<strong>ENEM NOS DOCUMENTOS: UMA LEITURA PÓS-FUNDACIONAL DA REESTRUTURAÇÃO DO EXAME EM 2009</strong>
Keywords:
ENEM, ensino médio, currículo, teoria do discursoAbstract
O objetivo central do presente trabalho é a análise de documentos oficiais que regulam a definição do Exame Nacional do Ensino Médio. Este trabalho pretende contribuir para o debate político da avaliação institucional, tendo como foco a reforma curricular do Ensino Médio, presente no projeto de reformulação do ENEM em 2009. Com base na teoria do discurso desenvolvida por Laclau e Mouffe (2005, 2009), a análise insere-se no campo do currículo e por meio da exploração de evidências empíricas propõe uma interpretação da luta hegemônica em torno das atribuições desta política de avaliação e seus impactos nos projetos de organização curricular do Ensino Médio.
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Published
2014-12-24
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Section
Dossiê Temático: DEBATES EM TORNO DA IDEIA DE BASES CURRICULARES NACIONAIS
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