A PEDAGOGIA DOS CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Antonio Dias Figueiredo Universidade de Coimbra

Palabras clave:

autonomia, contextos de aprendizagem, democracia, design, Paulo Freire

Resumen

A Pedagogia dos Contextos de Aprendizagem, que aqui apresentamos, procura reunir numa só área do conhecimento todas as teorias e práticas da concepção e exploração de soluções pedagógicas aplicáveis a ambientes de aprendizagem de todas as naturezas, presenciais, virtuais ou mistos, interativos ou não, tecnologicamente enriquecidos, ou não, controlados pelos docentes, ou não, condicionados, ou não, pelas realidades sociológicas em jogo. Neste artigo, clarificamos os principais conceitos, teorias e práticas da nossa proposta, defendendo uma concepção dos contextos de aprendizagem inspirada nas abordagens dos profissionais do design. A concluir, apresentamos três casos reais de contextos que desenvolvemos e pesquisámos recorrendo às nossas propostas. Acreditamos que a pedagogia dos contextos de aprendizagem constitui um tema central da pesquisa e da prática da educação e da aprendizagem no século XXI.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Antonio Dias Figueiredo, Universidade de Coimbra

Professor catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Publicado

2016-09-30

Cómo citar

Figueiredo, A. D. (2016). A PEDAGOGIA DOS CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM. Revista E-Curriculum, 14(3), 809–836. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/28989

Número

Sección

Dossiê Temático - "Web Currículo: contexto, aprendizado e conhecimento"