Participation and youth protagonism in the perspective of Students Groups

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1415-1431

Keywords:

student union, youth protagonism, participation, democratic management

Abstract

In order to understand the process of standardization of Student Unions developed by a Board of Education of the São Paulo state network in the period from 2013 to 2015, this article presents the results of a quantitative-qualitative research that investigated from the perspective of students and school managers, the consequences of the actions of dynamization of the associations with regard to the encouragement of political participation, youth protagonism and the democratization process of school management. The methodological procedures consisted of collecting quantitative data related to the Student Unions; in the analysis of documentation referring to the performance of the associations of two selected schools; in the application of an open questionnaire for members of the management team; and in the realization of two focus groups with the Union students. The data revealed that, although the work developed has provoked various types of participation in schools, youth protagonism with collective and democratic actions and decisions is still limited.

Author Biographies

Ricardo Gavioli de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação UFSCar. Especialista em Coordenação Pedagógica UFSCar e Especialista em Gestão de Projetos pelo MBA - PECEGE / USP – Esalq. Atualmente cursa MBA em Gestão Escolar pela mesma instituição. Graduado em Matemática (Licenciatura Plena) UFSCar; em Pedagogia (Licenciatura Plena) pela UNINOVE. Professor Substituto do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Subjetividade e Cultura (GEPESC). Atuou como Professor de Matemática e Física na rede estadual de São Paulo; Coordenador do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino - Região de São Carlos; Coordenador de escola na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo; Diretor Educacional da Prefeitura Municipal de Araras; Professor seletivado da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

 

Maria Cecília Luiz, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e doutorado em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras - Unesp de Araraquara (2004). É professora associada da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Ministra nos cursos de graduação presencial e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. É coordenadora do grupo GEPESC Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação,Subjetividade e Cultura (https://gepesc.ufscar.br/). Possui estudos com foco em três pesquisas: Programa de mentoria e cooperação em gestão escolar (2019/2020); Violências e as perspectivas de estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio: experimentações em ateliês (2018/2019); e Efeitos da pobreza e desigualdade social nas escolas do estado de São Paulo: análises quantitativas e qualitativas.

Camila Perez Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Professora Adjunta da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Professora Associada / Orientadora em MBA em Gestão Escolar (PECEGE - Esalq/USP). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Mestre em Sociologia pela mesma Universidade (UFSCar). Especialista em Gestão Escolar – MBA - PECEGE / USP. Graduada em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado), pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Graduada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Graduada em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Atou como Professora Adjunta I da Universidade Estadual Paulista (UESPI); Professora efetiva da Rede Pública Estadual de São Paulo; Assistente Técnica da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo; Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de São Carlos; Professora do Curso de Especialização - Escola Nacional de Gestores da UFSCar; Tutora e Mentora em Educação à Distância na UFSCar; Diretora Educacional da Prefeitura Municipal de Araras e em São Carlos; Chefe da Divisão de Acompanhamento de Projetos de Pesquisas Especiais - PROPGI da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

 

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Published

2022-09-30

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Artigos