FOR AN EQUITABLE AND EMANCIPATORY EDUCATION: OPEN EDUCATIONAL RESOURCES (OER) AS AUTHORSHIP DEVICES AND CURRICULUM DEMOCRATIZATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p129-152

Keywords:

Teacher Education, Open Educational Resources, Curriculum Democratization, Authorship

Abstract

Open Educational Resources are artifacts for authorship and curricular democratization. The central question is whether OER improve theoretical and practical construction aiming political-pedagogical commitment for the democratization of knowledge, professional development and expansion of diversity in curriculum planning-implementation-evaluation. In the light of the theoretical-methodological postulates of action research, we analyze the teacher education of Basic Education in the public network of Rio Grande do Sul, materialized in the Small Open Online Course “OER: education for the future”. We conclude that the course makes education more flexible because it brings together teachers from various regions, school contexts and areas of knowledge. Therefore, it promote authorship and open sharing of didactic productions so that they can be recontextualized, opening paths for equitable and emancipatory education.

Author Biographies

Juliana Sales Jacques, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa -, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2011). Mestra (2014) e Doutora em Educação (2017), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSM. Professora Adjunta no Departamento de Administração Escolar (ADE) do Centro de Educação (CE) da UFSM, atuando em cursos de graduação em licenciaturas e no curso de pós-graduação em especialização em Gestão Educacional do CE, em disciplinas da área de Políticas Públicas e Gestão Educacional/Escolar, Planejamento Educacional e Pesquisa Educacional. Também ministra, no curso de Letras Português e Literaturas a distância/UAB/UFSM, disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado. É professora pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede (GEPETER - CNPq/UFSM), desenvolvendo processos investigativos sobre as temáticas: performance/trabalho docente; Recursos Educacionais Abertos (REA); políticas públicas educacionais; gestão pedagógica; práticas pedagógicas mediadas por tecnologias educacionais em rede; formação leitora no ensino da língua materna/língua portuguesa na Educação Básica; produção de REA para o ensino da língua materna//língua portuguesa na Educação Básica; desenvolvimento de fluência tecnológico-pedagógica na formação inicial de professores e na Educação Básica; atos éticos e estéticos na autoria e coautoria de REA, na formação inicial de professores e na Educação Básica. Além disso, participa do colegiado do Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica/CE/UFSM, do colegiado e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Letras Português e Literaturas a distância/UAB/UFSM e compõe a Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) do Gabinete de Projetos do CE/UFSM.

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal - Bolsa Capes. Professora-pesquisadora do Departamento Administração Escolar (ADE).Orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER). Coordenadora substituta do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) no biênio 2015-2017. Chefe Substituta do Departamento de Administração Escolar no biênio 2018-2010. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede (GEPETER). Tem experiência na área de Educação, ênfase em Ensino-Aprendizagem/Tecnologia Educacional. Atua principalmente nas linhas de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas e Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede nos temas: tecnologias educacionais, educação a distância, mediação pedagógica, Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP), materiais didáticos, Práticas Educacionais Abertas (PEA) e Recursos Educacionais Abertos (REA).

 

Mara Denize Mazzardo

Doutora em Educação - Especialidade Educação a Distância e Elearning, pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal (2018), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), Especialização em Informática na Educação (2000), pela Universidade de Passo Fundo, RS, graduação em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1981). Professora da Rede Pública Estadual (RS) durante 32 anos: 20 anos de docência e experiência em gestão escolar; 12 anos de atuação na formação continuada de professores para integrar recursos tecnológicos nas atividades pedagógicas, nos programas ProInfo e ProInfo Integrado, desenvolvidas no NTE da 8ª CRE de Santa Maria/RS. Desde 2007 trabalha em cursos EaD: Especialização em Gestão Escolar "Escola de Gestores" MEC/UFRGS - Pedagogia EaD UFSM/UAB - Tutora Progestão Online CONSED/SEDUC/RS - Especialização TIC Aplicadas à Educação UFSM/UAB. Professora curso Capacitação em Fluência Pedagógica para Tutores - PACC 2013/UFSM, em 2014 atuou como Coordenadora Pedagógica Adjunta do Pró-Conselho/SEB/UFSM. Em 2016: orientação TCC no curso de Especialização do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação - Pradime/UFSM e professora curso de capacitação REA: Educação para o Futuro UFSM/UAb Portugal (2016) e na UFSM em 2018. Professora Bolsista cursos capacitação no Núcleo de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (NTE/UFSM)

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Published

2021-03-30

Issue

Section

Artigos