DESAFIOS E SUPERAÇÕES DO CONTÍNUO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DA UFPR LITORAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1118-1139

Palavras-chave:

Inovação Curricular, Ensino Superior, Educação Emancipatória, Formação Continua de Professores, Avaliação Permanente

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a implantação da proposta político-pedagógica da UFPR Litoral. As perspectivas destas reflexões são os impactos sofridos e superados em 15 anos de história, envolvendo questões como: constituição e formação continuada da equipe; gestão dos atos curriculares inovadores e processo de avaliação permanente, participativa e reflexiva. As considerações são desenvolvidas a partir das vivências dos autores no projeto e da leitura crítica do projeto político pedagógico institucional, à luz de autores como Hernandez (2000), Masetto (2012), Sánchez(2007), entre outros. Os resultados destas práxis apontam que o resgate dos princípios fundantes deste projeto se faz necessário na atual conjuntura institucional e que há caminhos a serem trilhados para além do Currículo proposto no Projeto Político Pedagógico.

Biografia do Autor

Rodrigo Rosi Mengarelli, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professor da Universidade Federal do Paraná desde 2009. Possui mestrado em Microbiologia, Parasitologia e Patologia pela Universidade Federal do Paraná (2008) e doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Atua como docente em cursos de licenciaturas e pós-graduação. Participa do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Paradigmas Curriculares (FORPEC) da PUC-SP trabalhando com temas como Formação docente no Ensino Superior; Diversidade Cultural e Currículo;e Inovações Curriculares no Ensino Superior. Atua no projeto de extensão "Agroecologia nas Escolas" da UFPR Litoral.

Valdo José Cavallet, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1978), mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (1988) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Aperfeiçoamento em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Pisa - Itália (1997). Atualmente é professor titular da UFPR Litoral. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, educação profissional e tecnológica, (des) envolvimento sustentável, formação de professores, formação profissional, gestão e avaliação educacional e projetos político-pedagógicos emancipatórios. Foi Pro-Reitor de Graduação da UFPR Período 2002 - 2006. Diretor da UFPR Litoral Período 2006 - 2016.

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Publicado

2020-09-28

Edição

Seção

Dossiê Temático Desafios Curriculares: Diversidade e Inovações na Contemporaneidade