COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS ONLINE EM PROL DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1835-1856

Palavras-chave:

Graduação, Desenvolvimento profissional, Formação docente, Professor universitário.

Resumo

Este estudo analisa como o compartilhamento de experiências de sala de aula, entre professores universitários, por meio da Internet, pode potencializar o desenvolvimento profissional docente e atuar como elemento favorável ao desenvolvimento do currículo em cursos de graduação. O estudo, do tipo grounded theory, compreendeu a aplicação de entrevistas abertas com 32 professores universitários. Eles reconhecem a contribuição do compartilhamento de experiências para o desenvolvimento profissional docente e valorizam sua operacionalidade por meio de digital storytelling, desde que sejam respeitados os fatores que tornam esta prática confortável. As narrativas digitais potencializam o desenvolvimento profissional, influenciam a dimensão pessoal e colaboram para a efetivação de objetivos de aprendizagem de diferentes componentes curriculares presentes em projetos pedagógicos de cursos de graduação.

Biografia do Autor

Patricia Meyer, Instituto Federal do Paraná

Professora do Instituto Federal do Paraná

Doutora em Educação pela PUCPR

Mestre em Educação pela PUCPR

Graduação em Jornalismo

Dilmeire Sant'Anna Ramos Vosgerau, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba

PhD em Educação pela Université de Montreál
Bolsista Produtividade em Pesquisa PQ2 – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação
Líder do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (Cides) Coordenadora do Laboratório para o ensino, prática e análise de dados qualitativos de pesquisas com o suporte do ATLAS.ti
Pesquisadora do CrEAre - Centro de Ensino e AprendizagemPró-reitoria de Graduação
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

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Publicado

2020-12-16

Edição

Seção

Artigos