CURRÍCULO E TECNOLOGIA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO ÂMBITO DA REVISTA CIENTÍFICA E-CURRICULUM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p614-635

Palavras-chave:

Publicações científicas, Formação e prática docente, Tecnologias digitais, Currículo, Construção de conhecimento.

Resumo

Com o objetivo de caracterizar a produção científica disponibilizada pela Revista Científica e-Curriculum, resultante de pesquisas acadêmicas sobre as temáticas que versam sobre currículo e tecnologia, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) com o uso da técnica de análise de conteúdo. De acordo com o Protocolo de Estudo, a RSL contemplou as etapas: planejamento e formalização; levantamento bibliográfico; metanálise dos resultados iniciais; sumarização da metanálise; finalizando com análise crítica dos resultados. Foram selecionados 141 artigos, dentre os 571 publicados nos 15 anos de existência da Revista. Com a metanálise foram identificadas quatro categorias de análise: formação e prática docente com projeto; tecnologia e currículo no contexto escolar; cursos, atividades e recursos; aprendizagem e construção do conhecimento. Como principal resultado destaca-se a convergência entre as temáticas formação e prática docente com projetos e tecnologia e currículo no contexto escolar, evidenciando o potencial das tecnologias digitais para a formação de professores. Na abordagem dada aos cursos, atividades e recursos, predominam cursos a distância e híbridos. Aprendizagem e construção do conhecimento pelo professor e pelos alunos são abordadas concomitantemente, pois um professor aprendente cria contextos favoráveis à construção de conhecimento pelos alunos. Conclui-se que as publicações analisadas revelam o desempenho da função social e científica da e-Curriculum ao promover a democratização do saber construído pela academia.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Livre docente em Educação (PUC-SP, 2019), Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP (2000) com mestrado em Educação (Supervisão: Currículo) pela PUC-SP (1996), graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973).

Gerlane Romão Fonseca Perrier, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP, 2019); Mestra em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA, 2005); Especialista em Educação a Distância: Tecnologias Educacionais (IFPR, 2016); Especialista em Gestão e Docência em Educação a Distância (UFSC, 2014); Especialista em Engenharia de Produção (UFPE ? 2000); Bacharel em Direito (UNIVERSO, 2010); Licenciada Plena em Matemática (UFPA, 1997); Tecnóloga em Processamento de Dados (UNAMA, 1996). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Dom Agostinho Ikas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (CODAI/UFRPE) desde 2000.

Lina Maria Gonçalves, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Educação: currículo (CED) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Graduada em Pedagogia pelo Instituto Católico de Minas Gerais (1995). Atualmente é Professora na Universidade Estadual de Minas Gerais, Unidade de Divinópolis e Professora Colaboradora no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL), na linha de Pesquisa em ?Educação, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Territorial?. 

Cleide Maria dos Santos Muñoz, Centro Universitário Sumaré

Professora nos Cursos de Licenciaturas do Instituto Federal de São Paulo - Campus Cubatão, membro do grupo de pesquisa "Formação de educadores com suporte em meio digital PUC/SP" e do grupo de pesquisa "Fio Condutor para Metodologia Ativa - Centro Universitário Sumaré". Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019). Mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011), Especialista em Educação à Distância pelo Centro Universitário Senac RJ (2006), Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo, SP (2001).

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Tecnologias na educação, formação de educadores e recursividade entre teoria e prática: trajetória do Programa de Pós-Graduação em Educação e Currículo. Revista e-Curriculum, v. 1, n. 1, 2005. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/3165/2095. Acesso em: 13 abr. 2020.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Memorial reflexivo: retratos e tempos vividos entre lugares na academia e na escola. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3, p. 1054-1106, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/28912. Acesso em: 25 mar. 2020.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Integração currículo e Tecnologias de Informação e Comunicação: Web currículo e formação de professores. 2019. Tese (Livre-Docência em Educação) – Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2019.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; SILVA, Maria da Graça Moreira. Web currículo: contexto, aprendizado e conhecimento. Apresentação do dossiê temático. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3, p. 767-773, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/29684. Acesso em: 25 mar. 2020.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, set./dez. 2012a. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf. Acesso em: 5 mar. 2020.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Web Currículo: Integração de mídias nas escolas com base na investigação com estudo de fatos científicos para o fazer científico. In: RAMAL, Andrea; SANTOS, Edméa (Orgs.). Currículos: teorias e práticas. Rio de Janeiro: LTC, 2012b. p. 121-136.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Currículo e contextos de aprendizagem: integração entre o formal e o não formal por meio de tecnologias digitais. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 2, p. 1162-1188, maio/out. 2014. Disponível em: http://ken.pucsp.br/curriculum/article/view/20355/15390. Acesso em: 15 mar. 2020.

AMANTE, Lucia. Tecnologias digitais, escola e aprendizagem. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 235-245, jun./dez. 2011. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/2997/1/TecnologiasDigitaisEscolaAprendizagem.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.

BASSO, Maria Aparecida José. Currículo e web 2.0. Argumentos possíveis a uma diferenciação em educação digital. Revista e-Curriculum, v. 4, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/3222/2144. Acesso em: 9 mar. 2020.

CAMAS, Nuria Pons Vilardell. Revista e-Curriculum: origem e evolução de um periódico científico eletrônico na área de educação e currículo construído na colaboração pedagógica. Revista e-Curriculum, v. 6, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/6636. Acesso em: 25 mar. 2020.

CERNY, Rosely Zen; ALMEIDA, José Nilton; RAMOS, Edla. Formação continuada de professores para a cultura digital. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 2, p. 1331-1347, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/20425. Acesso em: 15 mar. 2020.

CETIC.br. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2018. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (ed.). São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: https://www.cetic.br/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2018/. Acesso em: 21 mar. 2020.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2006.

COCHRAN-SMITH, Marilyn; LYTLE, Susan L. Relationship of knowledge and practice: teacher learning in communities. In: IRAN-NEJAD, Asghar; PEARSON, Paul David (Eds.). Review of research in education. Washington, DC: American Educational Research Association, 1999. p. 249-305. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1167272?read-now=1&seq=57#page_scan_tab_contents. Acesso em: 5 abr. 2020.

CRUZ, Wladia Bessa; NASCIMENTO, Marcio Luis Ferreira; VIANA, Maria Aparecida Pereira. O olhar do professor universitário sobre a autonomia do aluno em ambientes de tecnologias de aprendizagem. Revista e-Curriculum, v. 17, n. 4, p. 1855-1884, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/39116. Acesso em: 9 abr. 2020.

DEWEY, John. Vida e educação. Tradução Anísio Teixeira. 8. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1973.

EVANGELISTA, Gislene Rangel; SALES, Shirlei Rezende. Desajustes contemporâneos: um levantamento bibliográfico sobre currículo e tecnologias digitais. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3, p. 1107-1129, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/23095. Acesso em: 25 mar. 2020.

FIORENTINI, Dario. Quando acadêmicos da universidade e professores da escola básica constituem uma comunidade de prática reflexiva e investigativa. In: FIORENTINI, Dario; GRANDO, Regina Célia; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra (Orgs.). Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2009. v. 1, p. 233-255.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GONÇALVES, Lina Maria. Mudanças nas concepções e ações docentes: processo de integração de computadores portáteis ao currículo. Orientadora: Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. 2015. 314 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

GOUGH, David; THOMAS, James; OLIVER, Sandy. Clarifying differences between review designs and methods. Systematic Reviews, v. 1, n. 1, p. 28, 2012. Disponível em: https://systematicreviewsjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/2046-4053-1-28. Acesso em: 5 mar. 2020.

GUIMARÃES, Luciano Sathler Rosa. O aluno e a sala de aula virtual. In: LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Marcos (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. v. 2, p. 126-133.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.

KENSKI, Vani Moreira. Gestão e uso das mídias em projetos de educação a distância. Revista e-Curriculum, v. 1, n. 1, 2005. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/3099/2042. Acesso em: 9 abr. 2020.

KHAN, Kalid S.; KUNZ, Regina; KLEIJNEN, Jos; ANTES, Gerd. Five steps to conducting a systematic review. J R Soc. Med., v. 96, n. 3, p. 118-121, 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/10878304_Five_Steps_to_Conducting_a_Systematic_Review. Acesso em: 5 mar. 2020.

MALAGGI, Vitor; SILVA, Juliano Tonezer; TEIXEIRA, Adriano Canabarro. Apropriação de recursos tecnológicos em conjunto com sistemas didáticos baseados em projetos. Revista e-Curriculum, v. 10, n. 3, p. 110-142, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/6786/4911. Acesso em: 13 abr. 2020.

MARINHO, Simão Pedro. Novas tecnologias e velhos currículos; já é hora de sincronizar. Revista e-Curriculum, v. 2, n. 1, 2006. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/3159/2090. Acesso em: 9 abr. 2020.

MUNZLINGER, Elizabete; NARCIZO, Fabricio Batista; QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de. Sistematização de revisões bibliográficas em pesquisas da área de IHC. In: Symposium on Human Factors in Computing Systems, 11., 2012, Cuiabá. Proceedings... Cuiabá: UFMT, 2012. p. 51-54.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf. Acesso em: 28 abr. 2020.

PADILHA, Maria Auxiliadora Soares; ZABALZA, Miguel Angel. Um cenário de integração de tecnologias digitais na educação superior: em busca de uma coreografia didática inovadora. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3, p. 837-863, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/28698. Acesso em: 25 mar. 2020.

PERRIER, Gerlane Romão Fonseca. Integração das tecnologias digitais de informação e comunicação em cursos de natureza agrotécnica por meio de metodologias ativas. Orientadora: Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. 2019. 243 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Estratégias de orientação para a prática do professor no contexto da educação a distância. Revista e-Curriculum, v. 4, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/3233/0. Acesso em: 16 mar. 2020.

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; VALENTE, José Armando. A educação a distância possibilitando a formação do professor com base no ciclo da prática pedagógica. In: MORAES, Maria Cândida (Org.). Educação à Distância: Fundamentos e Práticas, Campinas, p. 27-50, 2002.

RAMOS, Edla Maria Faust; FAGUNDES, Léa da Cruz. The learning of cooperation and autonomy: a new paradigm of human resources development. In: IFIP 9.4 Brazil International Conference: Information Technology in Education for Competitiveness Exhibition, 1977, Florianópolis. Anais … Florianópolis: [s.n.], 1997.

RAMOS, Altina; FARIA, Paulo M.; FARIA, Ádila. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 17-36, jan./abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2269/2185. Acesso em: 15 mar. 2020.

RODRIGUES, Alessandra; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Currículo, narrativas digitais e formação de professores: Experiências da pós-graduação à escola. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 30, n. 1, p. 61-83, 2017. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpe/v30n1/v30n1a04.pdf. Acesso em: 2 abr. 2020.

ROSA, Marlusa Benedetti da; FAGUNDES, Léa da Cruz. Conteúdos, conceituais, procedimentais e atitudinais em tempos de web currículo. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 2, p. 1189-1211, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/20167/15392. Acesso em: 15 mar. 2020.

SANTOS, Flávia Andréa dos; ABRANCHES, Sérgio Paulino. A EAD e o uso cotidiano das tecnologias digitais: Possibilidade para a formação do professor da EJA. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3, p. 919-941, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/28393. Acesso em: 2 abr. 2020.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000. Disponível em: http://www.ergonomia.ufpr.br/Metodologia/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf. Acesso em: 13 abr. 2020.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.

TEIXEIRA, Anísio Spinola. Educação e o mundo moderno. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977.

TREIN, Daiana; SCHLEMMER, Eliane D. R. Projetos de aprendizagem baseados em problema no contexto da web 2.0: possibilidades para a prática pedagógica. Revista e-Curriculum, v. 4, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/3225. Acesso em: 25 abr. 2020.

VALENTE, José Armando. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. Tese (Livre-Docência) – Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Campinas 2005.

VIOL, Juliana França; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. As práticas do professor que ensina matemática e suas inter-relações com as tecnologias digitais. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 2, p. 1311-1330, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/20312. Acesso em: 15 mar. 2020.

VOSGERAU, Dilmeire Sant Anna Ramos; MILANI, Maisa Lucia Cacita. O currículo em destaque na projeção para a formação inicial do professor de matemática e as tecnologias. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 2, p. 1290-1310, 2014. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/20205/15386. Acesso em: 15 mar. 2020.

ZUIN, Antonio; PESCE, Lucila. Razão Instrumental, emancipação e formação online de educadores. In: SILVA, Marco; PESCE, Lucila; ZUIN, Antônio (Orgs.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010. p. 109-136.

Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Dossiê Temático 2020: Web Currículo: Educação e humanismo