ESTILOS DE USO DO ESPAÇO VIRTUAL E REDES DIGITAIS DE APRENDIZAGENS: COAPRENDIZAGEM E INOVAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1487-1508

Palavras-chave:

Estilos de uso do espaço virtual, Redes digitais de aprendizagem, Coaprendizagem, Inovação Curricular.

Resumo

O presente estudo discute os Estilos de Uso do Espaço Virtual - EUEV, suas implicações nas formas de aprender em redes digitais de aprendizagem e sua contribuição para o desenvolvimento da Coaprendizagem como possibilidade para a inovação curricular na Educação Básica. Assim, o principal objetivo é analisar como os EUEV se expressam nas redes, em relação às novas formas de aprender, e como estes estilos contribuem para o desenvolvimento das competências digitais para a Coaprendizagem e suas implicações para a inovação curricular na Educação Básica. A partir dos estudos de Oblinger (2006); Alonso, Gallego e Honey (2002); Barros, (2011, 2014); Okada (2011, 2012, 2014) Degrandis e Marques (2018); Almeida (2011, 2017); Cruz (2016), Deleuze e Guattari (1995); Valente (2003, 2011); Paraiso (2010), aprofundamos a compreensão sobre redes de aprendizagem como espaços para novas aprendizagens e formas de aprender; como os Estilos de Aprendizagem – EA e os EUEV podem colaborar na compreensão do processo de ensino e aprendizagem na perspectiva da Coaprendizagem e suas implicações na perspectiva de um currículo mais aberto e inovador para a Educação Básica. O estudo nos proporcionou a compreensão de que a Educação Básica precisa estar atenta e aberta às novas descobertas e aos conhecimentos que envolvam os novos cenários de aprendizagem, as novas formas de aprender em rede e os Estilos de Aprendizagem e Estilos de Uso do Espaço Virtual dos estudantes, como elementos essenciais no desenvolvimento das competências digitais para coaprender e cocriar em rede.

Biografia do Autor

Maria do Rozario Gomes da Mota Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC - Universidade Federal de Pernambuco - 2016.1. Defendeu sua tese em 24/03/2020. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Possui graduação em Licenciatura em Desenho e Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco (1988); especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1998); especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília (2005). É professora da Secretaria de Educação do Recife e atua na função técnico-pedagógica na Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação. É também professora da Secretaria de Educação de Olinda, na função de coordenadora municipal do Proinfo e TV Escola. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em ARTE-EDUCAÇÃO; Tecnologias na Educação; Educação a Distância e Formação de Professores.

 

Cláudia Simone Almeida de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora em Educação Matemática e Educação Tecnológica pela UFPE, também é Licenciada em História pela Universidade Católica de Pernambuco (1992),Especialista em Alfabetização, UNICAP (1993),Especialista em Educação e Tecnologia - PROINFO e Universidade Federal Rural de PE (1999). Mestre em Educação Matemática e Educação Tecnológica ( EDUMATEC) pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Estudiosa da temática da Cultura e História dos povos indígenas e afro- brasileiros. Professora e Técnica pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, integrou o Grupo de trabalho na Educação das Relações étnico-raciais da Secretaria de Educação do Recife: GTêre. Também participa do GT de Ciência, Avaliação, tecnologia e inovação da Unidade de Tecnologia da Secretaria de Educação do Recife PE. Professora Formadora do PARFOR /CAPES/ UFRPE- Curso segunda graduação em Pedagogia. Docente das disciplinas: Educação das relações etnicorraciais;Metodologia e conteúdo da história. Também lecionou na Faculdade Santa Catarina-FASC,disciplina de educação e diversidade cultural. Experiência como professora visitante e orientadora de TCC das graduações em pedagogia da UNICAP, FACIPE, e no curso de administração e Pós graduação em gestão de pessoas da FAFIRE. Gestora de Recursos Humanos da Prefeitura do Recife de 2001 a 2004. Gestora Escolar de 2005 a 2012. Experiência como professora da educação Básica ao Ensino superior, ministrando as disciplinas de Didática, avaliação da aprendizagem e Metodologia da História e da Geografia, Gestão das Tecnologias, Legislação Educacional e Educação,Trabalho e sociedade. Pesquisadora em redes de aprendizagem no contexto das tecnologias digitais, do tema Avaliação,lançou o primeiro livro: Avaliação da aprendizagem na Educação online em 2010. pesquisadora da Educação a Distância e Cibercultura. Possui artigos publicados em livro sobre os tema da educação das relações étnico-raciais. Outras áreas de interesse e atuação:Currículo e sociedade,web currículo, Robótica educacional, Cultura digital, Formação de professores, Redes de aprendizagens, coreografias didáticas, Educação Integral, Sustentabilidade, Interdisciplinaridade, Relações étnico Raciais, engajamento docente, estudantil e em rede, História da Arte, gênero e diversidade, interculturalidades, Estudos pós-coloniais e Direitos Humanos. Tem especial interesse em discutir o ensino de história, seus fundamentos e métodos através da vida e da obra de Chico Buarque de Holanda.

Sérgio Paulino Abranches, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1982), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: informática e educação, educação a distância, formação de professores, novas tecnologias e educação e educação e comunicação.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Bases teóricas da rede de pesquisa e colaboração Universidade Escola. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini et al. Rede de pesquisa colaborativa universidade escola. Recife: Editora: UFPE, 2017. p. 13-31.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; SILVA, Maria da Graça Moreira da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de webcurrículo. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 7, n. 1 Abril/2011. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 18 mar. 2020

ALONSO, Catalina Maria; GALLEGO, Domingos José; HONEY, Peter. Los estilos de aprendizaje: procedimientos de diagnóstico y mejora. Bilbao: Mensajero, 2002.

BARROS, Daniela Melaré Vieira. Estilos de aprendizaje y medios didácticos en contextos virtuales. Orientadora: Catalina María Alonso García. 2011.400 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Nacional de Educação a Distância, Madri, 2011.

BARROS, Daniela Melaré Vieira. Estilos de Coaprendizagem e alguns indicadores das competências digitais. Educación, Lisboa, Portugal, Vol. XXIII, N° 45, pp. 91-105, septiembre 2014.

BEDIN, Everton. Aprendizagem Colaborativa, Troca de Saberes e Redes Sociais: tríade na Educação Básica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 10, n. 2, 2017. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3922. Acesso em: 16 mar. 2020.

CRUZ, Wermes Dias Damascena. Narrativas Digitais e construção do conhecimento. Orientadora: Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

DEGRANDIS, Fernando; MARQUES, Cíntia Bueno. Inovação curricular: um desafio possível. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 118-133, jan.-jun. 2018.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. São Paulo: Ed. 34, 1995.

GALLO, Sílvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes, redes. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

MASETTO, Marcos Tarcísio. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarcísio; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 133-173.

OBLINGER, Diana. Space as a Change Agent. In: OBLINGER, Diana (Org.). Learning Space. EDUCAUSE, 2006. Disponível em: https://www.educause.edu/ir/library/pdf/pub7101l.pdf. Acesso em: 25 mar. 2020.

OKADA, Alexandra. Colearn 2.0 – coaprendizagem via comunidades abertas de pesquisa, práticas e recursos educacionais. Revista e-Curriculum, [S.l.], v. 7, n. 1, abr. 2011. ISSN 1809-3876. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/5813. Acesso em: 12 mar. 2020.

OKADA, Alexandra. Engaging Learning Communities in Producing, Adapting, Sharing and Disseminating Open Educational Resources. 19th International Conference on Learning. The International Journal of Learning, 2012.

OKADA, Alexandra. Competências-chave para coaprendizagem na era digital: fundamentos, métodos e aplicações. 2. ed. Santo Tirso: White Books, 2014.

OLIVEIRA, Cláudia Simone Almeida de. Redes de aprendizagem no contexto das tecnologias digitais: aprender e compartilhar na multiplicidade de saberes de um espaço rizomático. Orientador: Sérgio Paulino Abranches. 2018. 380 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.

OOI, Keng-Boon; HEW, Jun-Jie; LEE, Voon-Hsien. Could the mobile and social perspectives of mobile social learning platforms motivate learners to learn continuously?. Computers & Education. Estados Unidos, v. 120, p. 127-145, 2018.

PARAISO, Marlucy Alves. Diferença no currículo. Cad. Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 140, p. 587-604, Aug. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000200014&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2020.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, out. 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdfhttp://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.

SANTOS, Edméa Oliveira dos. Novas práticas curriculares na educação a distância. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 26, p. 35 a 42, jan./abr. 2003.

SILVA, Maria do Rozario Gomes da Mota. Redes digitais e estilos de uso do espaço virtual: atuações e inovações nas formas de aprender. Orientador: Sérgio Paulino Abranches. 2020. 134 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

SILVA, Maria do Rozário Gomes da Mota; OLIVEIRA, Cláudia Simone Almeida de. Participação de estudantes em uma rede de pesquisa colaborativa Universidade escola: Interação e colaboração na produção do conhecimento. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Biancocini; ABRANCHES, Sérgio Paulino; LEMOS, Silvana; MUÑOZ, Cleide (Orgs.). Rede de pesquisa colaborativa Universidade Escola. Recife: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2017. p. 129-141.

SILVA, Maria do Rozario Gomes da Mota; OLIVEIRA, Cláudia Simone Almeida de; ABRANCHES, Sérgio Paulino. Estilos de uso do espaço virtual e redes digitais de aprendizagens: interatividade, colaboração e inovação curricular. In: VI Seminário Webcurrículo. Anais. São Paulo, 2019.

TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Os Estilos de Uso dos Espaços Virtuais e as Redes Sociais na Pedagogia: Um Estudo Exploratório. Journal of Learning Styles, v. 10, n. 20, p. 321-356. ISSN: 2232-8533. 2017. Disponível em: http://revistaestilosdeaprendizaje.com/article/view/1067. Acesso em: 22 mar. 2020.

VALENTE, José Armando (Org.). Formação de educadores para o uso da Informática na escola. Campinas, SP: UNICAMP-NIED, 2003.

VALENTE, José Armando. Educador quer redes sociais no currículo escolar. 2011. Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/educador+quer+redes+ sociais+no+curricul o+escolar/n1238187320827.html. Acesso em: 16 mar. 2020.

WANG, Jian. Application of Blending Learning Based on Network: Learning Space in Teaching Design of Digital Art. Revista Internacional de Tecnologias Emergentes na Aprendizagem (iJET), [Sl], v. 14, n. 03, p. pp. 177-189, fev. 2019. ISSN 1863-0383. Disponível em: https://online-journals.org/index.php/i-jet/article/view/10107. Acesso em: 15 mar. 2020.

WHITE, David; LE CORNU, Alisson. Visitors and Residents: A new typology for online engagement. First Monday, v. 16, n. 9, 5 set 2011. Disponível em: http://firstmonday.org/ojs/index.php/fm/article/view/3171/3049. Acesso em: 10 mar. 2020.

Downloads

Publicado

2020-09-28

Edição

Seção

Artigos