<strong>FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PAULO FREIRE: UMA FILOSOFIA COMO JEITO DE SER-ESTAR E FAZER PEDAGÓGICOS</strong>

Autores

  • Maria Eliete Santiago Universidade Federal de Pernambuco
  • José Batista Neto Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

formação de professores, prática docente, pedagogia freireana, seminário.

Resumo

Este artigo procura evidenciar princípios e práticas de formação de professores na perspectiva da pedagogia Paulo Freire. A formação é abordada como campo específico da área da educação, constituída pelas dimensões da formação inicial e continuada, entendida como um continuum e estruturada por concepções, princípios, estilos e práticas. As unidades de análises e vivências que expressam esta materialidade do pensamento em Paulo Freire referem-se a: (1) formação seja ela inicial ou continuada solicita um contexto de problematização da realidade; (2) escuta como fundamento do diálogo é uma prática e também um conteúdo indispensável no processo de formação; (3) tempo é uma dimensão fundamental para a materialidade das políticas e da intencionalidade educativa; (4) relação dialógica é expressão da relação teoria-prática que traduz a concretude de uma concepção formadora. Conclui-se com as evidências da prática docente freireana construída através da vivência do Seminário como um dispositivo pedagógico.

Biografia do Autor

Maria Eliete Santiago, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciências da Educação pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne, França Docente do Programa de Pós graduação da UFPE

José Batista Neto, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciências da Educação pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne, França Docente do Programa de Pós graduação em Educação da UFPE