<strong>OPARÁ: A PROPOSAL FROM BEYOND THE CLASSROOM</strong>

Authors

  • Katya dos Santos Garabetti Souza Universidade de São Paulo Escola do Futuro
  • Ana Karina de Sousa Escola do Futuro da USP
  • Raphael Boaventura Universidade de São Paulo Escola do Futuro

Keywords:

citzenship, virtual environment, collaborative learning

Abstract

This article reports the experience of the playful activity "Opará" which was developed in the virtual environment Tonomundo Program. The general objective of this activity was to stimulate and guide the school to promotion of citizenship. It is a proposal for the educational process to the curriculum content in order to boost the community involvement

Author Biographies

Katya dos Santos Garabetti Souza, Universidade de São Paulo Escola do Futuro

Pesquisadora. Universidade de São Paulo Escola do Futuro.Mestre em Ciências da Educação e Valores Humanos pela UNICAPITAL. Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela PUC-SP. Graduada em Pedagogia com habilitação em Magistério, Orientação, Administração e Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação da USP. Tecnóloga em Informática pela Universidade Paulista. Professora com habilitação em Magistério do Ensino Fundamental e Educação Infantil pelo Colégio Nossa Senhora de Lourdes.

Ana Karina de Sousa, Escola do Futuro da USP

Graduada em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2003. Atualmente é editora de conteúdos da Escola do Futuro da USP, com foco na área de Educação e ênfase em Comunidades Virtuais.

Raphael Boaventura, Universidade de São Paulo Escola do Futuro

Graduação em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela USP (2003). Técnico em eletrônica com experiência em informática e telecomunicações pelo Centro Paula Souza (1999).

Issue

Section

Relato