Desafios da entrada na carreira docente na educação física sob a análise de professores formadores da universidade

Autores

  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino Centro Universitário de Jaguariúna - Unifaj, Prefeitura Municipal de Campinas - SP e Prefeitura Municipal de Paulínia - SP. http://orcid.org/0000-0003-2567-9104
  • Samuel de Souza Neto Universidade Estadual Paulista - UNESP/Rio Claro http://orcid.org/0000-0002-8991-7039

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1308-1334

Palavras-chave:

profissionalização do ensino, formação de professores, plano de carreira docente, educação física escolar, professores iniciantes

Resumo

Este estudo objetivou analisar as representações de sete professores de universidades públicas do estado de São Paulo com relação aos principais desafios para a inserção profissional de professores de Educação Física, no início de carreira, na escola. As entrevistas foram submetidas à Análise de Conteúdo, resultando em duas categorias: “Considerações acerca da falta de acompanhamento de egressos na inserção profissional como professor de Educação Física” e “Perspectivas acerca da discrepância entre formação e prática profissional para o professor iniciante na Educação Física”. Os formadores reconheceram o distanciamento entre formação e inserção profissional, o que incide de modo veemente nos professores iniciantes. Políticas de acompanhamento de inserção de professores são necessárias, o que se apresenta como desafio para universidades, escolas e políticas públicas na atualidade.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Centro Universitário de Jaguariúna - Unifaj, Prefeitura Municipal de Campinas - SP e Prefeitura Municipal de Paulínia - SP.

Graduado em Educação Física (bacharel e licenciatura), Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Ciências da Motricidade.

Samuel de Souza Neto, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Rio Claro

Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Rio Claro (RC) com Livre-Docência na UNESP-RC, Doutorado em Educação - FE-USP (SP), Mestrado em Educação - UFSCar (SP), Graduação em Educação Física e Pedagogia - PIME-Assis (SP) e Graduação em Letras - UNESP-Assis (SP).

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2022-09-30

Edição

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Artigos