<strong>O CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR: PRINCÍPIOS EPISTEMOLÓGICOS PARA UM DESIGN CONTEMPORÂNEO</strong>

Autores

  • Veronica Gesser UNIVALI, SC.
  • Diva Spezia Ranghetti RANGHETTI, Diva Spezia Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP. Professora e Pesquisadora da UNERJ. e-mail: divar@unerj.br

Palavras-chave:

Currículo, Design, Ensino superior

Resumo

Este artigo apresenta princípios norteadores para a organização de um design contemporâneo de currículo para o Ensino Superior. Tem como objetivo problematizar os atuais modelos de organização curricular ainda dominante na escola e, em particular, no ensino superior. Que princípios são fundamentais na organização de um design curricular para a contemporaneidade, ou seja, um currículo adequado à formação humana e profissional para atuar numa sociedade em que a complexidade, a incerteza e a individualidade constituem a trama sobre a qual se desenvolve a própria vida? De qualquer modo, indicaremos princípios que tem como foco uma formação como produtora de sentido, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, humano.

Biografia do Autor

Veronica Gesser, UNIVALI, SC.

Pedagoga, Mestre em Educação pela PUC/SP, Doutora em Educação pela Florida International University, USA. Professora e Pesquisadora do PPGE, UNIVALI, SC.

Diva Spezia Ranghetti, RANGHETTI, Diva Spezia Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP. Professora e Pesquisadora da UNERJ. e-mail: divar@unerj.br

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP.RANGHETTI, Diva Spezia Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP. Professora e Pesquisadora da UNERJ.

Downloads

Edição

Seção

Artigos