FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: DESAFIOS DA DOCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p261-277

Palavras-chave:

Formação de professores, Alfabetização, Conhecimentos essenciais

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa Formação de Professores Alfabetizadores: Desafios da docência, realizada no programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com apoio da Capes. Esta investigação teve como objetivo apresentar um perfil das professoras alfabetizadoras, em exercício, em três escolas da rede municipal de São Paulo na Diretoria Regional do Butantã (DRE-BT). Os sujeitos de pesquisa foram os regentes dos 1º e 2º anos do ensino fundamental. Utilizou-se como referência Braslavsky, Ferreiro, Noffs, Soares, entre outros. A metodologia é de enfoque qualitativo com análise documental, leitura bibliográfica específica e entrevistas. Os resultados evidenciaram as lacunas existentes na formação acadêmica inicial, a necessidade de atualização constante sobre pedagogia da infância, dos saberes docentes essenciais para a sua atuação e o conhecimento do aluno.

Biografia do Autor

Neide de Aquino Noffs, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP, São Paulo, São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo Professora titular do departamento de formação docente gestão e tecnologias da Faculdade de Educação da  PUC-SP. Presidente Vitalícia da ABPP – Associação Brasileira de Psicopedagogia. Coordenadora da Comissão de Formação e Regulamentação das atividades em Psicopedagogia da ABPP.

 

Cassiana da Silva Wasilewski, Prefeitura Municipal de São Paulo, São Paulo

Cassiana da Silva Wasilewski é Mestra em Educação: Currículo na linha de pesquisa  Formação de Professores, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); especialista em Alfabetização: Relações entre Ensino-Aprendizagem pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz (ISE-Vera Cruz); graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Unifieo (FIEO). Atualmente é professora da rede municipal de São Paulo. Dedica sua carreira à pesquisa em alfabetização, currículo e ensino de alfabetização na área pública.

Referências

BRASLAVSKY, Berta P. de. Problemas e métodos no ensino da leitura. São Paulo: Melhoramentos/ Edusp, 1971.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

FERREIRO, Emilia. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Cortez, 2013.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

MARCELO GARCÍA, Carlos. A Formação de Professores para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.

NOFFS, Neide de Aquino; LIZARDO, Lilian de Assis Monteiro; SILVA, Tânia Mara de Andrade O. e. Estágio: o início da profissionalização docente. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 5, n. 1, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/616. Acesso em: 14 nov. 2020.

SANTANA, Terezinha; NOFFS, Neide. Formação Continuada de Professores: Práticas de Ensino e Transposição Didática. Curitiba: Appris, 2016.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Edição

Seção

Artigos