A DISCIPLINA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA POLÍTICA CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS (RJ)
Keywords:
Educação ambiental, Ciclo de políticas, Recontextualização, Política de currículo.Abstract
Neste trabalho, buscamos compreender a política curricular associada à disciplina “Educação Ambiental” em Armação dos Búzios (RJ). Com base na história ambiental de Búzios, em documentos curriculares e em entrevistas realizadas com professores e membros da Secretaria Municipal de Educação, procuramos evidenciar a recontextualização dos textos das políticas. Apoiamo-nos na abordagem do ciclo contínuo de políticas de Stephen Ball e nas interpretações de Alice Lopes, para quem a política de currículo é uma produção de significações curriculares desenvolvida em múltiplos contextos, rompendo com a polarização entre política e prática e superando a compreensão da escola como implementadora da política. A disciplina Educação Ambiental foi ancorada no discurso em defesa da conscientização das novas gerações sobre os problemas ambientais vividos pelo município. Esse discurso, contudo, não pôde garantir a manutenção da disciplina após mudanças na direção política do município.Downloads
Issue
Section
Artigos
License
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.