https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/feedRevista e-Curriculum2024-06-20T10:35:27-03:00Antonio Chizzottiecurriculum@pucsp.brOpen Journal Systems<p><strong>Ano de criação</strong>: 2005</p> <p><strong>Área do conhecimento</strong>: Educação</p> <p><strong>Qualis Periódicos - Quadriênio 2017-2020</strong>: A2 </p> <p><strong>Periodicidade</strong>: Submissão e publicação de fluxo contínuo</p> <p><strong>ISSN</strong>: 1809-3876</p>https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/59045Uma (outra) narrativa sobre o currículo2023-08-17T16:09:28-03:00Ana Isabel Moreiraana_m0reira@hotmail.com<p>Resenha do texto original: DUARTE, Pedro. <strong>Pensar o desenvolvimento curricular:</strong> uma reflexão centrada no ensino. Porto: Politécnico do Porto/Escola Superior de Educação, 2021.</p>2024-05-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/60406Perspectivas freireanas no Currículo de Ciências2024-05-05T16:11:31-03:00Luiz Carlos Marinho de Araújomarinhoaluiz1@gmail.comLourdes Aparecida Della Justinalourdesjustina@gmail.comMarco Antonio Batista Carvalhomarcoab_carvalho@gmail.com<p>A inserção do professor de Ciências em formações permanentes tem se apresentado propícia à superação do silenciamento presente no ensino de Ciências. Neste estudo, objetiva-se ampliar as discussões acerca do currículo para o ensino de Ciências, ancorando-nos na epistemologia freireana a partir da alfabetização didático-científica do professor de Ciências do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. O estudo qualitativo adotou a investigação-ação como metodologia e os instrumentos: dinâmica e discursos dos docentes participantes da pesquisa. Os dados foram examinados pela Análise do Discurso Freireana. Por resultado, constatamos a presença das visões de currículo: simplista e ampliada. Mediante um olhar ampliado, evidenciaram-se três perspectivas freireanas: diálogo, criticidade e contexto. Identificamos ainda a necessidade de formação permanente para os professores de Ciências que abarque os campos do currículo e da alfabetização didático-científica.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61329Educação do Campo, ensino de matemática e pandemia2023-07-25T15:31:33-03:00Carlos Alberto Gaia Assunçãocarlosgaia04@hotmail.comVeracy dos Santos Limaveracy102030@gmail.com<p>Este trabalho traz resultados de uma pesquisa realizada em uma Escola do Campo. Do tipo qualitativa com característica da pesquisa-ação, tem-se o objetivo de discutir impactos da pandemia no ensino e na aprendizagem de matemática. Em observações derivadas de uma pesquisa socioeducacional/estágio docência em Educação do Campo, notamos que os alunos apresentavam dificuldades em determinadas tarefas solicitadas pelo professor, fossem orais, escritas no quadro ou no caderno. Mediante diálogos com os sujeitos e observação nos cadernos de atividades, percebemos a problemática e propomos a realização de atividades didáticas. Os dados apontam desafios sobre o ensino e a aprendizagem e reflexões de possíveis impactos socioeducacionais em escolas do campo: descortinação da elevação da desigualdade social em razão da dificuldade de acessibilidade dos alunos às componentes curriculares.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61477Nexos entre Educação e Tecnologia no Ensino Remoto Emergencial2023-07-18T15:56:49-03:00Bianca Stela Luiz e Silveirabianca.sl.silveira@gmail.comRoselaine Riparoselaineripa@gmail.com<p>Este trabalho tem como objetivo analisar as implicações do ensino remoto emergencial sobre o processo formativo de crianças na rede pública de ensino, tendo em vista a relação entre educação e tecnologia no contexto histórico vigente. Para tanto, foi realizado um estudo de caso por meio de entrevistas semiestruturadas, concedidas por quatro professoras que atuaram no primeiro e no segundo ano do Ensino Fundamental ao longo de 2020. A partir do referencial teórico-metodológico da Teoria Crítica da Sociedade, é possível considerar que os prejuízos decorrentes da pandemia de Covid-19 não se caracterizam como um fenômeno isolado, tampouco restrito ao contexto do ensino remoto emergencial, mas se constituem como reflexo de um movimento imanente ao quadro histórico e estrutural que fundamenta a sociedade administrada pelo capitalismo tardio.</p>2024-05-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61666Comunidades de jogos digitais2023-06-19T14:02:10-03:00Cláudia Regina de Britocrdebrito@gmail.comDaniela Karine Ramosdadaniela@gmail.com<p>Este estudo tem objetivo de mapear como se organizam e pactuam-se as regras de convivência nas comunidades virtuais de jogadores, considerando fatores identitários, aprendizagens e partilhas. Realizou-se uma revisão de literatura integrativa que resultou em 509 trabalhos. Após análise pautada nos critérios de inclusão e exclusão, procedeu-se a análise de 3 trabalhos. Os resultados apontam que as comunidades se organizam e se identificam por afinidade e interesses, pelo esforço e tempo dedicados, aprendem colaborativamente, compartilham experiências, podem mover-se com criatividade na busca de soluções e seus participantes podem deixar de ser meros consumidores para tornarem-se produtores de artefatos para os jogos. Conclui-se que muitas formas de aprendizagem ocorrem nessas comunidades e que as formas de organização podem ser integradas ao currículo e inspirar práticas pedagógicas.</p>2024-05-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61595Novos Ha(bit)ares Pedagógicos2023-07-25T15:08:58-03:00Aline Patrícia Sobral dos Santosaline.filo.edu@gmail.comFabia Magali Santos Vieirafabia.magali@unimontes.brJoão Augusto Mattar Netojoaomattar@gmail.comMarcelo de Miranda Lacerdamarcelo.miranda@ifnmg.edu.br<p>Este trabalho objetivou explorar a relação entre os conceitos de Cidadania Digital, Educação OnLife e Habitar Híbrido, à luz das competências digitais, visando a compreensão de mudanças estruturais e paradigmáticas que vêm se tornando realidade no século XXI, em nível epistemológico e curricular. Por meio de um estudo bibliográfico, discutimos implicações teóricas e práticas desses conceitos, considerando uma perspectiva de educação ligada à vida e apresentando as competências digitais docentes necessárias para o contexto em tela. Refletimos também sob o viés epistemológico de Paulo Freire para problematizar novos caminhos para a educação. O estudo contribui para a compreensão de um cenário de inovação curricular em rápido processo evolutivo, cuja tecnologia não deve mais ser vista como ferramenta ou método, mas como uma força ambiental, natural e intrínseca aos processos educativos.</p>2024-05-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61377Análise das Legislações Curriculares de Formação Inicial de Professores na Perspectiva do TPACK2023-06-26T19:05:56-03:00Francisco Nunes Pessoafnpessoa19@gmail.comMonica Fürkottermonicaf@unoeste.brSidinei de Oliveira Sousasidinei@unoeste.br<p>O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) é um desafio para professores que buscam adaptar sua prática às mudanças provocadas pelas tecnologias. Diante disso, este artigo, de abordagem qualitativa, com delineamento de pesquisa documental, tem como objetivo analisar documentos que estabelecem diretrizes curriculares nacionais e estaduais paulistas para cursos de Licenciatura acerca da formação inicial para a utilização das TDIC, na perspectiva do Conhecimento Pedagógico e Tecnológico do Conteúdo (TPACK). Como o TPACK contempla os conhecimentos necessários à prática docente com tecnologia, estudos que o abordem podem orientar a formação docente. Os resultados mostram que, entre os documentos analisados, apenas as Resoluções CNE/CP 2/2015 e 2/2019 contemplam todos os conhecimentos do TPACK, mas sem a intenção explícita de formar professores para o uso das TDIC.</p>2024-05-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/57218O desenvolvimento do Pensamento Computacional Apoiado pelo Debate de Teses2023-03-04T16:12:44-03:00Claudiane Figueiredo Ribeiroclaudianefr@id.uff.brFrancisco Xavier da Silvafrancisco.silva@ifms.edu.brSérgio Crespo Coelho da Silva Pintocrespo.sergio@gmail.comCrediné Silva de Menezescredine@gmail.com<p>O desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional é um facilitador na resolução de problemas. Um estudo envolvendo pensamento computacional e arquitetura pedagógica foi desenvolvido com alunos do Ensino Médio Técnico para verificar se usaram os pilares do pensamento computacional nas interações do <em>software</em> do Debate de Teses. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, a partir de uma oficina com sete encontros síncronos e assíncronos. A análise do conteúdo ocorreu a partir das interações no <em>software</em> do Debate de Teses. A pesquisa observou indícios do uso do pensamento computacional na composição dos textos escritos desde a argumentação inicial até sua versão final. Os resultados sinalizaram que a utilização do Debate de Teses tem potencial para apoiar o desenvolvimento do pensamento computacional de forma interdisciplinar. </p>2024-05-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/60977Ser e tornar-se professor em contexto de indução2023-09-22T22:08:34-03:00Giseli Barreto da Cruzcruz.giseli@gmail.comLetícia Oliveira Souzaleticiaoliveira.s.aufrj@gmail.comIngrid Cristina Barbosa Fernandesingridfernandes.jc@gmail.comRoberta Pereira de Paula Rodriguesbethinha4ever2@gmail.com<p>O artigo traz à discussão narrativas de professores iniciantes que participaram de uma pesquisa-formação como estratégia de indução docente. Objetivou compreender quem são esses professores, os sentidos sobre ser e tornar-se professor durante a pesquisa-formação e as relações entre ensino, pesquisa e extensão que atravessaram esse processo. Metodologicamente, se orienta pela pesquisa narrativa enquanto atividade (auto)biográfica e, teoricamente, se apoia nas ideias de Cochran-Smith (2012); Cruz e Lahtermaher (2022), Moita e Andrade (2009), entre outros. As narrativas indicaram sentidos de encontros, buscas e partilhas possibilitadas pela pesquisa-formação, bem como interligações com a realidade social, a construção do conhecimento e a relação com a universidade na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.</p>2024-05-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/56707A ambientalização curricular na formação dos profissionais de saúde2023-01-23T14:47:30-03:00Maria José de Limamariajoseorobo@gmail.comMariana Guenthermariana.guenther@upe.br<p>Os impactos ambientais afetam diretamente a saúde humana e por isso devem ser considerados na avaliação do processo saúde-doença. O objetivo do presente estudo foi investigar como os problemas ambientais estão inseridos na formação dos profissionais de saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental determinam que os sistemas de ensino promovam condições para uma educação socioambiental e sustentável. Foi realizada uma Análise de Conteúdo dos projetos pedagógicos, matrizes curriculares e ementários dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco. Com exceção deste último, os demais cursos apresentaram poucas disciplinas voltadas para questões ambientais. A reformulação curricular dos cursos da área de saúde se mostra, portanto, essencial para uma formação profissional que possibilite um melhor enfrentamento dos problemas de saúde da nossa sociedade.</p> <p> </p>2024-06-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61091A Educação do Campo como Direito Humano2023-07-28T17:59:29-03:00Gilberto Sousa Silvagilberto.sousa.060994@gmail.comEriosvaldo Lima Barbosaeriosvaldo@ufpi.edu.br<p>Este artigo visa refletir sobre os desafios e possibilidades da educação do campo e sobre as relações e contradições entre educação e trabalho num viés marxista. Os instrumentos metodológicos constituem-se sob método qualitativo, analisar dissertações e teses produzidas pela ótica do Materialismo Histórico Dialético e acessadas por meio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Além disso, as obras dialogam sobre a origem, trabalho, políticas e conceitos da educação do campo. Observamos que existem desafios, tensões e problemas quanto à Educação do Campo que ainda expressa, em muitos casos, uma educação urbanocêntrica ligada às demandas do modo de produção capitalista. Constatou-se que a própria Base Nacional Comum Curricular demonstra alinhamento ao ideário político-ideológico do capitalismo e pode levar à precarização da formação das crianças e jovens do campo.</p>2024-05-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61417A Articulação das Diversas Áreas do Conhecimento na Perspectiva da Pedagogia Socialista2023-09-13T14:49:16-03:00Marcos Oliveira Santosmarcos.oliveira@ifbaiano.edu.brLeila Pio Mororóleila.mororo@uesb.edu.br<p>Este ensaio problematiza a interdisciplinaridade na sala de aula a partir de conceitos próprios da Pedagogia Socialista, que tem como ponto de partida os fundamentos presentes na experiência soviética dos principais autores da época, como Krupskaya, Pistrak e Shulgin. Para isso, faz-se um levantamento sobre como o tema é tratado conceitualmente na educação e em alguns documentos oficiais brasileiros, buscando os consensos na sua polissemia; resgata ainda aspectos históricos que fragmentam e aglutinam os conhecimentos e determinam os saberes escolares; e, por fim, analisa a Pedagogia Socialista para se refletir sobre o tema da interdisciplinaridade. Conclui-se que, dadas a práxis da educação socialista e suas finalidades, a articulação entre as diversas áreas do conhecimento é dialeticamente espontânea e intencionalmente constituída, tendo a realidade e o trabalho como bases do ensino.</p>2024-05-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61649Ensino de Gastronomia e Territórios Híbridos2023-08-04T16:27:06-03:00Estella Marina Klein Farahestellaklein@hotmail.comJuliana Dias Rovari Cordeirojulianadiasrc@gmail.comKennedy Ramires Mangerot Ribeirokennedy111297@gmail.comMichael Baldi Maller Hermenegildomikelmaller@gmail.com<p>Este ensaio objetiva refletir sobre as práticas pedagógicas, mediadas pelas Tecnologias Digitais, de uma disciplina do curso de Gastronomia da UFRJ. Tais práticas são de caráter extensionista, sendo elaboradas em parceria com a Ong AS-PTA, como adequação às necessidades do ensino remoto durante a pandemia de Covid-19. Buscou-se promover um pensamento crítico sobre a Gastronomia, perpassando a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e a Agroecologia na formação. A imersão nos territórios híbridos – entre a sala de aula, a agricultura urbana agroecológica e as mídias sociais digitais – possibilitou uma prática pedagógica articulada com os letramentos digital e midiático. Espera-se contribuir com reflexões para um ensino de Gastronomia, que inter-relacione as problemáticas ambientais, de saúde e alimentação, a partir dos sistemas alimentares e espaço de atuação do futuro egresso.</p>2024-05-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61320Currículo Base do Território Catarinense para o Ensino Médio2023-06-15T15:39:04-03:00Tatiane Aparecida Martinitatiane.martini@gmail.comFilomena Lucia Gossler Rodrigues da Silvafilomena.silva@ifc.edu.br<p>Este artigo objetiva analisar elementos do Currículo Base do Território Catarinense para o Ensino Médio (CBTCEM) a partir da problemática: Quais as implicações do CBTCEM na precarização da formação das juventudes e do trabalho docente? Amparou-se em uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, interpretativo e analítico, empregando procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. Tem entre os referenciais teóricos Thiesen (2021) e Frigotto e Ramos (2016). Identificamos que o CBTCEM foi elaborado e aprovado de forma aligeirada, e sua composição ultraflexível reduz significativamente a Formação Geral ao ofertar itinerários formativos que, pela sua estruturação, precarizam a formação das juventudes e o trabalho docente.</p> <p class="western" align="justify"> </p>2024-05-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/60614O Currículo Base do Território Catarinense2023-09-27T09:22:39-03:00Luiz Martins JuniorLuizmartins.jr@hotmail.comKelly Cristina Onofrikellyonofri@gmail.com<p>Este artigo analisou a proposta do Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense (CBTCem), publicado em 2020, a partir dos processos de implantação, desafios e limitações. Foram utilizadas as metodologias de análises bibliográfica e documental e a unidade de análise usada foi baseada na experiência formativa vivida na escola pesquisada. O estudo adotou abordagem qualitativa e a entrevista com os docentes para geração de dados, bem como identificou que esses docentes exprimem uma resistência elevada com relação à Base Nacional Comum Curricular. Embora reconheçam que o CBTCem apresenta possibilidades de inovação curricular, afirmaram que o documento traz contradições e ambiguidades em alguns componentes curriculares. Foram constatadas as seguintes preocupações: fragilidade da estrutura física das escolas estaduais e redução da carga horária dos componentes curriculares.</p>2024-05-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61414Currículo2023-08-08T16:54:52-03:00Sandra Pottmeierpottmeyer@gmail.comMarta Helena Cúrio de Caetanomhelenacc@gmail.comCássia Ferricferri@furb.brAdriana Fischeradrfischer@furb.br<p>Este artigo busca compreender o que enunciam estudantes do primeiro ano do Novo Ensino Médio de uma escola pública catarinense sobre práticas de leitura e escrita na esfera escolar. A metodologia é a de abordagem qualitativa etnográfica, a qual analisa discursos de estudantes, na relação com o que se propõe no currículo da rede pública catarinense, com apoio de uma perspectiva dialógica da linguagem e de estudos do letramento. Os resultados apontaram que o currículo contempla a formação humana e integral. Contudo, é nos dizeres dos estudantes que as práticas de letramentos, em suportes digitais, ainda têm sido pouco desenvolvidas na escola, em parte, devido à dificuldade de acesso à internet e à pouca utilização de ferramentas digitais. Considera-se que, apesar de alguns avanços, há barreiras estruturais e de formação docente quanto ao uso de tecnologias digitais no Novo Ensino Médio.</p>2024-05-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/54663A Educação Escolar Quilombola na Amazônia2023-07-07T20:46:31-03:00Laura Belém Pereiralaura_belem@outlook.comHellen Cristina Picanço Simasindia.parintintins@gmail.com<p>Este artigo se propõe a levantar uma discussão teórica em torno da Educação Escolar Quilombola na Amazônia, objetivando uma reflexão sobre a presença negra na Amazônia, considerando sua história de lutas e conquistas e mais especificamente sobre o processo educacional desse coletivo historicamente marginalizado nessa região onde ainda há poucos estudos a respeito dessa questão. A pesquisa é bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, sendo o <em>corpus </em>de estudo formado por dados extraídos das Secretarias de Educação dos municípios do Amazonas em que há comunidade quilombola. Concluímos que, embora existam leis que beneficiem a Educação Quilombola na Educação Básica, ainda resta um longo caminho a percorrer para que se possa de fato implementar um currículo que ofereça uma educação diferenciada, que fortaleça a identidade quilombola.</p>2024-04-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/54185Professores/as Negros/as na Educação2023-01-19T11:05:54-03:00Rosângela Pereira de Oliveiraesquilo.clio@gmail.comShirley Souzashirley-hisjor@hotmail.com<p>Este ensaio apresenta uma revisão de literatura, analisa dados estatísticos e a formação de professore/as em seu processo de autorreconhecimento positivo, como negros e negras no enfrentamento de preconceitos, discriminações e exclusões no espaço escolar. O texto principia por uma digressão histórica sobre a constituição da identidade docente e o processo de reconhecimento de sua profissão a partir de pesquisas sobre o perfil de licenciandas/os e licenciadas/os proveniente dos Relatórios de Síntese de Área do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade, 2017). O segundo ponto diz respeito à identidade negra na formação docente e seu reconhecimento identitário para promover a educação antirracista no currículo e, sob a perspectiva do multiculturalismo, possibilitar o combate a preconceitos e discriminações.</p>2024-05-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/59683Interseccionalidade e as Mulheres Negras2023-03-04T15:29:18-03:00Janaize Batalha Nevesjanabneves@hotmail.comLiana Barcelos Portolianabarcelosporto@gmail.comFrancisco Muenzer Soareschico.muenzer@gmail.comRodrigo da Silva Vitalrodrigosvital@yahoo.com.br<p>Este artigo tem como objetivo problematizar as interseções que atravessam as mulheres negras na pós-graduação. Para isso, articulamos as narrativas como instrumento metodológico: as reflexões e as inquietações de uma mulher negra quilombola, Profa. Dra. Rosinalda Olaséní Corrêa da Silva Simoni. Ademais, propomos um diálogo com a produção de intelectuais negras, tendo o aporte decolonial como ferramenta de compreensão e visibilização das lutas contra a colonialidade. Procuramos, assim, identificar e compreender quais as táticas para (re)existir, em meio às opressões de uma sociedade racista, sexista e patriarcal. Sugerimos, ao longo do trabalho, uma introdução ao pensamento decolonial, na medida em que os problemas estruturais da sociedade são abordados e se percebe a necessidade de trilhar um caminho de resistência e luta com o intuito de romper com os padrões herdados pelo colonialismo.</p> <p> </p>2024-05-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/54348Currículo de formação inicial de professores do campo2023-07-23T18:18:59-03:00Tânia Rezende Machadotaniaufac@gmail.com<p>Este estudo pesquisa quais concepções de currículo orientam a produção científica sobre formação inicial de professores do campo. Trata-se de um Estado da Arte com 87 artigos acadêmicos publicados em periódicos Capes, entre 2010 e 2020, com análise de 12. Fundamentam-se, prioritariamente, no Materialismo Histórico-Dialético, devido à coerência teórica e epistemológica com os princípios da Educação do Campo. Em menor proporção, transitam por concepções advindas dos Estudos Culturais, da Matemática Crítica e do Pensamento Decolonial. Os estudos fundamentados em concepções descolonizadoras de currículo e Educação do Campo não ocupam espaço adequado nas produções acadêmicas, no formato de artigos. Cabem esforços para uma produção acadêmica que reconheça o valor da ciência aliada à busca por justiça social, igualdade e liberdade.</p>2024-04-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/54248A Práxis na Construção de um Projeto Político Pedagógico Freireano2023-06-01T20:54:59-03:00Josenilda Assunção Limanilda-lima@hotmail.comJefferson da Silva Santosthomasjefferson_br@hotmail.comAna Paula Solinoana.bastos@delmiro.ufal.brSimoni Tormohlen Gehlenstgehlen@gmail.com<p>Neste estudo, foram analisadas as dimensões da práxis criadora e reflexiva na elaboração de um Projeto Político Pedagógico (PPP) pautado pela perspectiva freireana. Para tanto, foi realizado um curso de formação de educadoras, envolvendo a comunidade local e escolar do município, com foco na obtenção de Temas Geradores. As informações, obtidas por meio de videogravações dos encontros com moradores e educadoras, foram examinadas mediante a análise textual discursiva, com base nas categorias: a) A práxis reflexiva no processo de compreensão das demandas da comunidade do Iguape; b) A práxis criadora no trabalho coletivo de construção do PPP da Escola Padre Giuseppe Bonomi. Destaca-se que a práxis reflexiva e a criadora são indissociáveis em um PPP humanizador, pois estão relacionadas ao desenvolvimento da consciência dos sujeitos e à dialeticidade do trabalho coletivo entre escola e comunidade na superação de demandas locais.</p>2024-05-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/54284Algumas Reflexões sobre os Desafios do Proeja na Perspectiva da Educação Inclusiva a partir de um Projeto Pedagógico de Curso2022-05-04T16:46:00-03:00Kerén Talita Silva Mironkeren.talita@gmail.comChris Royes Schardosimchris.schardosim@ifc.edu.br<p>Este trabalho tem o objetivo de refletir se o Projeto Pedagógico de Curso do Proeja, ofertado no Instituto Federal Catarinense (IFC) <em>Campus</em> Camboriú, enquadra-se ou não em uma proposta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva da Educação Inclusiva. Nesse sentido, a compreensão dos dados fundamenta-se nos pressupostos da abordagem qualitativa (Chizzotti, 2011) e na base técnico-metodológica da análise documental (Gil, 2002). Autores como Silva (2000), Contini (2008) e Ropoli <em>et al.</em> (2010) auxiliam-nos nas reflexões sobre essa temática. Os resultados mostram que o documento apresenta um movimento em favor do cumprimento das políticas de inclusão, mas precisa avançar em questões sobre as práticas e estratégias de ensino-aprendizagem dentro das proposições da Educação Inclusiva.</p>2024-04-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/59193A relação entre Educação Física escolar e Inclusão2023-05-10T09:32:29-03:00Luan Gonçalves Jucáluanjucaedf@gmail.comDaniel Teixeira Maldonadodanieltmaldonado@yahoo.com.br<p>Este estudo objetivou analisar a produção acadêmica de teses e dissertações sobre Educação Física escolar e inclusão, produzidas no cenário nacional, por conta da relevância dessa problemática para a organização de uma prática político-pedagógica equitativa nas aulas do componente curricular. Foi realizada uma revisão integrativa utilizando-se do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, sendo identificadas 73 produções. O material empírico foi submetido à análise temática. Os resultados alcançados possibilitaram constatar os diferentes currículos da Educação Física e o processo de inclusão/exclusão dos(as) estudantes com deficiência; as intervenções didático-metodológicas criadas pelos(as) professores(as) para inclusão dos(as) estudantes com deficiência; bem como compreender o processo de formação continuada de professores(as) de Educação Física na perspectiva inclusiva.</p>2024-05-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/56098Plano de Convivência Escolar2023-05-11T16:32:29-03:00Claudio Eduardo Resende Alvescadupbh@gmail.comMaria do Carmo Sousamadupsi02@gmail.comMagner Miranda de Souzamagnermiranda@outlook.com<p>Este artigo tem como objetivo refletir sobre a experiência de desenvolvimento do Plano de Convivência Escolar em uma escola municipal de Belo Horizonte/MG. O texto discute possibilidades educativas com as/os adolescentes pelo viés da Psicologia Sócio-Histórica em interface com os estudos pós-críticos de currículo. Por meio de uma metodologia dialógica e participativa, são problematizadas quatro ações desenvolvidas na escola, destacando os desafios da rotina escolar e as demandas docentes e discentes. Os resultados evidenciaram a potência do Plano como uma alternativa pedagógica no encontro dialógico com a diversidade e a alteridade no currículo. O estudo aponta a escuta qualificada, o reconhecimento das diferenças, a ocupação dos espaços da escola e a reflexão sobre o fazer docente como elementos fundamentais na elaboração de um Plano de Convivência Escolar que se pretenda democrático.</p>2024-04-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/57155Base Nacional Comum Curricular e currículo por áreas do conhecimento2023-03-04T07:23:45-03:00Hermes Talles dos Santos Brunierihermao87@gmail.com<p>A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento oficial para Educação Básica brasileira, principalmente neste primeiro quartel do século XXI, em que tantas mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas ocorreram no Brasil e no mundo. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo refletir sobre possíveis motivações e implicações da organização curricular por áreas do conhecimento na Educação Básica. Para isso, emprega-se uma pesquisa qualitativa e documental e, partindo de uma perspectiva histórica, retoma-se o conceito de currículo, suas conformações e como as áreas de conhecimento vêm sendo propostas desde os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de modo a se analisar a organização curricular da BNCC por área do conhecimento já no Ensino Fundamental e suas possíveis motivações e impactos no ensino. Conclui-se que, de modo geral, a organização curricular por área do conhecimento na BNCC segue documentos oficiais anteriores e não apresenta orientações didáticas sobre como realizar trabalhos que integrem os componentes curriculares.</p>2024-04-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/59289O Discurso da Adaptação ao “Novo Espírito do Neoliberalismo” na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio2023-07-21T10:42:38-03:00Clara Chaves Marques Fariaclaracmfaria@gmail.comSayonara de Amorim Gonçalves Lealsayoleal@gmail.com<p>A atual Reforma do Ensino Médio, aprovada pela Lei 13.415/2017, representa uma mudança estrutural da educação pública brasileira e se insere em um horizonte mais amplo de reformas adaptadas ao “novo espírito do neoliberalismo”, entendido como racionalidade preponderante da fase atual do capitalismo. Buscamos investigar as afinidades entre o discurso da reforma de 2017, em especial na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, e a construção de uma subjetividade neoliberal na formação escolar. Apoiadas no método da Análise de Discurso, ancoramo-nos nas noções de “projeto de vida” e de “empreendedorismo” para analisar três recortes da Base, nos quais destacamos os pilares para uma pedagogia da adaptação do sujeito à máxima do “empreendedor de si”.</p>2024-05-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/59219Os desafios da construção do currículo para nativos digitais na educação básica contemporânea2023-07-21T10:33:25-03:00Paulo Roberto Dalla Vallepaulodallavalle@unochapeco.edu.brJacinta Lucia Rizzi Marcomjacinta.marcom@ifsc.edu.brAna Paula Teixeira Portoanapaula@uri.edu.br<p>Este artigo analisa desafios relacionados à construção do currículo para nativos digitais, estabelecendo intersecções com práticas pedagógicas e a cultura digital. A questão central é: como fundamentar a construção de currículos para instituições escolares contemporâneas diante da presença de alunos nativos digitais e das tecnologias digitais? Para tanto, empreendemos uma discussão teórico-crítica, fundamentada em uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. A partir do processo analítico-interpretativo, inferimos que conceber um currículo para a escola na era digital implica compreender as mudanças do aprender do nativo digital; articular orientações da Base Nacional Curricular Comum com demandas e flexibilizações regionais; estabelecer uma concepção de currículo adequada à contemporaneidade, e inserir a cultura digital de modo transversal entre os componentes curriculares.</p>2024-05-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61192Redes sociais e a divulgação científica na perspectiva dos alunos de graduação em Direito2023-06-27T17:33:16-03:00Vanessa Andriani Mariavanessamariaadvs@gmail.comCristiane de Magalhães Portocrismporto@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo compreender as percepções dos discentes de graduação em Direito sobre a temática de divulgação científica (DC) e sua utilização como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem. Baseia-se em uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo quanto aos procedimentos e do tipo estudo de caso para verificar o comportamento dos discentes em relação à DC. Como instrumentos de coleta de dados foi utilizado o levantamento bibliográfico e aplicação de questionários on-line pelo Google Forms, os quais foram posteriormente analisados e organizados segundo o método de análise de conteúdo de Bardin (2011). A pesquisa aponta que o uso das redes sociais pode amplificar a informação científica quando utilizada para a divulgação científica, independentemente da segmentação da rede.</p>2024-05-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/55766Aprendizagem em fóruns da internet2024-04-03T20:27:47-03:00Eduardo S. Junqueiraeduardoj@virtual.ufc.brDiego Linhares Cruz Tabosa Barrosodiegolimd3@gmail.com<p class="Standard" style="margin-bottom: 0cm; text-align: justify;"><span style="font-size: 11.0pt;">O estudo investigou práticas de usuários de fóruns da internet na plataforma Reddit para compreender a natureza das interações nas trocas de mensagens. A partir do referencial da aprendizagem social como uma prática cultural, procedeu-se a uma análise para categorizar e compreender os tipos de mensagens e suas relações com a cultura dos fóruns e o desenvolvimento de novos conhecimentos. Para a codificação, foram utilizados três sistemas de classificação que resultaram em duas tipologias: mensagens típicas de fóruns, nem sempre associadas às temáticas, contendo piadas e memes, alinhadas a características do Reddit. E mensagens mais densas, relacionadas às temáticas, contendo trocas de informações e debates. A análise demonstrou um imbricamento entre a expansão de conhecimentos sobre temas abordados e o desenvolvimento de laços sociais típicos dos fóruns da internet, indicando a ocorrência da aprendizagem social.</span></p>2024-05-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/57338Memes como Proposição de Autoria, Interlocução e Colaboração em Rede2022-09-06T06:48:43-03:00Wallace Carriço de Almeidawallace.almeida@me.comRosemary dos Santosrose.brisaerc@gmail.comMirian Amaralamaral3378@gmail.com<p>Neste artigo, inspirado em pesquisa realizada em uma universidade pública e em discussões em nossos grupos de pesquisa, objetivamos compreender como os memes potencializam autorias<strong>, </strong>interlocuções e colaborações acerca das relações sociais, políticas e culturais, na educação <em>online</em>. Para isso, adotamos como metodologia a bricolagem da ciberpesquisa-formação (Santos, 2019) à multirreferencialidade (Ardoino, 1998) e à abordagem das pesquisas com os cotidianos (Certeau, 2013), o que propiciou a emergência de narrativas autorais - textuais, sonoras e imagéticas, em diferentes formatos e linguagens, na produção crítica de memes voltados às práticas dos alunos, reveladora de seus dilemas e promotora de novos contextos de aprendizagem significativa.</p>2024-05-09T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/55652Recursos Educacionais Abertos e o Desafio do (Des)Conhecimento2023-07-07T13:01:10-03:00Jardel Lucas Garciajardelgarcia.ti@gmail.comAna Maria de Jesus Ferreira Nobreana.nobre@uab.pt<p>O movimento da Educação Aberta e os Recursos Educacionais Abertos (REA) vêm sendo cada vez mais discutidos. No entanto, ainda enfrentam muitos desafios na promoção do aculturamento necessário para sua efetiva adoção. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho consiste em discutir um dos desafios apontados como a causa raiz da lenta popularização dos REA: o desconhecimento sobre eles. Por meio de uma pesquisa quantitativa e qualitativa aplicada em um cenário constituído, em sua maior parte, por professores da educação básica no Brasil, constatou-se um baixo nível de conhecimento nas principais competências necessárias para compreender e trabalhar com REA: definir, identificar e saber como e onde encontrá-los. Tais resultados, que corroboram outros amplos estudos, apontam para a necessidade de formulação de políticas públicas e ações de incentivo para compreender a filosofia da abertura.</p>2024-04-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61546Tecnologias digitais e currículo nas escolas públicas da região Oeste de Santa Catarina2023-04-25T14:53:14-03:00Odilon Luiz Poliodilon@unochapeco.edu.brAnderson Luiz Tedescoanderson.tedesco@unoesc.edu.brEdson Cecchettiedson@unochapeco.edu.brKariane Batistellokariane.b@unochapeco.edu.br<p>Este artigo teve como objetivo analisar as condições de integração das tecnologias digitais ao currículo das escolas públicas da Associação dos Municípios do Oeste Catarinense (AMOSC). O problema expressa-se da seguinte forma: Como se caracterizam as condições de integração das tecnologias digitais ao currículo das escolas públicas no Oeste Catarinense? Adotaram-se, nos procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa a partir de Almeida e Valente (2011), Di Felice (2020), Kenski (2007), Lévy (1999), Schlemmer <em>et al. </em>(2021) e Scherer e Brito (2020). Os resultados de três estudos e uma pesquisa em andamento indicaram condições de precariedade e (des)integração entre currículo e tecnologias digitais das escolas públicas. Conclui-se que há a necessidade de implementação de políticas educacionais de formação inicial e continuada de professores para atuação nas escolas públicas do Oeste Catarinense.</p>2024-05-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/55756Formação no Bacharelado Público em Gastronomia perante a Ameaça à Soberania Alimentar e o Agravamento da Insegurança Alimentar no Brasil2022-09-28T10:09:07-03:00Barbara Cassetari Sugizakibarbara.sugizaki@hotmail.comBeatriz Helena Peixoto Brandãobeatrizhpb@gmail.comMaria Rita Marques de Oliveiramaria-rita.oliveira@unesp.br<p>O Brasil vivencia hoje uma séria ameaça à soberania alimentar e um crítico agravamento da insegurança alimentar. Tendo em vista essa conjuntura, temos como objetivo compreender como a comunidade acadêmica dos bacharelados públicos em Gastronomia no Brasil compreende a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) em seus currículos, bem como quais seus anseios diante desse cenário. Foram realizadas entrevistas qualitativas com docentes, discentes e egressos. Observa-se que, sobretudo na dimensão do ensino, as atividades de SSAN foram entendidas como rasas nos currículos, enquanto as atividades extensionistas apresentaram muitas de suas práticas associadas à temática de SSAN. Entretanto, notou-se que uma aproximação efetiva entre Gastronomia e SSAN depende da redefinição do conceito e epistemologia da Gastronomia.</p>2024-04-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/59667Ler, escrever e conversar2023-03-04T13:13:21-03:00Clarissa Nicolaiewskyclarissanicolaiewsky@gmail.com<p>O artigo propõe pensar a formação docente a partir de três movimentos: ler, escrever e conversar. Para isso, serão compartilhadas experiências vividas em 2022 com licenciandas de pedagogia. A partilha no início e fim de cada aula, de materiais artísticos (poesias, músicas, crônicas, livros infantis etc.), tem produzido um ambiente de leveza que favorece a presença e participação das estudantes, além de sensibilizá-las a lançarem olhares outros para si e para o mundo. A escolha cuidadosa dos textos a serem discutidos e das propostas de escrita partem da aposta de que vivenciar a sala de aula universitária como um espaço dialógico, em que sejam oferecidas práticas de leitura significativas e de uma escrita encarnada, possa trazer reverberações no que elas produzirão nas escolas. As narrativas e escritas produzidas pelas licenciandas, e compartilhadas no presente texto, apontam nessa direção.</p>2024-05-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/54200Estágio com Pesquisa2023-04-03T11:08:33-03:00Jordana Maria Lopesjordana.maria.lopes0@gmail.comLeila Inês Follmann Freireleilafreire@uepg.br<p>Esta investigação apresenta uma revisão bibliográfica que destaca os obstáculos e as convergências para duas modalidades de pesquisa que podem ser adotadas no estágio com pesquisa. Busca-se responder: Quais os obstáculos e as convergências do estágio com pesquisa em cursos de licenciatura em Química, considerando as modalidades ‘pesquisa sobre a própria prática’ e ‘pesquisa-ação’? No estágio com pesquisa, evidenciaram-se como principais obstáculos as lacunas na formação didático-pedagógica e a racionalidade técnica que ainda pauta o estágio e, nas convergências, apresentaram-se a construção da identidade docente e o protagonismo do licenciando. As modalidades de pesquisa se aproximam no que tange à promoção da reflexão e apontam como obstáculo comum carências nos cursos de formação de professores, indicando eixos que precisam receber mais atenção das instituições formadoras.</p>2024-05-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/59602Psicólogas/os para atender demandas2023-05-03T10:24:46-03:00Tamires Brandão de Siqueira e Brandãobrandao.tamires@gmail.comWedna Cristina Marinho Galindowedna.galindo@ufpe.br<p>A pesquisa discute sobre a formação de psicólogas/os para o Sistema Único de Saúde (SUS) por parte de instituições privadas de ensino superior em Pernambuco. O material da investigação é constituído por Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de cinco instituições da Região Metropolitana do Recife. A Análise Crítica do Discurso fundamenta o trabalho analítico dos Projetos que envolveu: identificação de trechos dos PPC a partir das palavras SUS, sistema, saúde, políticas; ordenamento dos trechos conforme critérios analíticos; discussão. A formação em Psicologia é marcada pela lógica de mercado, inclusive com compromisso de atender demandas. Discute-se a presença da ideologia neoliberal na formação, segundo a qual a saúde é uma mercadoria e não um direito fundamental.</p>2024-04-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/59084Para além dos silêncios curriculares da colonialidade2023-08-07T14:08:38-03:00Ruth Pavanruth@ucdb.brSirley Lizott Tedeschitedeschi@uems.br<p>O artigo objetiva mostrar que, apesar de a colonialidade ser forte nos currículos, ela está sendo questionada em diferentes espaços, inclusive nos currículos de formação de professores. Para tal propósito, aproximamo-nos do campo teórico dos estudos decoloniais, que, ao mesmo tempo em que critica o processo de construção e imposição da colonialidade, traz possiblidades de ruptura. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com acadêmicos de diferentes licenciaturas de uma universidade da região centro-oeste do país. Pela análise qualitativa efetuada, conclui-se que a presença de sujeitos de diversos movimentos e grupos culturais trouxe, para dentro dos currículos, discussões que vão questionando a colonialidade, com destaque para a lógica da universalidade, o desejo de uniformidade e a lógica da produção dos estereótipos.</p> <p> </p>2024-03-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/49642Educação Matemática “de” Indígenas2023-07-27T18:55:48-03:00Lygianne Batista Vieiralygivieira@gmail.comGeraldo Eustáquio Moreirageust2007@gmail.com<p>A matemática escolar e acadêmica, no contexto da educação de indígenas, apresenta organização curricular subordinada à lógica ocidental, colonizada e homogeneizada. Diante disso, refletimos sobre os desafios curriculares e pedagógicos do ensino da matemática de estudantes indígenas e propomos um diálogo com aproximações de uma Educação Matemática “de” indígenas. Este texto é um ensaio teórico, do tipo exploratório, oriundo do estudo da literatura referente, principalmente, aos constructos da etnomatemática e matemática para a justiça social. Mais do que promover o acesso dos/as estudantes indígenas à educação, é preciso reconhecer estruturas sociais que impedem sua participação ativa, como a superação do currículo etnocentrado. Compreendemos que a equidade só será alcançada quando atitudes e práticas pedagógicas decoloniais, em relação ao conhecimento matemático, se fizerem presentes.</p>2024-03-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/55617Educação contextualizada2023-02-09T10:39:14-03:00Mirian Raquel do Nascimento Fernandesmirian-raquel@hotmail.comJoaquim Branco de Oliveirajoaquimbranco@ifce.edu.brAntônio Roberto Xavierroberto@unilab.edu.br<p style="margin: 0cm; text-align: justify; tab-stops: 91.0pt;"><span style="font-size: 11.0pt; color: black; background: white;">Este artigo objetivou identificar os principais problemas e potencialidades na utilização da educação contextualizada na escola Antônio José de Melo, em Jucás, estado do Ceará. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualiquantitativa com emprego de questionário semiestruturado e entrevistas para coleta de dados e informações. Como técnicas de análise, empregaram-se a análise do conteúdo e a do discurso a partir de três matrizes: educação, meio ambiente e sociedade; educação e discente; e educação e docente. </span><span style="font-size: 11.0pt; color: black;">Os resultados apontaram que as matrizes educação, meio ambiente e sociedade; e educação e discente apresentam quatro problemas. Quanto à matriz educação e docente, alega um montante de sete problemas</span><span style="font-size: 11.0pt; color: black;">. <span style="background: white;">Em conclusão, a pesquisa mostra que a maior quantidade de problemas que influencia o processo de ensino-aprendizagem advém da matriz educação e docente.</span></span></p>2024-04-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/53424Políticas educacionais na realidade brasileira pós-BNCC2023-02-15T15:56:55-03:00Maria Carolina Miessemariamiesse@hotmail.comLeonardo Cordeiro de Queirozleonnardoq@gmail.comFrancielli Ferreira da Rocha Romerofranciellirocha13@gmail.comVânia de Fátima Matias de Souzavfmatias@gmail.com<p>Este artigo objetiva analisar a produção científica com ênfase na relação entre qualidade na educação e formação integral nas políticas educacionais brasileiras entre 2017 e 2020, disseminada nos periódicos de Educação, por meio dos pressupostos da revisão integrativa. Utilizou-se das bases de dados: <em>Portal de</em> <em>Periódicos da Capes</em>, <em>Google Acadêmico, Edubase</em>, <em>Scielo, Scopus</em> e <em>PEDro</em>, adotando os descritores: “Qualidade na educação” <em>and</em> “Formação Integral” <em>and</em> “BNCC”. A seleção resultou em um n. amostral de 356 artigos, dos quais foram selecionados 18. Os dados foram analisados e categorizados a partir dos pressupostos da análise de conteúdo de Richardson (2017). Os resultados demonstraram que a qualidade educacional defendida prioriza o tempo de permanência na escola e a melhoria dos resultados nas avaliações, visando à preparação ao mercado e não uma formação integral dos sujeitos.</p>2024-03-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/51285Educação Corporativa2023-09-15T18:21:12-03:00Cristina Santos Novaescvsnovaes@uesc.brJosefa Sônia Fonsecasoniafonseca19@gmail.com<p>O presente artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Educação, tendo como problema: “Como se dá a contribuição da formação continuada desenvolvida no setor público baiano por meio da Educação Corporativa (EC)? O objetivo geral do estudo foi analisar a influência da EC sobre a modernização das atividades produzidas nos órgãos públicos, com a adoção da Lei de Instrutoria Interna, embasando a fundamentação teórica nos autores Meister (2005), Eboli (2014), Banov (2013), Rebouças (2014), Freire (1996) e em documentos oficiais que regulamentam a EC no Estado. O percurso metodológico caracteriza-se como um trabalho de caráter descritivo e qualitativo, com base na revisão bibliográfica, com o procedimento de um estudo de caso. Os principais resultados foram: apresentação de uma reflexão acerca da gestão de pessoas no Estado da Bahia; conhecimento mais sistemático da Lei de Instrutoria Interna e os teóricos que dão suporte pedagógico a essa proposta; entendimento mais amplo da metodologia utilizada nos cursos de capacitação do Estado.</p>2024-03-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/55826Experiências curriculares na educação de jovens e adultos2023-07-01T20:42:22-03:00Maria Alice Gouvêa Campesatomcampesato@yahoo.com.br<p>Este artigo, que traz o recorte de duas pesquisas no campo educacional, pretende problematizar o currículo escolar contemporâneo, pautado por uma lógica empresarial e atravessado por movimentos conservadores, para responder à pergunta “de que currículo precisamos em tempos de democracia fraturada, subtração de direitos sociais e crise sanitária?” Para tal, analisa o currículo de uma escola pública de Educação de Jovens e Adultos do município de Porto Alegre, cujas práticas permitem perspectivar outros modos de existência e outros mundos possíveis. Como ferramental teórico-metodológico utiliza-se de conceitos foucaultianos para analisar os documentos da instituição pesquisada. Conclui que o currículo analisado constitui-se como importante dispositivo de (re)existência em épocas de individualismo, fragmentação e intolerâncias.</p>2024-03-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/59636Criações curriculares com narrativas em podcast nas pesquisas com os cotidianos 2023-02-23T13:21:34-03:00Maristela Petry Cerdeiramaristelacerdeira@gmail.comRoberta Guimarães Teixeirarobegui@gmail.comMaria do Carmo de Morais Mata Rodriguesmariamoraiss@yahoo.com.brRebeca Brandãorebecasbr@gmail.com<p><em>A produção de narrativas trazidas em conversas durante encontros virtuais com 'docentesdiscentes' nos períodos da pandemia e pós-Covid-19 possibilitou criar currículos, a partir das redes educativas que formamos e pelas quais somos formados. Ao narrar a vida e literaturizar a ciência, em vivências de ‘práticasteorias' com podcasts, via ambientes virtuais, criou-se um acervo de áudios com produções sensíveis, em um período de extrema necessidade de escuta, acolhimento e afetividade. Defendemos em nossas pesquisas que, nas conversas, currículos são fabulados nos cotidianos da pesquisa, narrativas e escutas se entrelaçam para novas criações. Neste artigo, vamos narrar essa história com a intercessão de Alves, Cavarero, Certeau, Deleuze, Ferraço e muitas outras vozes com as quais conversamos e que nos ajudam a fabular a criação de 'conhecimentossignificações'.</em></p>2024-03-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/53360Estratégias Práticas para a Curricularização da Extensão2023-07-25T14:21:14-03:00Gleicy Corrêa Nunes Marquesgleicy@ifsc.edu.brLuciane Stallivierilustalliv@gmail.com<p>A extensão apresenta-se em um contexto de mudanças de diretrizes e concepções com a chegada da Resolução CNE/CES n.º 7/2018, pela qual foram exigidas mudanças institucionais até dezembro de 2021. Este artigo tem como objetivo apresentar estratégias práticas para a curricularização da extensão dos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, tendo como base a identificação de pontos positivos e negativos da curricularização dessa instituição. O referencial teórico está fundamentado em gestão universitária, extensão e currículo. A pesquisa é de natureza aplicada, descritiva, um estudo de caso de abordagem qualitativa. Percebeu-se a deficiência de capacitação, a ausência de uma plataforma de geração e compartilhamento de conhecimentos e dificuldades de cadastramento das atividades de extensão. O estudo resultou na elaboração de dez estratégias para o gerenciamento das etapas do processo de curricularização de maneira institucionalizada.</p> <p> </p>2024-03-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/53506Culturas digitais e atos de currículo na formação docente em tempos de fake news2022-08-31T11:20:26-03:00Bruna Santana de Oliveirabrusan10@hotmail.comSimone Lucenaslucen@yahoo.com.br<p>Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência cocriada com os discentes de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe sobre <em>fake news</em>, pós-verdade e vigilância nas redes com um olhar para as performances (des)informais atravessadas no cenário político, econômico e social no Brasil. Para tanto, as aulas foram pautadas no referencial abordado nesse estudo, dentre alguns deles estão: Bonilla (1999), Castells (1999), Freire (1999), Lévy (1993), Lucena e Oliveira (2014), Pretto (1996), Primo (2007), Santaella (2018), Silveira (2017) etc. De modo geral, os resultados mostraram que os discentes possuíam os dispositivos móveis digitais, mas desconheciam o processo de disseminação de notícias falsas, por isso, as aulas sobre esse conteúdo foram uma oportunidade de conscientizar formas de fazer a educação crítica voltada para o combate das ambivalências manifestadas no digital em rede.</p>2024-03-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/55451Os sete saberes de Edgar Morin como fundamentos epistemológicos na formação docente on-line2023-01-19T15:01:06-03:00Marilda Aparecida Behrensmarildaab@gmail.comEdna Liz Prigolprigoledna@gmail.com<p>Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou: (i) identificar as impressões da organização e do desenvolvimento de curso <em>on-line</em>, por meio da coleta de indicadores sobre o processo de formação continuada; (ii) analisar as contribuições por meio dos relatos dos professores participantes de curso <em>on-line</em> sobre a possibilidade de os sete saberes de Edgar Morin subsidiarem o início do acolhimento do pensamento complexo na prática pedagógica. A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, envolveu a formação continuada <em>on-line </em>de 28 professores portugueses e brasileiros. Como suporte metodológico, utilizaram-se a netnografia e, exclusivamente, um repositório digital na <em>web</em> como lócus de produção de dados. Os resultados indicam que os docentes adquirem saberes teóricos e práticos ao longo da carreira, por meio de estudos, da prática pedagógica e das trocas com seus pares. Conclui-se que a mudança epistemológica no acolhimento do pensamento complexo necessita de processos de formação continuada presencial ou <em>on-line</em>.</p>2024-03-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/54708Práticas de escrita por estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação superior2023-06-26T17:31:32-03:00Vivian Ferreira Diasaerovivian@yahoo.com.brLaura Ceretta Moreiralaurac.moreira@gmail.com<p>O ingresso de pessoas com TEA na educação superior é recente e cada vez mais comum. Esse nível de ensino requer práticas de escrita complexas, potencializadas ou dificultadas a depender das barreiras vivenciadas e das mediações oferecidas. Por meio da análise de questionários que focam na escrita, respondidos por 13 estudantes com TEA, de cinco Universidades Federais do Sul do Brasil, essa trajetória educacional foi revisitada com o intuito de indicar caminhos que podem tornar as práticas docentes atentas à diversidade. Os resultados, analisados pela perspectiva foucaultiana de discurso, apontam a dificuldade de interação como a principal barreira, a produção textual como dependente de indicações muito claras e mostram que as práticas “disfuncionais” devem ser reinterpretadas como formas alternativas de construção de sentidos que necessitam ser consideradas nas trajetórias curriculares.</p>2024-04-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/58762Desafios e possibilidades na trajetória de uma aluna surda em um curso técnico integrado no Instituto Federal de Rondônia2023-02-23T13:17:44-03:00João Guilherme Rodrigues Mendonçajgrmendonca@unir.brLivia Catarina Matoso dos Santoslivia.santos@ifro.edu.brMárcia Cristina Florêncio Fernandes Moretmarcia.moret@ifro.edu.brMarlene Rodriguesmarlene.rodrigues@unir.br<p>A partir do ingresso da primeira aluna surda em um curso técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), houve a necessidade de revisão do currículo. O objetivo foi analisar os inúmeros desafios enfrentados pela aluna surda, professores, intérpretes de Libras e equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), destacando também as conquistas da trajetória. O referencial teórico tratou do bilinguismo, o currículo da Educação Profissional e a surdez. A metodologia foi um estudo de caso, com revisão da literatura e análise de documentos legais. Foram realizadas escuta sensível dos relatos de experiência, tendo em vista a necessidade de adaptação no processo educacional e seu aproveitamento. Os resultados mostraram que após a estudante concluir o Ensino Médio ingressou no curso de graduação no mesmo campus.</p>2024-04-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/67209A BNC-Formação no Cenário de Reabertura do Debate Político no Brasil2024-06-20T10:35:27-03:00Érika Virgílio Rodrigues da Cunhaerikavrcunha@gmail.comMarina Graziela Feldmannfeldmnn@uol.com.brMeyre Ester Barbosa de Oliveirameyreoliveira@uern.br<p>O texto apresenta o Número Temático <em>A BNC-Formação no cenário de reabertura do debate político no Brasil</em> como um conjunto de reflexões críticas às políticas de controle curricular. A Edição é fruto de uma parceria entre a <em>Revista e-Curriculum</em> (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP) e a Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e problematiza as lógicas neoliberal e ultraconservadora na proposta de alinhar a formação de professores à Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica. A seção inicial avulta a reiteração dessas lógicas na recente aprovação de Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação. A segunda seção enfatiza a luta da área para reconstituir a política em atenção a demandas plurais, sensíveis ao caráter público da docência, destacando os artigos da Edição como parte de uma atuação militante de pesquisadores, entidades e movimentos organizados.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/65534Formação de professores e políticas educativas2024-03-05T00:13:44-03:00Francisco Imbernónfimbernon@ub.edu<p><em>Ser professor no século XXI mudou muito. Mudaram as suas funções (aumentaram e diversificaram muito) e a sua imagem social. Houve mudanças vertiginosas, onde muitos professores tentaram se atualizar e assumir novas funções educacionais e sociais, mas muitos também ficaram confusos diante do conhecimento científico, da tecnologia, das demandas sociais e das políticas erráticas do governo etc. Incertezas e mudanças foram introduzidas na profissão e você tem que conviver com elas. E os professores devem preparar-se para assumir estas novas funções e analisar criticamente a realidade educativa e a que rodeia a profissão. Deve assumir o destaque que merece.</em></p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/65931Processos de hibridização curricular e pedagógica na Ibero-América2024-03-25T14:50:06-03:00José María García Garduñojosemariagarduno@gmail.comRafael Ferreira de Souza Honoratorafaelhonorato@servidor.uepb.edu.br<p>O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise inicial do hibridismo pedagógico e curricular que ocorreu na Ibero-América. Para isso, foi feito um esboço dos processos que se deram até as primeiras décadas do século XX na Argentina, no Chile, no Brasil, na Colômbia, na Espanha e no México. Assim, foram identificados cinco processos de hibridização no campo do currículo, relacionados à adoção dos termos “<em>curriculum</em>”, “currículo”, “<em>currículum</em>’ e “<em>plan de estudios</em>”. Esses processos têm origem com a tradução do livro de Ralph W. Tyler, exemplo de planejamento curricular, o surgimento da teoria crítica e da teoria pós-crítica. Concluiu-se que o hibridismo curricular que ocorreu na América Latina não foi uniforme e seguiu diferentes processos.</p> <p> </p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/65482A secundarização da Filosofia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)2024-03-01T16:47:24-03:00Ivanilde Apoluceno de Oliveiranildeapoluceno@gmail.comDannyel Teles de Castrodannyeltelesdecastro@gmail.com<p>O artigo traz uma análise acerca do componente curricular de filosofia dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especificamente no Ensino Médio. A partir das competências e habilidades específicas para as Ciências Humanas e Sociais aplicadas ao Ensino Médio, texto que dispõe de elementos para o direcionamento da filosofia no currículo escolar, constata-se a secundarização desta em detrimento de conhecimentos históricos, sociais e geográficos. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, enseja-se uma discussão crítica sobre o papel da filosofia na Educação Básica, evidenciando, entre outros aspectos, a importância da inserção de filosofias outras, como as africanas, ameríndias e asiáticas, diante de sua necessária contribuição para a formação do estudante de Ensino Médio.</p> <p> </p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/67032Simbiose entre militância e produção do conhecimento como forma de resistência à BNC-Formação (Resolução CNE/CP n. 2/2019)2024-06-05T06:58:54-03:00Andréia Nunes Militãoandreiamilitao@uems.br<p>Este texto destaca a atuação de entidades científicas na educação entre 2016 e 2023, marcando a disputa entre projetos societários diferentes. Recorre-se à pesquisa-militante como ferramenta para entender as políticas docentes e a valorização profissional. A hipótese defendida é a de que a simbiose entre militância e produção de conhecimento teve centralidade para não se implementar a BNC-Formação. Conclui-se que há um cenário político-econômico complexo, com pautas educacionais mais presentes no início do terceiro governo Lula, impulsionadas pela opinião pública e mobilização estudantil e sindical. A valorização e formação, especialmente a formação inicial de professores, não tiveram a centralidade esperada, indicando um tratamento diluído da valorização na educação básica. A pouca permeabilidade desta temática junto à educação básica indicia o parco tratamento da concepção de valorização, especialmente por afastar a pauta da formação inicial dos demais elementos que a compõe.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/65882Formação Inicial de Professores e a Resolução 02/20192024-03-14T14:28:27-03:00Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souzaana.abreu.souza@unifal-mg.edu.brAndré Luiz Sena Marianoandre.sena@unifal-mg.edu.br<p>Este artigo se pauta na discussão do campo da formação de professores e traz reflexões sobre a política curricular de formação inicial para os professores de educação básica no Brasil, instituída pela Resolução 02/2019. Assumimos nossas considerações a partir da abordagem teórica crítica reconhecendo o retrocesso desta política nacional curricular; como objetivo pontuaremos algumas características da resolução com foco a trazer as marcas de desmonte para a formação inicial dos professores e os paradigmas que a sustentam. Elaboramos, como metodologia, um estudo, com exploração bibliográfica. Por fim, as análises evidenciam a importância da construção de políticas públicas curriculares que contemplem a abordagem teórico crítica em sua elaboração, a considerar que a resolução 02/2019 representa um repertório neoliberal pautado na pedagogia das competências, ignorando o acúmulo de conhecimento produzido tanto no campo da formação de professores quanto no campo do currículo.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/64492Formação inicial de professores2024-03-11T19:25:27-03:00Neide de Aquino Noffsnnoffs@terra.com.brCássia Ávila Duartecassia_duartte@yahoo.com.br<p>As disputas por protagonismo na elaboração dos referenciais curriculares para a formação de professores têm se intensificado. Nesse cenário, a Resolução CNE/CP n.º 2/2015, foi substituída pela n.º 2/2019. Esta pesquisa objetivou analisar os reflexos dessa substituição por meio da análise comparativa dos projetos de formação. A metodologia utilizada foi a pesquisa com base documental e a pesquisa bibliográfica. Contamos com o aporte teórico de Gimeno Sacristán (1999, 2000, 2011), Freire (2017), Arroyo (2013), Marcelo García (1999), Schön (2000), Imbernón (2011) e Laval (2004). Identificamos que a n.º 2/2019 define um projeto direcionado a formação de uma “personalidade global” (Laval, 2004) requerida pelo mercado, resultando na fragilidade da formação de professores. Conclui-se que a integração da competência como nuclear do currículo requer que a educação cumpra as funções que desconsideram os elementos essenciais para a sólida formação do professor.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/65237“É preciso estar atento e forte"2024-05-31T11:07:31-03:00Wanderson Diogo Andrade da Silvawanderson.andrade@uece.brSuzana dos Santos Gomessuzanasgomes@fae.ufmg.br<p>A Resolução CNE/CP nº 2/2019 definiu as atuais diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores e instituiu uma base nacional comum para essa formação (BNC-Formação) enquanto reflexo da influência do neoliberalismo nas políticas e reformas educacionais brasileiras. Assim, este estudo documental buscou analisar a referida Resolução e os seus impactos para a docência em Química. Os resultados apontam retrocessos e ameaças ao ensino de Química, indo desde o esvaziamento dos estudos na Educação Básica até a possibilidade de extinção gradual dos cursos de Licenciatura em Química. A BNC-Formação também revela contradições para a sua efetivação, usurpando a autonomia e a criticidade dos professores em prol de uma formação que não considera a complexidade da profissão docente e as necessidades formativas dos estudantes da Educação Básica.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/65227Licenciaturas em Ciências Naturais2024-04-26T20:04:15-03:00Bruno Venanciobrunovenanciob@gmail.comSandra Escovedo Sellessandraselles@id.uff.brRodrigo Cerqueira do Nascimento Borbarodrigocnb@gmail.comMaicon Azevedomaiconbio@gmail.com<p>O artigo analisa aproximações traçadas entre propostas de cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e novas políticas curriculares, discutindo intercessões e questões para a formação docente. Em diálogo com o campo do Currículo, a pesquisa combina análises de fontes documentais e orais para localizar disputas entre diferentes concepções de conhecimento e de modelos formativos para a docência em Ciências e Biologia. Os resultados sugerem que os referidos cursos têm se apropriado de discursos sobre interdisciplinaridade que revivem perspectivas de integração curricular historicamente postas para a Educação em Ciências, mas problematizáveis epistemológica e pedagogicamente. Conclui-se que tais licenciaturas correm o risco de naturalizar elementos das políticas educacionais neoliberais que tentam controlar e regular a formação docente, no alinhamento da BNC-Formação à BNCC.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/65228Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica2024-04-13T16:11:55-03:00Marylia Gabriela Ortis da Fonsecamaryliaortis18@gmail.comMichelle Fernandes Lima mflima@unicentro.br<p>A Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, aprovada em dezembro de 2019, revogou a Resolução CNE/CP n° 2/2015 com justificativas de que não atendia as demandas necessárias para o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica. Nesse contexto, a nova normativa propõe mudanças para o campo das licenciaturas que padronizam o processo formativo, além de acarretar implicações para o curso de Pedagogia, que descaracterizam o profissional pedagogo. Isto posto, este estudo objetiva ampliar o debate acerca dos direcionamentos formativos propostos por tal normativa. Assim sendo, por meio de análises bibliográficas e documentais, à luz da teoria gramsciana, verifica-se que a formação docente passou a ser reduzida à reprodução e aplicação de conteúdos, que extinguem a possibilidade da formação crítica, humana e emancipatória.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/65216BNC-Formação e o desenvolvimento da autonomia e participação docente2024-04-26T19:16:07-03:00Mara Rubia Santos Souzamara_rubia14@yahoo.com.brValéria Peres Asnisvaleria.asnis@ufu.brMarcelo Soares Pereira da Silvamarcelosoares@ufu.br<p>O presente artigo objetiva analisar a presença de perspectivas para o desenvolvimento da autonomia e da participação docente na BNC-Formação. O estudo é de caráter qualitativo, desenvolvido por meio de dados bibliográficos e documentais na área das políticas educacionais, contemplando algumas discussões de autores (as) de fundamento crítico, os quais contribuíram com o debate das categorias autonomia e participação. Nesse sentido, articulamos tais concepções com o marco regulatório da BNC-Formação, buscando por confluências ou distanciamentos que pudessem contribuir para o debate sobre a formação de professores (as) da educação brasileira. Os resultados evidenciaram que esse dispositivo legal esteve equidistante à literatura pesquisada, contudo, se alinhou aos propósitos do capital, no qual a formação docente se volta estritamente para a produção de mão de obra alienada.</p>2024-06-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/65586BNC-Formação e BNCC2024-05-06T22:22:21-03:00Andreia Cruzandreiagomes25@yahoo.com.brAline Moura licacmoura@hotmail.comJade Barbosajadeloubarbosa@hotmail.com<p>Considerando a importância de pensar criticamente a construção de enfrentamentos contra o controle neoliberal no campo da formação de professores, este artigo tem o objetivo de analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), concomitantemente com a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), com o intuito de compreender como esses documentos normativos influenciam a prática docente. Metodologicamente, trata-se de pesquisa bibliográfica e documental com fins de apresentar um debate teórico-conceitual sobre como a BNCC e a BNC-Formação influenciam a formação inicial do professor. Concluímos que, no contexto neoliberal, o papel do docente é ressignificado. Essa ressignificação interfere no seu processo formativo significando um retrocesso do papel social e formativo do professor, bem como gera um reducionismo de autonomia docente.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/65483A Retomada das Competências no Currículo Conforme a Proposta da BNC-Formação Docente no Brasil2024-04-10T15:18:29-03:00Daniela Glicea Oliveira da Silvadanielaglicia@gmail.comSirneto Vicente da Silvasirnetodh@gmail.comJosefa Jackline Rabelojacklinerabelo@gmail.comMaria das Dores Mendes Segundomariadores.segundo@uece.br<p>A BNC-Formação tem sido motivo de grande debate no campo educacional no Brasil. A Resolução CNE/CP 2/2019 coaduna-se com outras reformas recentemente lançadas no cenário educacional brasileiro. Parte-se do pressuposto de que a BNC-Formação produz a padronização pragmatista da formação docente, alinhando-se à Pedagogia das Competências. Busca-se analisar criticamente o teor da Resolução CNE/CP 2/2019, em comparação com a Resolução CNE/CP 2/2015, desvelando o caráter pragmatista presente na primeira. Realizou-se um estudo de caráter bibliográfico e documental, tendo como base o materialismo histórico-dialético. Têm-se como apontamentos que a BNC-Formação padroniza uma supervalorização dos aspectos práticos e retrocede às conquistas reunidas na Resolução 2/2015. Outrossim, que ela agudiza a responsabilização dos docentes, assumindo a Pedagogia das Competências como vertente.</p> <p>.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/65561A Centralidade da Formação de Professores e Professoras da Educação Infantil2024-04-28T10:33:47-03:00Marinalva Veras Medeirosmarinalvaveras09@gmail.comWaldir Ferreira de Abreuwaldir@ufpa.br<p>Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão teórico-reflexiva acerca da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017) e da Base Nacional Comum de Formação de Professor - BNC-FP (2019), destacando especialmente as configurações que esses duas Bases trazem para a formação de professores da educação infantil. Inserindo-se no quadro teórico-metodológico da pesquisa qualitativa e bibliográfica. Está fundamentado em teóricos como Albino e Silva (2019), Teles (2018), Freire, (2015), Giroux (1997), Manacorda (2010), entre outros. O estudo permitiu compreender que a formação docente, com realce para a formação dos professores de educação infantil, além de ser construída historicamente antes e durante o percurso profissional do professor, também é influenciada por legislações nacionais e organismos multilaterais.</p> <p> </p>2024-06-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/65679Pedagogia para quê? 2024-03-13T14:49:33-03:00Rosana de Sousa Pereira Lopesrosanalopes@uel.brSoraia Kfouri Salerno soraiakfouri@uel.br<p>A pesquisa aborda a formação de pedagogos no Brasil, por meio da análise de duas resoluções: a Resolução CNE nº 01/2006 e a Resolução CNE nº 02/2019. A questão central deste estudo é analisar se os objetivos e a organização curricular, direcionados à formação do pedagogo e, em especial, às atividades de apoio escolar delineadas pelas diretrizes vigentes (Brasil, 2006a) estão em consonância com a proposta curricular da Resolução CNE nº 02/2019. O estudo propõe uma abordagem documental examinando documentos regulatórios de 1939, 1969 e 2015. As conclusões indicam que, até o final do século XX, o perfil do pedagogo era voltado para a formação de especialistas com foco na formação para as atividades da gestão escolar. Contudo, a Resolução CNE nº 02/2019 acentua uma a formação para o campo de trabalho, sendo a docência o foco exclusivo, relegando a gestão a um papel complementar.</p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/65717Produção de sentidos na BNCC e BNC-Formação2024-04-30T18:26:08-03:00Marize Peixoto da Silva Figueiredompeixotofigueiredo@gmail.comCíntia Aparecida Oliveira de Medeiroscintiaoliveirademedeiros@gmail.comAndressa Aguiar de Souza Resendeandressaresende3030@gmail.com<p>O artigo focaliza o discurso que constitui o currículo da educação básica como referência para a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores (BNC-Formação) e os sentidos endereçados nessa articulação ao professor e à docência. A análise é orientada pela perspectiva pós-estrutural de currículo e pelas apropriações da Teoria Política do Discurso por esse campo, tencionando problematizar os efeitos discursivos da centralidade das aprendizagens essenciais dos estudantes da educação básica na política de formação de professores: a homologia de processos e as competências profissionais do professor para alcance da performance adequada para fazer aprender. Destaca-se o desejo (impossível) de controle total da produção curricular contextual, argumentando-se que em nome da igualdade e da equidade na educação, a centralização curricular acaba por produzir a exclusão da diferença.</p> <p> </p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/65693BNC-formação inicial e continuada de professores2024-04-08T20:03:28-03:00Simone Sandrisimone.sandri@unioeste.brAmanda Melchiotti Gonçalvesamandamelchiottigoncalves@gmail.comRoberto Antonio Deitosrdeitos@uol.com.br<p>O artigo tem como objetivo analisar a atual política para a formação inicial e continuada de professores no Brasil. Para tanto, apresenta a seguinte problemática: Quais são as dimensões da profissionalização docente observadas nas orientações dos organismos internacionais e nas atuais diretrizes para formação de professores no Brasil? Com base na abordagem qualitativa, de metodologia bibliográfica e documental, a pesquisa considerou como fontes primárias as Resoluções CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019, e Nº 1, de 27 de outubro de 2020, além de documentos dos organismos internacionais. O referencial teórico valeu-se das análises de Meszáros (2011), Harvey (2016; 2017) entre outros. O principal resultado do estudo é a identificação da noção de profissionalização docente alicerçada em três dimensões: professor executor, professor gerencial e professor socioemocional.</p> <p> </p>2024-06-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/65705Políticas antidocência e a docência curriculante como reexistência formacional2024-05-27T18:09:44-03:00Denise Moura de Jesus Guerrademouj@gmail.comRoberto Sidnei Macedorsmacedo@outlook.com<p>O presente artigo apresenta argumentos advindos de pesquisas teóricas, análises de ações, bem como construções conceituais, nas quais explicita-se o que denominamos de <em>políticas antidocência</em> e <em>docência curriculante</em>. No primeiro movimento analítico/conceptivo realizamos críticas dirigidas às políticas de currículo e formação de professores que consideramos anacrônicas e instrumentalistas por não realçarem a valorização do trabalho e das aprendizagens docentes. Tomamos como exemplaridade a BNC-formação. No segundo movimento analítico/conceptivo, alçamos a valorização da atuação docente à condição de <em>docência curriculante</em>, porquanto identificamos nessa construção conceitual uma potência que carrega consigo pautas de reexistência vinculadas à qualificação da formação docente de uma perspectiva democrático e emancipacionista.</p> <p> </p>2024-06-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum