SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MUNICIPAL: PESQUISA AVALIATIVA À LUZ DA METODOLOGIA QUADRIPOLAR

Autores

  • Rita de Fátima Muniz Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Pós-graduação em Educação Núcleo de Avaliação Educacional http://orcid.org/0000-0003-0267-7552
  • Sheila Maria Muniz Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Pós-graduação em Educação Núcleo de Avaliação Educacional https://orcid.org/0000-0002-4210-1497
  • Marcos Antonio Martins Lima Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Pós-graduação em Educação Núcleo de Avaliação Educacional http://orcid.org/0000-0001-5541-6220
  • Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Pós-graduação em Educação Núcleo de Avaliação Educacional http://orcid.org/0000-0002-4236-1555

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p180-199

Palavras-chave:

Pesquisa avaliativa, Metodologia quadripolar, Sistema de Avaliação do Ensino Municipal em Jijoca de Jericoacoara.

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação de Mestrado da autora principal desta pesquisa, estudo ao qual lhe foi dado nova abordagem, centrando-se na pesquisa avaliativa à luz da metodologia quadripolar proposta por Bruyne et al. (1977). Versa-se sobre o Sistema de Avaliação do Ensino Municipal em Jijoca de Jericoacoara, Ceará, e seus efeitos na aprendizagem dos alunos do 2º ano dos anos iniciais. A pesquisa, prioritariamente qualitativa, apropriou-se de recursos metodológicos quantitativos e qualitativos, dentre eles a metodologia quadripolar. A análise de dados quantitativos foi realizada por meio do programa estatístico IBM SPSS Statistics 20 e os qualitativos, por meio do programa Atlas.ti 7. Como principais resultados, evidenciou-se que essa sistemática contribui para que haja equidade entre as escolas e a orientação da prática docente. Todavia, os educadores dessa cidade reconhecem que aspectos como a metodologia de divulgação dos resultados e o nível das questões das avaliações ministradas precisam ser revistos para que ela seja mais significativa quanto às suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem das crianças.

Biografia do Autor

Rita de Fátima Muniz, Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Pós-graduação em Educação Núcleo de Avaliação Educacional

Doutoranda e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC – Rio. Licenciada com habilitação em Português e Inglês – UVA. Pesquisadora/Bolsista (FUNCAP).

Sheila Maria Muniz, Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Pós-graduação em Educação Núcleo de Avaliação Educacional

Mestra em Educação Brasileira (UFC).  Graduada em Pedagogia (UVA). Bacharel em Serviço Social (Universidade Anhanguera-Uniderp).  Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (INTA). Especialista em Educação Especial (INTA).

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Pós-graduação em Educação Núcleo de Avaliação Educacional

Pós-doutor em Gestão e Avaliação (UFRN). Doutor em Educação Brasileira (UFC). Mestre em Administração (UECE). Graduado em Ciências Econômicas (UFC). Membro e coordenador do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão Educacional (GPAGE/NAVE/FACED/UFC).

Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim, Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Pós-graduação em Educação Núcleo de Avaliação Educacional

Doutora e mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Coordenação pedagógica pelo Centro Universitário Sete de Setembro (UNI7). Licenciada em Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

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Publicado

2020-03-31

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Artigos