<strong>QUANDO AS TECLAS FALAM, AS PALAVRAS CALAM – UTILIZAÇÃO DE TELEMÓVEL E MESSENGER POR CRIANÇAS DO 5º E 6º DE ESCOLARIDADE</strong>

Autores

  • Teresa Sofia CASTRO Doutoranda do Instituto de Educação – Universidade do Minho

Palavras-chave:

Tecnologias, crianças, telemóvel, Messenger

Resumo

É verdade que, desde os primórdios da humanidade, estamos dependentes das tecnologias, mas hoje mais do que nunca isso se verifica. São exemplo disso, O telemóvel e o Messenger. Estas duas recentes e populares tecnologias de informação e comunicação da sociedade contemporânea cativaram as crianças não sendo, por isso, de estranhar o modo apaixonado como utilizam e manipulam, no quotidiano, estas tecnologias que privilegiam a escrita. Há uma nova geração, com características de mobilidade e interactividade próprias, cujo quotidiano, subordinado às novas tecnologias, assenta numa forma de comunicar, relacionar e viver ainda pouco conhecido para nós. Este artigo resulta de um estudo quantitativo realizado com crianças do 5º e 6º ano de duas escolas do distrito de Braga, no sentido de aferir como utilizam o telemóvel e o Messenger no quotidiano.

Biografia do Autor

Teresa Sofia CASTRO, Doutoranda do Instituto de Educação – Universidade do Minho

Teresa Castro, Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal, Doutoranda em Ciências da Educação - Tecnologia Educativa.