ENSINO MÉDIO EM DISPUTA: TENSÕES ENGENDRADAS EM TORNO DO CURRÍCULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1263-1287

Palavras-chave:

BNCC, Disputa Curricular, Ensino Médio, Política Curricular.

Resumo

Este texto tem por objetivo problematizar algumas das tensões entre as políticas curriculares para o ensino médio na atualidade, a saber, a reforma do ensino médio e o lançamento da terceira versão da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, de modo a caracterizar quais disputas e interesses estão em jogo nessa virada educacional pós-golpe, bem como os seus impactos na escola, numa perspectiva curricular. Metodologicamente, fazemos uma discussão teórica e sistematizada de caráter bibliográfico em torno de alguns conceitos do campo curricular, como disputa curricular e política curricular, em interface com o processo de formação humana que fica a cargo da escola de ensino médio. A discussão é acompanhada de uma análise documental, tomando como fontes duas políticas curriculares brasileiras que impactam no ensino médio, no período de 2016-2018: a Lei 13.415/2017 – Reforma do ensino médio e a BNCC – Base Nacional Comum Curricular do ensino médio – 3ª versão. Complementando a análise, valemo-nos da leitura de outros documentos oficiais em vigência como a LDB 9394/1996, a Lei 13.005/2014 e as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica (2013). Entre os resultados, questionamos a quem interessa a implantação dessa BNCC sem qualquer construção democrática em que pese a participação dos teóricos do campo curricular, professores e alunos, bem como apresentamos algumas das tensões engendradas em torno do currículo e quais os possíveis impactos para a formação no ensino médio.

Biografia do Autor

Alaim Souza Neto, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Pós-Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC com pesquisa sobre as subjetividades dos professores para uso das tecnologias digitais na escola. Doutor em Educação pela UDESC na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia, com tese intitulada DO APRENDER AO ENSINAR COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: Mapeamento dos usos feitos pelos professores". Líder do Grupo de Pesquisa FORMAÇÃO DOCENTE E CULTURA DIGITAL no CNPq. Mestre em Educação com pesquisa sobre formação de professores para o ensino da leitura e Literatura. Especialista em Literatura Brasileira, Construção do Texto e Informática na Educação. Graduação em Pedagogia, Letras e Engenharia Química. Pesquisador do Projeto OBEDUC - TABLETS, COMPUTADORES E LAPTOPS: ANÁLISE SOBRE POLÍTICAS, INFRAESTRUTURA E ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA (2013-2017). Professor Adjjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e Professor Colaborador em cursos de especialização Lato Sensu da UFSC e outras. Os interesses de pesquisa e produção têm sido sobre: Pesquisa na área de Educação, Tecnologias e Mídias, Cultura Digital na interface com a Formação Docente, Estudos Curriculares, Práticas Pedagógicas, Alfabetização e Letramentos.

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2019-09-28

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