Large-scale evaluation for literacy and learning rights in portuguese language

between approaches and distancing

Authors

  • Giovanna Rodrigues Cabral Universidade Federal de LavrasDepartamento de EducaçãoPós graduação strictu sensu http://orcid.org/0000-0002-4780-516X
  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart Universidade Federal de LavrasDepartamento de Educação Pós graduação strictu sensu http://orcid.org/0000-0002-9469-2962
  • Lenise Teixeira de Sousa Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de pós graduação - Doutorado em Ciência Humanas - Educação https://orcid.org/0000-0001-5938-8933

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1627-1649

Keywords:

Evaluation, Literacy, Learning rights, Portuguese language

Abstract

This article seeks to reflect on the relationships between the reference matrices used in the National Literacy Assessment (ANA) and the learning rights in Portuguese language of students in the Initial Literacy Cycle, in order to problematize the relationships established between them. Both ANA and learning rights were consolidated on the national scene as guiding principles of the National Pact for Literacy at the Right Age (Pnaic). For that, a qualitative research was developed, of documentary analysis, with emphasis on descriptive and reflective aspects of official documents related to the guiding axes of the Pnaic. The study showed an alignment between the learning rights defined in the Pnaic continuing education axis and the evaluation policies proposed by the federal government.

Author Biographies

Giovanna Rodrigues Cabral, Universidade Federal de LavrasDepartamento de EducaçãoPós graduação strictu sensu

Possui graduação como Bacharel em Direito pelo Instituto Vianna Junior (2000), além de ser graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001), possui Especialização na área de Direito Educacional(2005), Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2010) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atuou durante o ano de 2008 como Diretora do Departamento de Educação da cidade de Matias Barbosa. Atuou como professora regente de Anos Iniciais do Ensino Fundamental na E.M. Carlos Alberto Marques pela Prefeitura de Juiz de Fora e, como Professora temporária da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Trabalhou como tutora à distância de curso de especialização pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e, como professora do referido curso e atuou como tutora presencial do Programa Pró-Letramento, área de Alfabetização e linguagem, em parceria com o Ceale-UFMG. Durante 2013 2016 retornou a função de Diretora do Departamento de Educação de Matias Barbosa e de 2012 a 2015 exerceu a função de formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa pela UFJF. Atualmente é professora adjunta efetiva da área de Política e Gestão educacional no Departamento de Educação e na Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras/MG.

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de LavrasDepartamento de Educação Pós graduação strictu sensu

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2013). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2009), na Área: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Especialista em Psicopedagogia pela UCB (2005). Graduada em Letras, pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (1997). Professora Ajunto A, classe A, do Departamento e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: história da literatura didática brasileira, cultura material escolar, leitura, livro, leitor, alfabetização e práticas de leitura. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE) e do Grupo de Pesquisa Linguagem, Leitura e Cultura Escrita, da Universidade Federal de Lavras. Atuou como Coordenadora do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Lavras (2014-2018). Atuou no editorial da Revista Devir Educação, da Universidade Federal de Lavras (2016-2019). Membro da Associação de Leitura do Brasil (ALB), desde 2008, da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf), desde 2014, Membro da Rede de Pesquisadores sobre Leitura Literária, Arte Narrativa e Contação de Histórias.

Lenise Teixeira de Sousa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPrograma de pós graduação - Doutorado em Ciência Humanas - Educação

Doutora em Educação - Puc-Rio, área Pesquisas em Formação de Professores. Professora e Coordenadora Pedagógicados Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Prefeitura de Juiz de Fora. 


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Published

2021-12-18

Issue

Section

Artigos