COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES PARA O SÉCULO XXI: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA MISTA DE INVESTIGAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p344-364

Palavras-chave:

Competências docentes, Competências para o séc. XXI, Desenvolvimento profissional docente, Metodologias mistas de investigação.

Resumo

Tendo-se debruçado sobre o conceito teórico de competência, esta investigação procurou identificar quais as competências técnico-pedagógicas do século XXI necessárias a um professor do ensino básico. No campo empírico, adotou-se uma abordagem metodológica mista, estruturada a partir de um paradigma pragmático, tendo sido recolhidos dados quantitativos, através da aplicação da escala de perceção de competências docentes para o século XXI a 2688 professores do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico português, e dados qualitativos, realizando entrevistas a cinco stakeholders do sistema educativo português. Os resultados obtidos em ambas as recolhas foram posteriormente cruzados, dando origem a uma proposta de referencial de competências para o século XXI para professores do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico português, composto por 37 competências, organizadas em quatro dimensões (pedagógica, profissional, tecnológica e de relações interpessoais e institucionais). A partir destes dados procurou-se refletir sobre as implicações do referencial de competências para o séc. XXI no desenvolvimento profissional docente.

Biografia do Autor

Ana Pedro, UIDEF Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Doutorada em Educação - TIC na Educação, pela Universidade de Lisboa e Mestre em Psicologia Aplicada – área Educacional.
Atualmente é professora Auxiliar Convidada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, assumindo também a co-coordenação do Centro de Competência em Tecnologias e Inovação do Instituto de Educação.
Membro do grupo de investigação Educação, Tecnologia e Sociedade (ETS) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com as seguintes linhas de investigação: Desenvolvimento profissional e competências dos professores com TIC. 21st-Century Skills, Culturas digitais e aprendizagem online. Aprendizagem em Ambientes Educativos com Tecnologias.

João Filipe Matos, UIDEF Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

João Filipe Matos é Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e investigador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação. Coordena o E-learning Lab da Universidade de Lisboa. No Instituto de Educação é diretor do programa de doutoramento em educação no tema Technology Enhanced Learning and Societal Challenges financiado pela FCT e coordenador do Mestrado em Educação e Formação na especialidade de E-learning e Formação a Distância e do Curso Pós-graduado de Especialização em Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico. É investigador responsável do projeto de investigação Technology Enhanced Learning @ Future Teacher Education Lab financiado pela FCT. Lecionou desde 1993 em cursos de pós-graduação nas Universidades de Lisboa, Madeira, Açores, Cabo Verde e Macau nas áreas de Metodologias de Investigação, Educação Matemática e Tecnologias Digitais na Educação.

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Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Artigos