<strong>AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PAULISTAS ANTES, DURANTE E DEPOIS DA PEDAGOGIA TECNICISTA</strong>

Autores

  • Judas Tadeu de Campos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Judas Tadeu de Campos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Palavras-chave:

Formação de professores, legislação, políticas educacionais

Resumo

Este artigo analisa as políticas que implementaram a legislação que estruturou os cursos de formação de professores, assim como suas regulamentações, no Estado de São Paulo, a partir da Lei n.º 5.692/71. Por essa legislação foi adotada uma tendência pedagógica que ficou conhecida como Tecnicismo. O texto faz um breve relato histórico das antigas escolas normais e, após se concentrar no assunto principal, conclui comentando os atos administrativos que passaram a regulamentar o funcionamento e, depois, decretar a virtual extinção das escolas de Ensino Médio destinadas a preparar o magistério paulista.

Biografia do Autor

Judas Tadeu de Campos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutor em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde é pesquisador no grupo de pesquisa Políticas de Educação no Brasil e Professor Assistente Doutor (Sociologia da Educação) no Departamento de Pedagogia da Universidade de Taubaté (UNITAU).

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Publicado

2010-07-04

Edição

Seção

Artigos