PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMIXADAS: RELAÇÕES ENTRE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DA CULTURA DIGITAL E FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p739-760

Palavras-chave:

Educação Digital, Práticas pedagógicas remixadas, Pensamento Computacional, Cultura Maker, Gamificação.

Resumo

Neste artigo apresentamos o resultado de uma  pesquisa de cunho qualitativo-descritiva onde investigamos aspectos da formação docente relacionados às emergências da cultura digital. Esta cultura se estabelece num mundo digital, em que as tecnologias mudam relações, concepções e comportamentos da sociedade como um todo, ficando premente a necessidade de uma educação digital para compreender e atuar nesse novo contexto. Nesse cenário, a questão que se põe (e não é nova) está relacionada à formação docente, especificamente no que diz respeito aos desafios e às possibilidades para criar práticas pedagógicas que contemplem as expectativas e as necessidades de formação dos estudantes. Considerando tal problemática, propomos que o fazer docente adote práticas pedagógica remixadas, entendida como uma prática que se usa de duas ou mais estratégias pedagógicas baseadas em tendências emergentes da cultura digital. A fim de ilustrar a operacionalização desta proposta, optou-se por três estratégias: pensamento computacional, cultura maker e gamificação, as quais foram denominadas de Tríade Educacional Contemporânea.

Biografia do Autor

Cristina Martins, PUCRS

Doutora em Educação (2020) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Mestra em Educação (2015) pela PUCRS. Licenciada em Computação (2011) e Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2013) pelo Centro Universitário La Salle - UNILASALLE. Tem experiência nas seguintes áreas: Docência no Ensino Superior e na Educação Básica, Gestão Educacional, Informática na Educação, Tecnologia Educacional, Educação a Distância, Formação de Professores e Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Lucia Maria Martins Giraffa, PUCRS

Professora titular da Escola Politécnica-Computação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisadora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação – Escola de Humanidades/PUCRS. Possui graduações em:  Licenciatura Plena Em Matemática e Licenciatura Curta Em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Especialização em Análise de Sistemas pela PUCRS, Mestrado em Educação pela PUCRS, doutorado em Ciências da Computação pela UFRGS e Pós-Doutorado na Universidade do Texas (Austin) no College of Education, Bolsista CAPES. Líder ARGOS - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação a Distância da PUCRS (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1961885168367047).

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em: 17 jun. 2020.

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Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Dossiê Temático 2020: Web Currículo: Educação e humanismo