<strong>AVALIAÇÃO DO PROGRAMA “UM COMPUTADOR POR ALUNO” (PROUCA): UMA PROPOSTA INOVADORA EM POLÍTICAS PÚBLICAS</strong>

Autores

  • Isabel Franchi Cappelletti PUC-SP

Palavras-chave:

PROUCA – Avaliação – Teoria Crítica

Resumo

O presente artigo visa compartilhar as reflexões sobre a proposta de avaliação do Programa “Um computador por aluno” (PROUCA). A autora participou da elaboração da referida proposta como membro do Grupo de Trabalho de Avaliação com mais três especialistas designados pelo MEC/ SEED. Explicita os objetivos, princípios e grupos de trabalho que participaram da elaboração e implementação do PROUCA, situando o processo de avaliação no contexto do Programa. Discute as principais tendências internacionais em avaliação de programas explicitando, discutindo e justificando as que foram incorporadas na proposta de avaliação. Reflete sobre a opção epistemológica feita, analisando seus pressupostos como situados na teoria crítica, vinculando a concepção de avaliação na racionalidade emancipatória. Explicita o desafio de adotar, na complexidade e abrangência do PROUCA, uma concepção de avaliação crítica e transformadora e a necessária coerência na proposição de estratégias, procedimentos e instrumentos. Termina fazendo observações, ainda que iniciais, das possibilidades da proposta de avaliação do PROUCA estar no caminho da inovação em avaliação de políticas públicas na área da educação.

Biografia do Autor

Isabel Franchi Cappelletti, PUC-SP

Doutorado em doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana pela USP Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUCSP

Downloads

Publicado

2012-04-02

Edição

Seção

Artigos