<strong>IMPLICAÇÕES DAS INOVAÇÕES CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA</strong>

Autores

  • Mônica Piccione Gomes Rios Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Ortenila Sopelsa Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Palavras-chave:

currículo, inovação, formação de professores

Resumo

As mudanças na sociedade necessitam que sejam realizadas inovações curriculares, visando às aprendizagens e à construção da cidadania participativa. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar as inovações curriculares do Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) que resultam em mudanças no processo de formação dos professores da educação básica com potencial para práticas pedagógicas inovadoras, com vistas à melhoria da qualidade sociocultural da educação. A pesquisa, com abordagem qualitativa, teve como instrumentos e técnicas de coleta de dados a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, o questionário misto e o grupo focal, tendo como sujeitos da pesquisa os docentes que atuam no Curso. Ao conceder voz aos docentes, quanto às inovações de práticas curriculares, estes têm a oportunidade de refletir sobre o seu próprio trabalho. Nessa direção, esta pesquisa assumiu um caráter formativo, suscitando práticas inovadoras e instigando os docentes a repensarem as vivências cotidianas na sala de aula e no Curso de Pedagogia. A análise dos dados tornou possível evidenciar que há um compromisso com a inovação curricular explicitado no Projeto Pedagógico do Curso e declarado na voz dos docentes, porém há possibilidades e limites decorrentes da realidade para que as inovações sejam efetivadas, com o intuito de incidir na prática pedagógica dos professores que atuam na educação básica.

Biografia do Autor

Mônica Piccione Gomes Rios, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Doutora em Educação: Currículo pela PUCSP Docente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc. Consultora na área de avaliação educacional. E-mail: monica.rios@unoesc.edu.br.

Ortenila Sopelsa, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1986), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002). Atualmente é professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc. Atua como Professora do Mestrado em Educação; na graduação com as disciplinas de Metodologia da Pesquisa, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia Infantil, Psicologia das Artes, Metodologia do Ensino de Ciências e Teoria e Metodologia da Educação Infantil II. No Lato Sensu trabalha as disciplinas de Metodologia da Pesquisa e do Ensino Superior. Possui experiência na área de construção do Projeto Político Pedagógico. Ministra palestras nas áreas do Ensino e da Aprendizagem, Formação Continuada de Professores, Formação de Professores, Relações Interpessoais na Educação.

Downloads

Publicado

2013-04-30

Edição

Seção

Artigos