CURRÍCULO E CONTEXTO MULTICULTURAL: SIGNIFICAÇÕES A PARTIR DA REALIDADE VIVIDA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1359-1380

Palavras-chave:

Currículo, Contexto multicultural, Formação.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre currículo e suas políticas na formação docente, tendo como espaço a realidade específica do contexto multicultural do estado de Roraima. Toma como percurso metodológico a modalidade de pesquisa fenomenológica. As interpretações feitas a partir das significações expressas nos relatos de experiências com o fenômeno investigado possibilitaram conhecer como professores e gestores, que atuam na formação do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima, percebem e significam o currículo e a formação mediante a realidade multicultural local. Os resultados revelaram a necessidade de elaborar e inserir políticas curriculares e educacionais voltadas ao espírito próprio do lugar onde o currículo se desvela e se realiza. Apontam para a importância de uma proposta curricular dinâmica e criativa, capaz de envolver políticas culturais que reafirmem o currículo como lugar do conhecimento e da aprendizagem criativa. Como um espaço de produção simbólica, de sentidos e significações existenciais.

Biografia do Autor

Elialdo Rodrigues Oliveira, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Elialdo Rodrigues de Oliveira. Graduado em Filosofia -UCB e  em Pedagogia – FACETEN. Mestre em Economia -UFRGS. Mestre em educação – UNESA/RJ. Doutor em Educação: Currículo – PUC/SP. Pós-doutorado – PUC/SP. Professor da graduação e da Pós-graduação da UERR e professor formador da Secretaria de Educação Estadual de Roraima. – E-mail: elialdo_oliveira@hotmail.com

Antonio Chizzotti, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Antonio Chizzotti. Graduado em Educação - Faculdade N S Medianeira, Filosofia - Seminário Central do Ipiranga e Ciências Jurídicas s Sociais - Universidade Federal e Uberlândia. Mestre em Educação: História, Política e Sociedade - PUC/SP. Doutor em Educação: História, Política e Sociedade - PUC/SP. Pós-doutorado no Institut National de Recherche Pédagogigue de Paris. Professor do Programa de Pós-graduação em educação da PUC/SP; Professor titular aposentado da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. E-mail: anchizo@uol.com.br

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Publicado

2020-09-28

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Artigos