<strong>EDUCAÇÃO SUPERIOR E O MERCADO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS</strong>
Abstract
Esse artigo analisa a expansão da educação superior privada e o crescente mercado de serviços educacionais no Brasil. Esse mercado tem delineado o novo padrão de universidade no mundo globalizado, com o ingresso de novos produtores privados dos serviços educacionais, em franca competição pela demanda potencial de alunos. As mudanças provocadas pela criação de um dinâmico mercado de prestadores e consumidores de credenciais acadêmicas vêm mudando, substancialmente, a concepção e a organização da universidade desde o final do século XX, principalmente desde que entrou em vigor o Acordo Geral de Comércio de Serviços (AGCS), em 1995, o qual deu suporte jurídico internacional para tornar a educação um serviço similar aos demais serviços comerciais. Os serviços da educação tornaram-se uma commodity, sujeitos às leis do mercado, atraindo capitais, novos agentes educacionais e grandes conglomerados financeiros, e tendem a pôr fim ao modelo tradicional de universidade do século XX. A possibilidade de ampliação dos anos de escolarização se dissolveu como fenômeno essencialmente cultural, reduzida que foi em boa parte a fenômeno de desenvolvimento de mercado.
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