INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1275-1297

Palavras-chave:

Formação por competência, Formação para a docência, Agir competente.

Resumo

 Esta pesquisa sobre a Formação de Profissional Competente e o respectivo processo de formação possui três objetivos: (i) do ponto de vista teórico, trazer a reflexão sobre a Formação de um Profissional Competente à luz de Perrenoud (2013) e Sacristán (2011); (ii) do ponto de vista experiencial, na impossibilidade de encontrarmos um projeto curricular com essa proposta em ação, procurar adaptar os conceitos teóricos de formação de um profissional competente a um curso de formação de profissionais da educação; (iii) discutir e analisar os grandes impactos que incidiram sobre o Curso de Formação de Docentes, como os enfrentamos e os superamos. Empregamos a abordagem metodológica de Pesquisa Exploratória, para o estudo dos dois cursos nos quais aplicamos os conceitos dos referidos autores. Os resultados mostram que este projeto se construiu tendo como eixos fortes o conceito de agir com competência e a parceria entre professor e alunos.

Biografia do Autor

Marcos Tarciso Masetto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo - SP

Licenciado em Filosofia, Mestre e Doutor em Psicologia Educacional (PUCSP) e Livre Docente em Didática (USP), Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde mantem cursos de formação de professores para o ensino superior em nível e Pós Graduação, orientação e supervisão de pesquisas nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós Graduação Educação: Currículo .

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Publicado

2020-09-28

Edição

Seção

Dossiê Temático Desafios Curriculares: Diversidade e Inovações na Contemporaneidade