BODIES THAT DISRUPT THE BIOLOGY CURRICULUM: CLASSIFICATIONS AND DECLASSIFICATIONS ABOUT SEXUALITY AND GENDER

Authors

  • Elaine de Jesus Souza Instituto de Formação de Educadores, IFE e na Universidade Federal do Cariri, UFCA, Juazeiro do Norte, Ceará http://orcid.org/0000-0003-3931-0025
  • Priscila Gomes Dornelles Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB https://orcid.org/0000-0002-1897-2436
  • Dagmar Elisabeth Estermann Meyer Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0003-4182-3938

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p278-300

Keywords:

Sexuality, Gender, Body, Curriculum, Biology

Abstract

The article is part of a research that analyzed speeches about sexuality, gender and body in a Biology Degree curriculum at a public University, based on the incorporation of Sexual Education in the curricular matrix. It is based on post-structuralist cultural and feminist studies and our objective here is to problematize essentialist (dis) classifications about sexuality, gender and body that are conveyed in this curriculum. It is a qualitative research that involved the realization of focus groups and semistructured interviews with graduates and graduates of this course. With the Foucaultian discourse analysis, we highlight the tension of the “nature” of the body and sex, in the curriculum, arguing that this produces other ways of conceptual and political understanding of gender and sexuality, contributing to a teacher education committed to life and (in) democracy.

Author Biographies

Elaine de Jesus Souza, Instituto de Formação de Educadores, IFE e na Universidade Federal do Cariri, UFCA, Juazeiro do Norte, Ceará

Professora Adjunta do Instituto de Formação de Educadores (IFE) na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em
Ciências Biológicas pela UFS. Monografia sobre Educação Sexual na escola. Experiência de 7 anos como professora de Educação Básica. Integrante do Grupo de Pesquisa,
GESEC (Grupo de Estudos de Sexualidade e Estudos Culturais)/GESEC/UFS/CNPq. Estuda temáticas relativas à sexualidade, gênero e com foco na diversidade sexual e
homofobia, temas abordados na dissertação. Tese defendida sobre Educação Sexual no currículo de licenciatura em Biologia.

Priscila Gomes Dornelles, Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB

Licenciada em Educação Física pela UFRGS, é especialista em Pedagogias do Corpo e da Saúde, mestre e doutora em Educação pela mesma instituição. É integrante do GEERGE/UFRGS (Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero), do GEPEFE/UFRB (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação de Professores e Educação Física) e do Núcleo CAPITU/UFRB (Gênero, Diversidade e Sexualidade). É professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professora vinculada ao Mestrado Profissional em Educação do Campo e coordenadora do Subprojeto de Educação Física do PIBID da UFRB. 

Dagmar Elisabeth Estermann Meyer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Atualmente é professora colaboradora convidada, com credenciamento ativo, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atua na Linha de Pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero.  Como pesquisadora, integra o GEERGE - (Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero, vinculado à UFRGS).

Pós-Doutorado no Departamento de Medicina Preventiva da USP (2005), Doutora (UFRGS - 1999) e Mestre em Educação (UFRGS - 1991).

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Published

2021-03-30

Issue

Section

Artigos