AS CIÊNCIAS HUMANAS E AS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Antonio Chizzotti Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo

Palavras-chave:

Ciências humanas. Ciências da educação. Pedagogia. Produção científica.

Resumo

O artigo analisa os fundamentos das ciências humanas e das ciências da educação. Avalia o conceito de ciência, criado a partir da física clássica e estendido como modelo padrão de todo conhecimento considerado científico. O texto releva debates e os fundamentos teóricos e metodológicos que deram alicerce à querela alemã das ciências, no início do século passado, e a consequente distinção entre os objetivos explicativos das ciências da natureza e a finalidade compreensiva das ciências humanas. A questão epistemológica das ciências foi retomada   na metade do século passado, renovando a concepção científica contemporânea. As ciências humanas consolidaram sua relevância no campo científico e a educação criou uma ampla área de estudos e pesquisas, agregou muitos pesquisadores na gestão e no ensino-aprendizagem, formando o  campo científico da educação. O conceito histórico de pedagogia, como aplicação prática de teorias educacionais, foi suplantado pela mudança epistemológica e metodológica das ciências da educação e pelo avanço da produção científica e da difusão qualificada das pesquisas educacionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Chizzotti, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo

Professor Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Chizzotti, A. (2016). AS CIÊNCIAS HUMANAS E AS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. Revista E-Curriculum, 14(4), 1556–1575. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/30436

Edição

Seção

Artigos