação especial no âmbito da formação do Curso de Licenciatura em Pedagogia de duas Universidades públicas do Rio de Janeiro: UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Campus Seropédica e Campus Nova Iguaçu – IM/Instituto Multidisciplinar) e UFF – Universidade Federal Fluminense (Campus Gragoatá/Niterói, Campus Santo Antônio de Pádua e Angra dos Reis). Este artigo assumiu como aporte teórico-metodológico a Teoria Crítica da Sociedade com base no pensamento de Theodor Adorno além das contribuições de outros teóricos no campo do currículo como Macedo (2013), Silva (1999), Apple (2001), Arroyo (2013) entre outros, nos apoiaram no processo analítico/reflexivo/crítico sobre o currículo da modalidade Educação Especial nos cursos de licenciatura em Pedagogia nas Universidades públicas do Rio de Janeiro. As lutas ideológicas/políticas que perpassam pelas formas de seleções de certos conhecimentos no Ensino Superior visam a uma legitimação de saberes válidos/não-válidos correspondendo a um padrão uniforme e homogeneizador de currículo, no qual prevalece mecanismos de regulação/dominação/fragmentação dos conhecimentos a serem difundidos como estratégia do capital refletindo interesses de grupos dominantes.

 Educação Especial; Formação; Currículo, Educação inclusiva, Ensino Superior.

Biografia do Autor

Allan Rocha Damasceno, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Formação inicial de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Orientador Educacional e Supervisor Escolar, atuando na perspectiva da constituição/organização da escola democrática/inclusiva. Mestre e Doutor em Educação, cujas pesquisas possuem ênfase na modalidade de ensino Educação Especial, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É Professor Adjunto do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), onde está vinculado institucionalmente ao Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade (DECMSD). Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI). Integra o Observatório Estadual de Educação Especial do Rio de Janeiro (OEERJ), vinculado ao Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP). Atua no Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) na linha de pesquisa "Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais", e no Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA) na linha de pesquisa "Gestão e Educação do Ensino Agrícola", ambos da UFRuralRJ. E-mail:lepedi-ufrrj@hotmail.com.

Andressa Silva Pereira, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Formação em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Professora de Educação Especial da prefeitura de Mesquita/RJ, área de atuação: Educação Especial. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares(PPGEduc/UFRRJ). Participa do grupo de pesquisa: Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI)/UFRRJ, coordenado pelo docente Dr. Allan Rocha Damasceno.Email:andressasp07@hotmail.com.

 

Referências

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Soziologische Schriften. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1979.

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Palavras e Sinas: Modelos Críticos 2. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995a.

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Prismas: crítica cultural e sociedade. Trad. Augustin Wernet e Jorge Mattos Brito de Almeida. São Paulo: Ed. Ática, 1998.

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Indústria cultural e sociedade. Seleção de textos Jorge Mattos Brito de Almeida; Tradução Julia Elizabeth Levy, Augustin Wernet/ Jorge Mattos Brito de Almeida, Maria Helena Ruschel. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

APPLE, Michael Whitman. Educating the “rigth” way: markets, standards, god, and inequality. New York: Routledge Falmer, 2001.

ARROYO, Miguel González. Currículo, território de disputa. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n.º 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Brasília, DF, 2006. Documento encontrado no endereço eletrônico: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 05 jan. 2017.

BOBBIT, John Franklin. O Currículo. Porto: Didáctica Editora, 2004.

BARRETO, Maria Aparecida Santos Corrêa. As políticas de formação do professor e a construção de processos educativos inclusivos: dilemas e possibilidades. In: BAPTISTA, Claudio Roberto; JESUS, Denise Meyrelles de (org.). Avanços em políticas de inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009. p. 175-189.

GOODSON, Ivor. A construção social do currículo. Tradução de Álvaro Campelo. Lisboa: Educa, 1997.

HORKHEIMER, Max. Teoria Tradicional e Teoria Crítica. Coleção os Pensadores. São Paulo: Editora Abril, 1987.

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor Wiesengrund. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar,1985.

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor Wiesengrund.Teoria Tradicional e Crítica. Filosofia e Teoria Crítica. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

LISTON, Daniel; ZEICHNER, Kenneth. Teacher Education and the Social conditions of schooling. New York: Routledge, 1991.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. O pensamento curricular no Brasil. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elisabeth (org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002. p. 13-54.

MAAR, Wolfgang Leo. Luckács, Adorno e o problema da formação. Lua Nova: Revista de cultura e política, São Paulo, n. 27, p. 171-200, Dez. 1992.

MACEDO, Roberto Sidnei. Currículo: campo, conceito e pesquisa. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

MATE, Cecília Hanna. Thomas S. Popkwitz: um historiador desafiando as convenções. In: REGO, Teresa Cristina (org.). Currículo e política educacional. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 53-77.

MORIN, Edgar. A articulação dos saberes. In: ALMEIDA, Maria da Conceição; CARVALHO, Edgar de Assis (org.). Edgar Morin: educação e complexidade – Os sete saberes e outros ensaios. Tradução de Edgar de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez, 2002. p. 29-71.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. Educação, Sociedade & Culturas, n. 23, p. 137- 202, 2005.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.

SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. Pedagogia dialética. São Paulo: Brasiliense, 1983.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

TYLER, Ralph Winfred. Princípios Básicos de currículo e ensino. Tradução de Leonel Vallandro. 5. Ed. Porto Alegre: Globo, 1978.

Downloads

Publicado

2019-09-28

Edição

Seção

Artigos