https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/feedRevista e-Curriculum2024-03-28T22:02:35-03:00Antonio Chizzottiecurriculum@pucsp.brOpen Journal Systems<p><strong>Ano de criação</strong>: 2005</p> <p><strong>Área do conhecimento</strong>: Educação</p> <p><strong>Qualis Periódicos - Quadriênio 2017-2020</strong>: A2 </p> <p><strong>Periodicidade</strong>: Submissão e publicação de fluxo contínuo</p> <p><strong>ISSN</strong>: 1809-3876</p>https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/55617Educação contextualizada2023-02-09T10:39:14-03:00Mirian Raquel do Nascimento Fernandesmirian-raquel@hotmail.comJoaquim Branco de Oliveirajoaquimbranco@ifce.edu.brAntônio Roberto Xavierroberto@unilab.edu.br<p style="margin: 0cm; text-align: justify; tab-stops: 91.0pt;"><span style="font-size: 11.0pt; color: black; background: white;">Este artigo objetivou identificar os principais problemas e potencialidades na utilização da educação contextualizada na escola Antônio José de Melo, em Jucás, estado do Ceará. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualiquantitativa com emprego de questionário semiestruturado e entrevistas para coleta de dados e informações. Como técnicas de análise, empregaram-se a análise do conteúdo e a do discurso a partir de três matrizes: educação, meio ambiente e sociedade; educação e discente; e educação e docente. </span><span style="font-size: 11.0pt; color: black;">Os resultados apontaram que as matrizes educação, meio ambiente e sociedade; e educação e discente apresentam quatro problemas. Quanto à matriz educação e docente, alega um montante de sete problemas</span><span style="font-size: 11.0pt; color: black;">. <span style="background: white;">Em conclusão, a pesquisa mostra que a maior quantidade de problemas que influencia o processo de ensino-aprendizagem advém da matriz educação e docente.</span></span></p>2024-04-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/53424Políticas educacionais na realidade brasileira pós-BNCC2023-02-15T15:56:55-03:00Maria Carolina Miessemariamiesse@hotmail.comLeonardo Cordeiro de Queirozleonnardoq@gmail.comFrancielli Ferreira da Rocha Romerofranciellirocha13@gmail.comVânia de Fátima Matias de Souzavfmatias@gmail.com<p>Este artigo objetiva analisar a produção científica com ênfase na relação entre qualidade na educação e formação integral nas políticas educacionais brasileiras entre 2017 e 2020, disseminada nos periódicos de Educação, por meio dos pressupostos da revisão integrativa. Utilizou-se das bases de dados: <em>Portal de</em> <em>Periódicos da Capes</em>, <em>Google Acadêmico, Edubase</em>, <em>Scielo, Scopus</em> e <em>PEDro</em>, adotando os descritores: “Qualidade na educação” <em>and</em> “Formação Integral” <em>and</em> “BNCC”. A seleção resultou em um n. amostral de 356 artigos, dos quais foram selecionados 18. Os dados foram analisados e categorizados a partir dos pressupostos da análise de conteúdo de Richardson (2017). Os resultados demonstraram que a qualidade educacional defendida prioriza o tempo de permanência na escola e a melhoria dos resultados nas avaliações, visando à preparação ao mercado e não uma formação integral dos sujeitos.</p>2024-03-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/51285Educação Corporativa2023-09-15T18:21:12-03:00Cristina Santos Novaescvsnovaes@uesc.brJosefa Sônia Fonsecasoniafonseca19@gmail.com<p>O presente artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Educação, tendo como problema: “Como se dá a contribuição da formação continuada desenvolvida no setor público baiano por meio da Educação Corporativa (EC)? O objetivo geral do estudo foi analisar a influência da EC sobre a modernização das atividades produzidas nos órgãos públicos, com a adoção da Lei de Instrutoria Interna, embasando a fundamentação teórica nos autores Meister (2005), Eboli (2014), Banov (2013), Rebouças (2014), Freire (1996) e em documentos oficiais que regulamentam a EC no Estado. O percurso metodológico caracteriza-se como um trabalho de caráter descritivo e qualitativo, com base na revisão bibliográfica, com o procedimento de um estudo de caso. Os principais resultados foram: apresentação de uma reflexão acerca da gestão de pessoas no Estado da Bahia; conhecimento mais sistemático da Lei de Instrutoria Interna e os teóricos que dão suporte pedagógico a essa proposta; entendimento mais amplo da metodologia utilizada nos cursos de capacitação do Estado.</p>2024-03-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/55826Experiências curriculares na educação de jovens e adultos2023-07-01T20:42:22-03:00Maria Alice Gouvêa Campesatomcampesato@yahoo.com.br<p>Este artigo, que traz o recorte de duas pesquisas no campo educacional, pretende problematizar o currículo escolar contemporâneo, pautado por uma lógica empresarial e atravessado por movimentos conservadores, para responder à pergunta “de que currículo precisamos em tempos de democracia fraturada, subtração de direitos sociais e crise sanitária?” Para tal, analisa o currículo de uma escola pública de Educação de Jovens e Adultos do município de Porto Alegre, cujas práticas permitem perspectivar outros modos de existência e outros mundos possíveis. Como ferramental teórico-metodológico utiliza-se de conceitos foucaultianos para analisar os documentos da instituição pesquisada. Conclui que o currículo analisado constitui-se como importante dispositivo de (re)existência em épocas de individualismo, fragmentação e intolerâncias.</p>2024-03-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/59084Para além dos silêncios curriculares da colonialidade2023-08-07T14:08:38-03:00Ruth Pavanruth@ucdb.brSirley Lizott Tedeschitedeschi@uems.br<p>O artigo objetiva mostrar que, apesar de a colonialidade ser forte nos currículos, ela está sendo questionada em diferentes espaços, inclusive nos currículos de formação de professores. Para tal propósito, aproximamo-nos do campo teórico dos estudos decoloniais, que, ao mesmo tempo em que critica o processo de construção e imposição da colonialidade, traz possiblidades de ruptura. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com acadêmicos de diferentes licenciaturas de uma universidade da região centro-oeste do país. Pela análise qualitativa efetuada, conclui-se que a presença de sujeitos de diversos movimentos e grupos culturais trouxe, para dentro dos currículos, discussões que vão questionando a colonialidade, com destaque para a lógica da universalidade, o desejo de uniformidade e a lógica da produção dos estereótipos.</p> <p> </p>2024-03-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/49642Educação Matemática “de” Indígenas2023-07-27T18:55:48-03:00Lygianne Batista Vieiralygivieira@gmail.comGeraldo Eustáquio Moreirageust2007@gmail.com<p>A matemática escolar e acadêmica, no contexto da educação de indígenas, apresenta organização curricular subordinada à lógica ocidental, colonizada e homogeneizada. Diante disso, refletimos sobre os desafios curriculares e pedagógicos do ensino da matemática de estudantes indígenas e propomos um diálogo com aproximações de uma Educação Matemática “de” indígenas. Este texto é um ensaio teórico, do tipo exploratório, oriundo do estudo da literatura referente, principalmente, aos constructos da etnomatemática e matemática para a justiça social. Mais do que promover o acesso dos/as estudantes indígenas à educação, é preciso reconhecer estruturas sociais que impedem sua participação ativa, como a superação do currículo etnocentrado. Compreendemos que a equidade só será alcançada quando atitudes e práticas pedagógicas decoloniais, em relação ao conhecimento matemático, se fizerem presentes.</p>2024-03-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/59636Criações curriculares com narrativas em podcast nas pesquisas com os cotidianos 2023-02-23T13:21:34-03:00Maristela Petry Cerdeiramaristelacerdeira@gmail.comRoberta Guimarães Teixeirarobegui@gmail.comMaria do Carmo de Morais Mata Rodriguesmariamoraiss@yahoo.com.brRebeca Brandãorebecasbr@gmail.com<p><em>A produção de narrativas trazidas em conversas durante encontros virtuais com 'docentesdiscentes' nos períodos da pandemia e pós-Covid-19 possibilitou criar currículos, a partir das redes educativas que formamos e pelas quais somos formados. Ao narrar a vida e literaturizar a ciência, em vivências de ‘práticasteorias' com podcasts, via ambientes virtuais, criou-se um acervo de áudios com produções sensíveis, em um período de extrema necessidade de escuta, acolhimento e afetividade. Defendemos em nossas pesquisas que, nas conversas, currículos são fabulados nos cotidianos da pesquisa, narrativas e escutas se entrelaçam para novas criações. Neste artigo, vamos narrar essa história com a intercessão de Alves, Cavarero, Certeau, Deleuze, Ferraço e muitas outras vozes com as quais conversamos e que nos ajudam a fabular a criação de 'conhecimentossignificações'.</em></p>2024-03-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/53360Estratégias Práticas para a Curricularização da Extensão2023-07-25T14:21:14-03:00Gleicy Corrêa Nunes Marquesgleicy@ifsc.edu.brLuciane Stallivierilustalliv@gmail.com<p>A extensão apresenta-se em um contexto de mudanças de diretrizes e concepções com a chegada da Resolução CNE/CES n.º 7/2018, pela qual foram exigidas mudanças institucionais até dezembro de 2021. Este artigo tem como objetivo apresentar estratégias práticas para a curricularização da extensão dos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, tendo como base a identificação de pontos positivos e negativos da curricularização dessa instituição. O referencial teórico está fundamentado em gestão universitária, extensão e currículo. A pesquisa é de natureza aplicada, descritiva, um estudo de caso de abordagem qualitativa. Percebeu-se a deficiência de capacitação, a ausência de uma plataforma de geração e compartilhamento de conhecimentos e dificuldades de cadastramento das atividades de extensão. O estudo resultou na elaboração de dez estratégias para o gerenciamento das etapas do processo de curricularização de maneira institucionalizada.</p> <p> </p>2024-03-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/53506Culturas digitais e atos de currículo na formação docente em tempos de fake news2022-08-31T11:20:26-03:00Bruna Santana de Oliveirabrusan10@hotmail.comSimone Lucenaslucen@yahoo.com.br<p>Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência cocriada com os discentes de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe sobre <em>fake news</em>, pós-verdade e vigilância nas redes com um olhar para as performances (des)informais atravessadas no cenário político, econômico e social no Brasil. Para tanto, as aulas foram pautadas no referencial abordado nesse estudo, dentre alguns deles estão: Bonilla (1999), Castells (1999), Freire (1999), Lévy (1993), Lucena e Oliveira (2014), Pretto (1996), Primo (2007), Santaella (2018), Silveira (2017) etc. De modo geral, os resultados mostraram que os discentes possuíam os dispositivos móveis digitais, mas desconheciam o processo de disseminação de notícias falsas, por isso, as aulas sobre esse conteúdo foram uma oportunidade de conscientizar formas de fazer a educação crítica voltada para o combate das ambivalências manifestadas no digital em rede.</p>2024-03-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/55451Os sete saberes de Edgar Morin como fundamentos epistemológicos na formação docente on-line2023-01-19T15:01:06-03:00Marilda Aparecida Behrensmarildaab@gmail.comEdna Liz Prigolprigoledna@gmail.com<p>Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou: (i) identificar as impressões da organização e do desenvolvimento de curso <em>on-line</em>, por meio da coleta de indicadores sobre o processo de formação continuada; (ii) analisar as contribuições por meio dos relatos dos professores participantes de curso <em>on-line</em> sobre a possibilidade de os sete saberes de Edgar Morin subsidiarem o início do acolhimento do pensamento complexo na prática pedagógica. A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, envolveu a formação continuada <em>on-line </em>de 28 professores portugueses e brasileiros. Como suporte metodológico, utilizaram-se a netnografia e, exclusivamente, um repositório digital na <em>web</em> como lócus de produção de dados. Os resultados indicam que os docentes adquirem saberes teóricos e práticos ao longo da carreira, por meio de estudos, da prática pedagógica e das trocas com seus pares. Conclui-se que a mudança epistemológica no acolhimento do pensamento complexo necessita de processos de formação continuada presencial ou <em>on-line</em>.</p>2024-03-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/54708Práticas de escrita por estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação superior2023-06-26T17:31:32-03:00Vivian Ferreira Diasaerovivian@yahoo.com.brLaura Ceretta Moreiralaurac.moreira@gmail.com<p>O ingresso de pessoas com TEA na educação superior é recente e cada vez mais comum. Esse nível de ensino requer práticas de escrita complexas, potencializadas ou dificultadas a depender das barreiras vivenciadas e das mediações oferecidas. Por meio da análise de questionários que focam na escrita, respondidos por 13 estudantes com TEA, de cinco Universidades Federais do Sul do Brasil, essa trajetória educacional foi revisitada com o intuito de indicar caminhos que podem tornar as práticas docentes atentas à diversidade. Os resultados, analisados pela perspectiva foucaultiana de discurso, apontam a dificuldade de interação como a principal barreira, a produção textual como dependente de indicações muito claras e mostram que as práticas “disfuncionais” devem ser reinterpretadas como formas alternativas de construção de sentidos que necessitam ser consideradas nas trajetórias curriculares.</p>2024-04-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculumhttps://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/58762Desafios e possibilidades na trajetória de uma aluna surda em um curso técnico integrado no Instituto Federal de Rondônia2023-02-23T13:17:44-03:00João Guilherme Rodrigues Mendonçajgrmendonca@unir.brLivia Catarina Matoso dos Santoslivia.santos@ifro.edu.brMárcia Cristina Florêncio Fernandes Moretmarcia.moret@ifro.edu.brMarlene Rodriguesmarlene.rodrigues@unir.br<p>A partir do ingresso da primeira aluna surda em um curso técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), houve a necessidade de revisão do currículo. O objetivo foi analisar os inúmeros desafios enfrentados pela aluna surda, professores, intérpretes de Libras e equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), destacando também as conquistas da trajetória. O referencial teórico tratou do bilinguismo, o currículo da Educação Profissional e a surdez. A metodologia foi um estudo de caso, com revisão da literatura e análise de documentos legais. Foram realizadas escuta sensível dos relatos de experiência, tendo em vista a necessidade de adaptação no processo educacional e seu aproveitamento. Os resultados mostraram que após a estudante concluir o Ensino Médio ingressou no curso de graduação no mesmo campus.</p>2024-04-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum